Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Flávio Borges do, 1979-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545
Resumo: Orientador: Mauricio Compiani
id UNICAMP-30_69aa63f5987e2259796cce4095191cc2
oai_identifier_str oai::1235547
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuadaContextualization of astronomy teating throug local knowledge : a possibility for continuous trainingEnsino contextualizadoAstronomia - Estudo e ensinoFormação continuadaContextualized teachingAstronomy - Study and teachingContinuing educationOrientador: Mauricio CompianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Esta pesquisa se constituiu em um estudo voltado à formação continuada de professores em Astronomia. Insere-se no contexto das investigações que têm se preocupado em minimizar o distanciamento entre os conhecimentos astronômicos dos docentes e os saberes necessários para o exercício dos temas na educação básica. A literatura sobre o ensino de Astronomia apresenta estudos que demostram a existência de um negligenciamento nas salas de aula da educação básica, quase sempre comprometendo a qualidade nesse nível escolar. Definimos estudar os reais significados docentes mobilizados durante a formação continuada de um grupo de professores em exercício na educação básica da rede pública de ensino de Guarulhos, São Paulo, a partir do uso de uma estrutura contextualizada e personalizada conforme as reais necessidades e defasagens dos docentes. A atividade formativa proposta foi dividida em três etapas: grupo focal, formação coletiva e formação individual no local de trabalho. A análise das etapas de formação foram realizadas à luz da teoria e procedimentos de núcleos de significação. Os dados constituídos revelaram que a metodologia contextualizada de uma formação em que a matriz foi definida e construída com os participantes a partir de suas dúvidas reais proporcionou novos significados à formação científica e pedagógica dos professores, tornando mais acessível e segura a relação com a Astronomia. A publicação do livro Astronomia em versos, escrito pelos estudantes, auxiliou a aferir a efetividade da formação continuada contextualizada. Os professores modificaram sua prática a partir das três etapas do curso de formação continuada ao se apropriarem dos conhecimentos científicos necessários para uma nova prática docenteAbstract: This research is a study aimed at the continuing education of teachers in Astronomy. It is part of the context of investigations that have been concerned with minimizing the gap between the astronomical knowledge of teachers and the necessary knowledge for the exercise of themes in basic education. Literature on the teaching of Astronomy presents studies that demonstrate the existence of a negligence in the classrooms of basic education, almost always compromising the quality at this school level. This research seeks, therefore, to study the real meanings mobilized during the continuing education of a group of teachers working in basic education in the public school system in Guarulhos, São Paulo, from the use of a contextualized and personalized structure according to the real needs and gaps of the teachers. The training structure is divided into three stages: focus group, collective training and individual training in the workplace. The analysis of the stages of formation was carried out in the light of the theory and procedures of meaning cores. The constituted data revealed that the contextualized methodology of a formation course in which the matrix is defined and built with the participants from their real doubts, has provided new meanings to the scientific and pedagogical formation of teachers, making the relationship with Astronomy more accessible and secure. The publication of the book Astronomy in Verses, written by the students, helped to assess the effectiveness of a contextualized continuing education. Teachers changed their practice from the three stages of the continuing education course by appropriating the necessary scientific knowledge for a new teaching practiceDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Iachel, GustavoGreco, RobertoBretones, Paulo SergioKleinke, Maurício UrbanUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNascimento, Flávio Borges do, 1979-20212021-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545NASCIMENTO, Flávio Borges do. Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais: uma possibilidade para a formação continuada. 2021. 1 recurso online (190 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235547Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-02T14:13:34Zoai::1235547Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-02-02T14:13:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada
Contextualization of astronomy teating throug local knowledge : a possibility for continuous training
title Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada
spellingShingle Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada
Nascimento, Flávio Borges do, 1979-
Ensino contextualizado
Astronomia - Estudo e ensino
Formação continuada
Contextualized teaching
Astronomy - Study and teaching
Continuing education
title_short Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada
title_full Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada
title_fullStr Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada
title_full_unstemmed Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada
title_sort Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada
author Nascimento, Flávio Borges do, 1979-
author_facet Nascimento, Flávio Borges do, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Compiani, Mauricio, 1956-
Iachel, Gustavo
Greco, Roberto
Bretones, Paulo Sergio
Kleinke, Maurício Urban
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Flávio Borges do, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino contextualizado
Astronomia - Estudo e ensino
Formação continuada
Contextualized teaching
Astronomy - Study and teaching
Continuing education
topic Ensino contextualizado
Astronomia - Estudo e ensino
Formação continuada
Contextualized teaching
Astronomy - Study and teaching
Continuing education
description Orientador: Mauricio Compiani
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-10-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545
NASCIMENTO, Flávio Borges do. Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais: uma possibilidade para a formação continuada. 2021. 1 recurso online (190 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545
identifier_str_mv NASCIMENTO, Flávio Borges do. Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais: uma possibilidade para a formação continuada. 2021. 1 recurso online (190 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235547
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189179358183424