Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana de Aguiar, 1977-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521
Resumo: Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto
id UNICAMP-30_6b527ecc757b6fd64b34efd8a7cd8a0a
oai_identifier_str oai::917412
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciênciasComic books at school : contributions of Mônica's gang in a science workshopEducaçãoEducação ambientalEnsino de ciênciasRecursos didaticosHistórias em quadrinhosEducationEnvironmental educationScienceTeaching resourceComic stripsOrientador: Pedro da Cunha Pinto NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho é resultado da pesquisa realizada em duas turmas do ensino fundamental I, em uma escola estadual, no município de Campinas, com crianças na faixa etária de 8 a 10 anos. O objetivo foi desenvolver uma oficina de Ciências, utilizando as Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático. Neste sentido, buscamos compreender os quadrinhos como uma linguagem que emprega imagens e texto para expressar ideias. Além disso, procuramos conhecer um pouco da história dos quadrinhos, em especial no Brasil. Tendo sido considerados, por um tempo, prejudiciais às crianças, os quadrinhos chegam as escolas, dessa vez, incentivados por educadores de todas as áreas. Assim sendo, os quadrinhos se tornam um instrumento a serviço de práticas motivadoras, em especial no ensino de Ciências, e que estão à disposição dos professores que desejem se aventurar em práticas educativas com o uso dos quadrinhos. Nossa oficina foi realizada em três etapas, utilizando os quadrinhos disponíveis na escola. Na primeira etapa, discussão sobre os quadrinhos e leitura de algumas histórias; na segunda, leitura e debate de HQs previamente selecionadas com o tema educação ambiental; na terceira, produção de HQs com os alunos (as). A partir disso, pudemos analisar as HQs produzidas pelas crianças e observar a influencia da linguagem dos quadrinhos. A pesquisa mostrou que a grande maioria dos alunos (as) domina essa linguagem; que os quadrinhos auxiliam os alunos (as) com dificuldades de leitura; que os quadrinhos têm um certo "poder" de ajudar a fixar ideias que estão nas histórias; que apesar de apresentarem alguns equívocos os quadrinhos podem ser de grande valia na sala de aula e é imprescindível a intervenção do professor (a) no uso dessa linguagem.Abstract: This work is the result of a research on children aged 8-10 in two elementary classes in a state school, in the city of Campinas, Brazil. It aimed both at developing a science workshop using comics as a teaching resource and at understanding strips as a language using images and text to express ideas. In addition, it explored further the history of comics, especially in Brazil. Once considered detrimental to children, comics are now entering schools, backed by teachers from different areas, to sustain motivational practices, especially when it comes to teaching sciences. They are thus at the disposal of any teacher who may find them helpful in their daily practice. Using the strips available at school, our workshop comprehended three steps: discussing strips and reading some stories; reading and debating previously selected strips focusing on environmental education, and; producing strips with the children. We could then analyze their production and observe the influences of comics language. Our results show that most students master this language; that strips help students with reading difficulties; that they have a certain "power" to help fixing ideas presented in the stories, and; that although they might be ambiguous, comics can be of great value in the classroom as long as a teacher can assist their students seize their language.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestra em Educação[s.n.]Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-Fernandes, Hylio LaganaWunder, AlikUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Luciana de Aguiar, 1977-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf81p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521SILVA, Luciana de Aguiar. Histórias em quadrinhos na escola: contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências. 2013. 81p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917412porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:09:59Zoai::917412Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências
Comic books at school : contributions of Mônica's gang in a science workshop
title Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências
spellingShingle Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências
Silva, Luciana de Aguiar, 1977-
Educação
Educação ambiental
Ensino de ciências
Recursos didaticos
Histórias em quadrinhos
Education
Environmental education
Science
Teaching resource
Comic strips
title_short Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências
title_full Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências
title_fullStr Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências
title_sort Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências
author Silva, Luciana de Aguiar, 1977-
author_facet Silva, Luciana de Aguiar, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-
Fernandes, Hylio Lagana
Wunder, Alik
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana de Aguiar, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação ambiental
Ensino de ciências
Recursos didaticos
Histórias em quadrinhos
Education
Environmental education
Science
Teaching resource
Comic strips
topic Educação
Educação ambiental
Ensino de ciências
Recursos didaticos
Histórias em quadrinhos
Education
Environmental education
Science
Teaching resource
Comic strips
description Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521
SILVA, Luciana de Aguiar. Histórias em quadrinhos na escola: contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências. 2013. 81p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521
identifier_str_mv SILVA, Luciana de Aguiar. Histórias em quadrinhos na escola: contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências. 2013. 81p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
81p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189107901923328