A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Daniel de Andrade
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Claudio Luís de Camargo
id UFBC_97bc7fbfefaeb1b4529b0e3cc3d11425
oai_identifier_str oai:BDTD:77325
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciênciaEDUCAÇÃO NÃO FORMALENERGIAMUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIANON-FORMAL EDUCATIONMUSEUM OF SCIENCEENERGYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Claudio Luís de CamargoTese (doutorado) - Universidade Federal do ABC. Programa de Pós-Graduação em Energia, 2014.A energia é um elemento importante na sociedade hodierna, pois ela é necessária para a realização de várias tarefas. Devido a sua relevância, a questão energética vem ganhando cada vez mais destaque na agenda social e tem influenciado os conteúdos tratados pela educação. Atualmente, existem alguns trabalhos acadêmicos que analisam a questão energética na esfera da educação formal, mas há escassez de pesquisas sobre o tema na educação não formal. Tendo isto em vista, a presente tese apresenta um estudo sobre a abordagem dada ao tema energia na esfera da educação não formal, com o objetivo de analisar como os museus de ciência abordam a questão energética e qual é a contribuição que trazem para a formação de um cidadão que utilize a energia de forma racional. Para isso, fez-se um estudo de caso em três museus: Estação Ciência -USP, Sabina Escola Parque do Conhecimento e Catavento Cultural e Educacional, além de uma análise da exposição Energia ocorrida no Sesc Itaquera. Para obtenção dos dados, realizou-se entrevistas, visitas e observações nas instituições. Foi feita uma catalogação das atrações presentes nas exposições e, ao final da pesquisa, constatou-se que a maioria dos visitantes não percebe a abordagem do tema energia em várias das atrações das exposições.Energy is an important element in current society because it is necessary to perform various tasks. Due to its importance, the energy issue is gaining more importance in the social agenda and has influenced the education. Currently, there are few academic papers that analyze the energy issue in the sphere of formal education, but there is scant research on the subject in non-formal education. With this in mind, this thesis presents a study on the approach of the energy in the sphereof non-formal education, with the aim of examining the approach of the energy issue in science museums and what contribution they bring to the promotion of rational use of energy. For this, the author of this thesis made a case study in three museums: Estação Ciência -USP, Sabina Parque Escola do Conhecimento and Catavento Educacional e Cultural. He too analyzed the exhibition held at SESC Itaquera about Energy. To obtain the data, the author held interviews, visited the museums and observed the institutions. The researcher created a list of eachoneof the attractionspresent in theexpositionsand concluded thatmost visitorsdo not noticethe approachof theenergythemein manyof the attractionsof the science museums.Penteado, Claudio Luis de CamargoMarinho, Maria Gabriela da Silva Martins da CunhaTrigoso, Federico Bernardino MoranteLeodoro, Marcos PIresMoura, Daniel de Andrade2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf204 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325&midiaext=70735http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325&midiaext=70736Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77325porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-22T15:41:24Zoai:BDTD:77325Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-22T15:41:24Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência
title A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência
spellingShingle A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência
Moura, Daniel de Andrade
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
ENERGIA
MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
NON-FORMAL EDUCATION
MUSEUM OF SCIENCE
ENERGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA - UFABC
title_short A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência
title_full A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência
title_fullStr A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência
title_full_unstemmed A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência
title_sort A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência
author Moura, Daniel de Andrade
author_facet Moura, Daniel de Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Claudio Luis de Camargo
Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da Cunha
Trigoso, Federico Bernardino Morante
Leodoro, Marcos PIres
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Daniel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
ENERGIA
MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
NON-FORMAL EDUCATION
MUSEUM OF SCIENCE
ENERGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA - UFABC
topic EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
ENERGIA
MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
NON-FORMAL EDUCATION
MUSEUM OF SCIENCE
ENERGY
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA - UFABC
description Orientador: Prof. Dr. Claudio Luís de Camargo
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325&midiaext=70735
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325&midiaext=70736
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
204 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502096044851200