Travessia da pratica docente : paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Maria Natalina de Oliveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603644
Resumo: Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
id UNICAMP-30_69aaa206740bb2f3ee309c172f1ea95e
oai_identifier_str oai::381399
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Travessia da pratica docente : paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamentalPassage of the practical professor: landscapes that had constituted the formation and the work in a school of basic educationProfessores - FormaçãoLeituraRegistro de professorExperiênciaTeacher educationRegister of teacherReadingExperienceOrientador: Guilherme do Val Toledo PradoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho de pesquisa e de escrita da dissertação teve origem na minha experiência como docente com as crianças de primeiro ciclo de uma escola fundamental da cidade de Hortolândia. Trata-se de um conjunto de reflexões tendo como referência a epistemologia da prática, entendendo a experiência como acontecimentos que nos formam e nos transformam como professores que somos e que passamos a ser. Experiência de dois anos de trabalho que foi registrada e recuperada na pesquisa nos meus cadernos de planejamento e de registro de aulas. A pesquisa teve como mote a investigação do meu próprio trabalho, levando em conta a experiência revivida com as leituras das situações e dos acontecimentos em aula. A travessia da investigação sobre a própria prática revelou as práticas do trabalho como fonte de uma história não documentada e não oficial. Revelações dos sujeitos: eu e as crianças. As paisagens dessa travessia, que dentre muitas outras questões, apareceram às relevâncias que organizei na relação de interlocução com os registros: A percepção do professor reflexivo quanto às dificuldades na aula; Do ¿apagar incêndios¿ percebeu-se um caminhar sobre eles. Da solidão docente à solidão compartilhada; Na diversidade dos textos o encontro com as crianças. A busca pelo outro, o encontro, o diálogo e a reflexão na perspectiva do professor-pesquisador foram às aprendizagens dessa travessiaAbstract: This research paper and the dissertation writing had the beginning in my experience as a teacher with children from the first cycle in a basic school in the Hortolândia city. It is about a complex whole of reflections that have as a reference the practical epistemology, understanding the experience like events that form and transform us like teachers that we are and become to be. Experience from two years of work, which was registered and recovered in the research of my planning notebook and my register classes. The research has as a motto the investigation of my own work, and the experience revived with the reading of situations and of events in class being considerate. The crossing of the investigation about the own practice revealed the work practices as a fount of a not documented and not official history. Subject¿s revelations: the children and me. From the landscapes of this crossing in many other questions that I had organized in the relationship of interlocution with the registers, have appeared: The perception of the reflexive teacher about the difficulties in classroom; From the ¿extinguish conflagrations¿ have perceived a walking on it; From the teacher¿s loneliness to the sharing loneliness; In the diversity of texts the encounter with the children. The search for the other, the meeting, the dialogue and the reflection in the teacher-researcher perspective have been the relevant learning fromMestradoHistória, Filosofia e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Geraldi, João WanderleySilva, Lilian Lopes Martin daDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFarias, Maria Natalina de Oliveira20062006-08-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603644FARIAS, Maria Natalina de Oliveira. Travessia da pratica docente: paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamental. 2006. 113p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603644. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/381399porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:41:06Zoai::381399Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:41:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Travessia da pratica docente : paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamental
Passage of the practical professor: landscapes that had constituted the formation and the work in a school of basic education
title Travessia da pratica docente : paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamental
spellingShingle Travessia da pratica docente : paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamental
Farias, Maria Natalina de Oliveira
Professores - Formação
Leitura
Registro de professor
Experiência
Teacher education
Register of teacher
Reading
Experience
title_short Travessia da pratica docente : paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamental
title_full Travessia da pratica docente : paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamental
title_fullStr Travessia da pratica docente : paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamental
title_full_unstemmed Travessia da pratica docente : paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamental
title_sort Travessia da pratica docente : paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamental
author Farias, Maria Natalina de Oliveira
author_facet Farias, Maria Natalina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Geraldi, João Wanderley
Silva, Lilian Lopes Martin da
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Maria Natalina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Leitura
Registro de professor
Experiência
Teacher education
Register of teacher
Reading
Experience
topic Professores - Formação
Leitura
Registro de professor
Experiência
Teacher education
Register of teacher
Reading
Experience
description Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-08-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603644
FARIAS, Maria Natalina de Oliveira. Travessia da pratica docente: paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamental. 2006. 113p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603644. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FARIAS, Maria Natalina de Oliveira. Travessia da pratica docente: paisagens que constituiram a formação e o trabalho numa escola de ensino fundamental. 2006. 113p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603644. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/381399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
113p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138418697961472