Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas : abordagem para uma teorização de conexões matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Policastro, Milena Soldá, 1979-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2593
Resumo: Orientadores: Carlos Miguel da Silva Ribeiro, Dario Fiorentini
id UNICAMP-30_6a312d043df745c2b5f45a094bf6c527
oai_identifier_str oai::1235691
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas : abordagem para uma teorização de conexões matemáticasTeacher's specialized knowledge on measurement and division topics : an approach to a theorization on mathematical connectionsConhecimento especializado do professor de matemáticaDivisão (Aritmetica)Grandezas e medidasConexões (Matemática)Formação de professoresMathematics teacher's specialised knowledgeDivision (Arithmetic)Quantities and MeasuresConnections (Mathematics)Teacher educationOrientadores: Carlos Miguel da Silva Ribeiro, Dario FiorentiniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A maior parte das investigações no Brasil que assumem como foco o professor de e que ensina Matemática não se aprofunda nas especificidades do seu conhecimento para o ensino, centrando-se nas generalidades dos processos de ensino e aprendizagem ao não considerar especificamente o conteúdo a ser ensinado, ou ao se centrar no papel do professor enquanto aprendiz de Matemática, desconsiderando as particularidades do ensino desta disciplina. Assumindo-se o importante papel que o conhecimento do professor exerce no desenvolvimento dos conhecimentos e capacidades matemáticas dos alunos, esta pesquisa foca-se nas especificidades desse conhecimento docente, encarando-as segundo a lente teórico-analítica do Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK), que considera a espcialização do conhecimento do professor, tanto na sua dimensão matemática quanto na dimensão pedagógica. Assim, objetiva-se, por um lado, caracterizar o conhecimento especializado do professor, ao explorar e descrever as especificidades desse conhecimento no âmbito dos tópicos de divisão e do tema de Medida. E, por outro lado, objetiva-se mapear e descrever as relações que se observam entre o conteúdo do conhecimento especializado no âmbito destes tópicos, de modo a evidenciar conexões matemáticas do tipo intra-conceituais e interconceituais. Dessa forma, busca-se resposta à questão: Que conhecimento especializado revelam professores participantes de um Programa de Formação Continuada, focada nas especificidades do conhecimento do professor de e que ensina matemática, sobretudo em relação a elementos estruturais e estruturantes da matemática no âmbito dos tópicos de Medidas e de divisão? Para isso, adotamos uma metodologia qualitativa, do tipo estudo de caso instrumental. Dois tipos de informações foram utilizadas na pesquisa, sendo o primeiro referente às produções (registros escritos e comentários orais e gestuais) dos professores para as Tarefas para Formação (TpF), implementadas no contexto de um Programa de Formação Continuada (PFC), na modalidade curso de Especialização em Matemática, em que cada um dos sete módulos do curso (cinco encontros por módulo) foi também oferecido como curso de extensão, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. A coleta dessas informações foi feita por meio de gravações de áudio e de vídeo de duas sessões de formação (8 horas cada), além dos registros escritos dos professores para as tarefas com foco no tópico de divisão e nos tópicos de Medida. A análise foi feita a partir das transcrições das gravações dos encontros de formação, além dos registros escritos dos professores para as tarefas. Dessa análise, emergiram descritores do conhecimento especializado do professor relacionado aos tópicos (KoT) de divisão e do tema de Medida, que foram apresentados nos artigos que compõem esta tese. O segundo tipo de informação utilizada se relaciona com os próprios descritores do conhecimento emergentes do conteúdo das produções dos professores. A análise do conteúdo desses descritores permitiu evidenciar um conjunto de elementos estruturantes e ideias unificadoras que dão forma a uma arquitetura do conhecimento matemático do professor associado aos tópicos de divisão e do tema de Medida. Nesse sentido, propusemos uma teorização das conexões matemáticas associadas ao conhecimento especializado do professor, apresentadas na forma de "pacotes de conhecimento especializado"Abstract: Most of the investigations in Brazil that focus on the teacher does not consider the specifics of their knowledge for teaching, focusing on the general aspects of the teaching and learning processes by not specifically considering the content to be taught, or by focusing on the role of the teacher as a Mathematics learner, disregarding the particularities of teaching this subject. Assuming the important role that teacher knowledge plays in the development of students' mathematical knowledge and skills, this research focuses on the specificities of this teaching knowledge, considering them according to the theoretical and analytical lens of the Mathematics Teacher's Specialized Knowledge (MTSK), which considers the specialization of the teacher's knowledge, both in its mathematical and pedagogical dimensions. Thus, the objective is, on the one hand, to characterize the teacher’s specialized knowledge, by exploring and describing the specifics of such knowledge within the scope of the topics of division and Measurement. On the other hand, the objective is to map and describe the relationships that are observed between the content of such a specialized knowledge within these topics, in order to highlight intra-conceptual and inter-conceptual mathematical connections. Thus, it seeks to answer the question: What specialized knowledge reveal teachers participating in a Teachers Training Program, focused on the specifics of teacher’s knowledge, especially in relation to structural and structuring elements of mathematics, within the topics of Measurement and division? For this, we adopted a qualitative research methodology which is an instrumental case study type. Two types of information were used in the research, the first one referring to the productions (written records and oral and gestural comments) of the teachers for the Training Tasks (TT), implemented in the context of a Teachers Training Program (TTP), in a specialization course in Mathematics, in which each of the seven modules of the course (five meetings per module) was also offered as an extension course, by the Faculty of Education of the State University of Campinas. The data was gathered through audio and video recordings of two training sessions (8 hours each), in addition to the teachers’ written records for the tasks focusing on the topic of division and on the topics of Measurement. The analysis was carried out based on transcripts of the recordings of the training sessions, in addition to the teachers’ written records for the tasks. From this analysis, descriptors of the teacher’s specialized knowledge related to the topics (KoT) of division and the theme of Measurement emerged, and it was presented in the papers that make up this thesis. The second type of information used is related to the descriptors of teacher’s knowledge emerging from the content of teachers' productions. The analysis of the content of these descriptors revealed a set of structuring elements and unifying ideas that form an architecture of the teacher's mathematical knowledge, associated with the topic of division and the topics of Measurement. In this sense, we proposed a theorization of mathematical connections associated with the teacher’s specialized knowledge, presented in the form of "specialized knowledge packages"DoutoradoEducaçãoDoutora em EducaçãoCAPES001[s.n.]Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-Verdú, Ceneida FernándezRodríguez Climent, Nuria de Los AngelesRibeiro, Alessandro JacquesGiraldo, Victor AugustoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPolicastro, Milena Soldá, 1979-20212021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (288 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2593POLICASTRO, Milena Soldá. Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas: abordagem para uma teorização de conexões matemáticas. 2021. 1 recurso online (288 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2593. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235691Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-04T13:56:23Zoai::1235691Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-02-04T13:56:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas : abordagem para uma teorização de conexões matemáticas
Teacher's specialized knowledge on measurement and division topics : an approach to a theorization on mathematical connections
title Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas : abordagem para uma teorização de conexões matemáticas
spellingShingle Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas : abordagem para uma teorização de conexões matemáticas
Policastro, Milena Soldá, 1979-
Conhecimento especializado do professor de matemática
Divisão (Aritmetica)
Grandezas e medidas
Conexões (Matemática)
Formação de professores
Mathematics teacher's specialised knowledge
Division (Arithmetic)
Quantities and Measures
Connections (Mathematics)
Teacher education
title_short Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas : abordagem para uma teorização de conexões matemáticas
title_full Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas : abordagem para uma teorização de conexões matemáticas
title_fullStr Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas : abordagem para uma teorização de conexões matemáticas
title_full_unstemmed Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas : abordagem para uma teorização de conexões matemáticas
title_sort Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas : abordagem para uma teorização de conexões matemáticas
author Policastro, Milena Soldá, 1979-
author_facet Policastro, Milena Soldá, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Verdú, Ceneida Fernández
Rodríguez Climent, Nuria de Los Angeles
Ribeiro, Alessandro Jacques
Giraldo, Victor Augusto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Policastro, Milena Soldá, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento especializado do professor de matemática
Divisão (Aritmetica)
Grandezas e medidas
Conexões (Matemática)
Formação de professores
Mathematics teacher's specialised knowledge
Division (Arithmetic)
Quantities and Measures
Connections (Mathematics)
Teacher education
topic Conhecimento especializado do professor de matemática
Divisão (Aritmetica)
Grandezas e medidas
Conexões (Matemática)
Formação de professores
Mathematics teacher's specialised knowledge
Division (Arithmetic)
Quantities and Measures
Connections (Mathematics)
Teacher education
description Orientadores: Carlos Miguel da Silva Ribeiro, Dario Fiorentini
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2593
POLICASTRO, Milena Soldá. Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas: abordagem para uma teorização de conexões matemáticas. 2021. 1 recurso online (288 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2593. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2593
identifier_str_mv POLICASTRO, Milena Soldá. Conhecimento especializado do professor nos tópicos de divisão e do tema de medidas: abordagem para uma teorização de conexões matemáticas. 2021. 1 recurso online (288 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2593. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235691
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (288 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189179384397824