In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Alexandre Cesar
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091
Resumo: Orientador: Veronica Fabrini Machado de Almeida
id UNICAMP-30_6aefc1f4e9a910be00ed2be040b2c4b1
oai_identifier_str oai::467014
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cenaIn(ve)stigating rhythm : the importance of rhytmical awareness percussion and its transposition to the sceneTempo-ritmoMúsicaPercussão (Música)PartiturasTeatroMovimentoTime-rhythmMusicPercussionNotationTheatreMovementOrientador: Veronica Fabrini Machado de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: "In(ve)stigando o Ritmo: a Importância da Conscientização Rítmica Através da Percussão e sua Transposição para a Cena" é um trabalho que procura salientar a importância do estudo do ritmo como 'ferramenta' útil de pesquisa do intérprete em sua relação com a cena, desfrutando da linguagem percussiva como elo de ligação com a linguagem corporal. Fazendo uso dos conceitos rítmicos ligados à percussão e do movimento do corpo regrado pelo ritmo, buscamos estabelecer uma analogia que permita a aproximação destas duas abordagens, na tentativa de contribuir para o apuro - instigado pelo ritmo e investigado pelo corpo - da conscientização temporal da ação cênica, desde a ótica de quem toca o instrumento até a de quem é estimulado(a) por ele. Como demonstração prática de nossas reflexões serão apresentados trechos do espetáculo PRIMUS, material empírico do qual extraímos alguns de nossos pressupostos e no qual aplicamos alguns fundamentos advindos do estudo da percussão em sua relação criativa com a cena. Anexo ao material escrito disponibilizamos um CD com exemplos sonoros de nossa investigação, com o intuito de complementar a compreensão do universo rítmico que apresentamos, oferecendo ao leitor leigo uma referência concreta dos assuntos abordados.Abstract: "In(ve)stigating Rhythm: The Importance of Rhythmical Awareness Through Percussion and its Transposition to the Scene" is a piece of work that seeks to stress the importance of the study of rhythm as a useful research "tool" for the performer in its relation with the scene, linking the percussive language with the body language. Working from percussion rhythmical concepts and from body movement regulated by rhythm, we try to draw an analogy that allows an approximation of the two approaches, so as to contribute with the improvement - instigated by rhythm and investigated by the body - of the temporal awareness of the action in the scene, both from the point of view of that who plays the instrument and of that who is stimulated by it. Extracts of the performance PRIMUS will be put on as a practical demonstration of our reflection. The performance is the empirical material of which we extracted some of our assertions, and to which we applied some of the principles discovered in the study of percussion and its creative relation with the scene. A CD is available annexed to the written material with sonorous examples of our investigation, so as to provide a better understanding of the rhythmical universe we present, offering the non-specialized reader a concrete reference of the approached topics.MestradoMestre em Artes[s.n.]Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-Lopes, SaraCarrasco, Claudiney RodriguesZimmermann, Elisabeth BauchStasi, CarlosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCaetano, Alexandre Cesar2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091CAETANO, Alexandre Cesar. In(ve)stigando o ritmo: a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena. 2004. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/467014porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:37:36Zoai::467014Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:37:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena
In(ve)stigating rhythm : the importance of rhytmical awareness percussion and its transposition to the scene
title In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena
spellingShingle In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena
Caetano, Alexandre Cesar
Tempo-ritmo
Música
Percussão (Música)
Partituras
Teatro
Movimento
Time-rhythm
Music
Percussion
Notation
Theatre
Movement
title_short In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena
title_full In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena
title_fullStr In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena
title_full_unstemmed In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena
title_sort In(ve)stigando o ritmo : a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena
author Caetano, Alexandre Cesar
author_facet Caetano, Alexandre Cesar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-
Lopes, Sara
Carrasco, Claudiney Rodrigues
Zimmermann, Elisabeth Bauch
Stasi, Carlos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Alexandre Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo-ritmo
Música
Percussão (Música)
Partituras
Teatro
Movimento
Time-rhythm
Music
Percussion
Notation
Theatre
Movement
topic Tempo-ritmo
Música
Percussão (Música)
Partituras
Teatro
Movimento
Time-rhythm
Music
Percussion
Notation
Theatre
Movement
description Orientador: Veronica Fabrini Machado de Almeida
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091
CAETANO, Alexandre Cesar. In(ve)stigando o ritmo: a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena. 2004. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091
identifier_str_mv CAETANO, Alexandre Cesar. In(ve)stigando o ritmo: a importancia da conscientização ritmica atravez da percussão e sua transposição para a cena. 2004. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610091. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/467014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
139 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189012941832192