Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521 |
Resumo: | Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto |
id |
UNICAMP-30_6b527ecc757b6fd64b34efd8a7cd8a0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::917412 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciênciasComic books at school : contributions of Mônica's gang in a science workshopEducaçãoEducação ambientalEnsino de ciênciasRecursos didaticosHistórias em quadrinhosEducationEnvironmental educationScienceTeaching resourceComic stripsOrientador: Pedro da Cunha Pinto NetoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho é resultado da pesquisa realizada em duas turmas do ensino fundamental I, em uma escola estadual, no município de Campinas, com crianças na faixa etária de 8 a 10 anos. O objetivo foi desenvolver uma oficina de Ciências, utilizando as Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático. Neste sentido, buscamos compreender os quadrinhos como uma linguagem que emprega imagens e texto para expressar ideias. Além disso, procuramos conhecer um pouco da história dos quadrinhos, em especial no Brasil. Tendo sido considerados, por um tempo, prejudiciais às crianças, os quadrinhos chegam as escolas, dessa vez, incentivados por educadores de todas as áreas. Assim sendo, os quadrinhos se tornam um instrumento a serviço de práticas motivadoras, em especial no ensino de Ciências, e que estão à disposição dos professores que desejem se aventurar em práticas educativas com o uso dos quadrinhos. Nossa oficina foi realizada em três etapas, utilizando os quadrinhos disponíveis na escola. Na primeira etapa, discussão sobre os quadrinhos e leitura de algumas histórias; na segunda, leitura e debate de HQs previamente selecionadas com o tema educação ambiental; na terceira, produção de HQs com os alunos (as). A partir disso, pudemos analisar as HQs produzidas pelas crianças e observar a influencia da linguagem dos quadrinhos. A pesquisa mostrou que a grande maioria dos alunos (as) domina essa linguagem; que os quadrinhos auxiliam os alunos (as) com dificuldades de leitura; que os quadrinhos têm um certo "poder" de ajudar a fixar ideias que estão nas histórias; que apesar de apresentarem alguns equívocos os quadrinhos podem ser de grande valia na sala de aula e é imprescindível a intervenção do professor (a) no uso dessa linguagem.Abstract: This work is the result of a research on children aged 8-10 in two elementary classes in a state school, in the city of Campinas, Brazil. It aimed both at developing a science workshop using comics as a teaching resource and at understanding strips as a language using images and text to express ideas. In addition, it explored further the history of comics, especially in Brazil. Once considered detrimental to children, comics are now entering schools, backed by teachers from different areas, to sustain motivational practices, especially when it comes to teaching sciences. They are thus at the disposal of any teacher who may find them helpful in their daily practice. Using the strips available at school, our workshop comprehended three steps: discussing strips and reading some stories; reading and debating previously selected strips focusing on environmental education, and; producing strips with the children. We could then analyze their production and observe the influences of comics language. Our results show that most students master this language; that strips help students with reading difficulties; that they have a certain "power" to help fixing ideas presented in the stories, and; that although they might be ambiguous, comics can be of great value in the classroom as long as a teacher can assist their students seize their language.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestra em Educação[s.n.]Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960-Fernandes, Hylio LaganaWunder, AlikUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Luciana de Aguiar, 1977-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf81p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521SILVA, Luciana de Aguiar. Histórias em quadrinhos na escola: contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências. 2013. 81p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917412porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:09:59Zoai::917412Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências Comic books at school : contributions of Mônica's gang in a science workshop |
title |
Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências |
spellingShingle |
Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências Silva, Luciana de Aguiar, 1977- Educação Educação ambiental Ensino de ciências Recursos didaticos Histórias em quadrinhos Education Environmental education Science Teaching resource Comic strips |
title_short |
Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências |
title_full |
Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências |
title_sort |
Histórias em quadrinhos na escola : contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências |
author |
Silva, Luciana de Aguiar, 1977- |
author_facet |
Silva, Luciana de Aguiar, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto Neto, Pedro da Cunha, 1960- Fernandes, Hylio Lagana Wunder, Alik Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciana de Aguiar, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação ambiental Ensino de ciências Recursos didaticos Histórias em quadrinhos Education Environmental education Science Teaching resource Comic strips |
topic |
Educação Educação ambiental Ensino de ciências Recursos didaticos Histórias em quadrinhos Education Environmental education Science Teaching resource Comic strips |
description |
Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521 SILVA, Luciana de Aguiar. Histórias em quadrinhos na escola: contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências. 2013. 81p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luciana de Aguiar. Histórias em quadrinhos na escola: contribuições da Turma da Mônica em uma oficina de ciências. 2013. 81p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621521. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 81p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189107901923328 |