Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545 |
Resumo: | Orientador: Mauricio Compiani |
id |
UNICAMP-30_69aa63f5987e2259796cce4095191cc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1235547 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuadaContextualization of astronomy teating throug local knowledge : a possibility for continuous trainingEnsino contextualizadoAstronomia - Estudo e ensinoFormação continuadaContextualized teachingAstronomy - Study and teachingContinuing educationOrientador: Mauricio CompianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Esta pesquisa se constituiu em um estudo voltado à formação continuada de professores em Astronomia. Insere-se no contexto das investigações que têm se preocupado em minimizar o distanciamento entre os conhecimentos astronômicos dos docentes e os saberes necessários para o exercício dos temas na educação básica. A literatura sobre o ensino de Astronomia apresenta estudos que demostram a existência de um negligenciamento nas salas de aula da educação básica, quase sempre comprometendo a qualidade nesse nível escolar. Definimos estudar os reais significados docentes mobilizados durante a formação continuada de um grupo de professores em exercício na educação básica da rede pública de ensino de Guarulhos, São Paulo, a partir do uso de uma estrutura contextualizada e personalizada conforme as reais necessidades e defasagens dos docentes. A atividade formativa proposta foi dividida em três etapas: grupo focal, formação coletiva e formação individual no local de trabalho. A análise das etapas de formação foram realizadas à luz da teoria e procedimentos de núcleos de significação. Os dados constituídos revelaram que a metodologia contextualizada de uma formação em que a matriz foi definida e construída com os participantes a partir de suas dúvidas reais proporcionou novos significados à formação científica e pedagógica dos professores, tornando mais acessível e segura a relação com a Astronomia. A publicação do livro Astronomia em versos, escrito pelos estudantes, auxiliou a aferir a efetividade da formação continuada contextualizada. Os professores modificaram sua prática a partir das três etapas do curso de formação continuada ao se apropriarem dos conhecimentos científicos necessários para uma nova prática docenteAbstract: This research is a study aimed at the continuing education of teachers in Astronomy. It is part of the context of investigations that have been concerned with minimizing the gap between the astronomical knowledge of teachers and the necessary knowledge for the exercise of themes in basic education. Literature on the teaching of Astronomy presents studies that demonstrate the existence of a negligence in the classrooms of basic education, almost always compromising the quality at this school level. This research seeks, therefore, to study the real meanings mobilized during the continuing education of a group of teachers working in basic education in the public school system in Guarulhos, São Paulo, from the use of a contextualized and personalized structure according to the real needs and gaps of the teachers. The training structure is divided into three stages: focus group, collective training and individual training in the workplace. The analysis of the stages of formation was carried out in the light of the theory and procedures of meaning cores. The constituted data revealed that the contextualized methodology of a formation course in which the matrix is defined and built with the participants from their real doubts, has provided new meanings to the scientific and pedagogical formation of teachers, making the relationship with Astronomy more accessible and secure. The publication of the book Astronomy in Verses, written by the students, helped to assess the effectiveness of a contextualized continuing education. Teachers changed their practice from the three stages of the continuing education course by appropriating the necessary scientific knowledge for a new teaching practiceDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Iachel, GustavoGreco, RobertoBretones, Paulo SergioKleinke, Maurício UrbanUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNascimento, Flávio Borges do, 1979-20212021-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545NASCIMENTO, Flávio Borges do. Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais: uma possibilidade para a formação continuada. 2021. 1 recurso online (190 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235547Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-02T14:13:34Zoai::1235547Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-02-02T14:13:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada Contextualization of astronomy teating throug local knowledge : a possibility for continuous training |
title |
Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada |
spellingShingle |
Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada Nascimento, Flávio Borges do, 1979- Ensino contextualizado Astronomia - Estudo e ensino Formação continuada Contextualized teaching Astronomy - Study and teaching Continuing education |
title_short |
Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada |
title_full |
Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada |
title_fullStr |
Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada |
title_full_unstemmed |
Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada |
title_sort |
Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais : uma possibilidade para a formação continuada |
author |
Nascimento, Flávio Borges do, 1979- |
author_facet |
Nascimento, Flávio Borges do, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Compiani, Mauricio, 1956- Iachel, Gustavo Greco, Roberto Bretones, Paulo Sergio Kleinke, Maurício Urban Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Flávio Borges do, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino contextualizado Astronomia - Estudo e ensino Formação continuada Contextualized teaching Astronomy - Study and teaching Continuing education |
topic |
Ensino contextualizado Astronomia - Estudo e ensino Formação continuada Contextualized teaching Astronomy - Study and teaching Continuing education |
description |
Orientador: Mauricio Compiani |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-10-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545 NASCIMENTO, Flávio Borges do. Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais: uma possibilidade para a formação continuada. 2021. 1 recurso online (190 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Flávio Borges do. Contextualização do ensino de astronomia pelos conhecimentos locais: uma possibilidade para a formação continuada. 2021. 1 recurso online (190 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2545. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235547 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189179358183424 |