A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Claudio Luís de Camargo |
id |
UFBC_97bc7fbfefaeb1b4529b0e3cc3d11425 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:77325 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciênciaEDUCAÇÃO NÃO FORMALENERGIAMUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIANON-FORMAL EDUCATIONMUSEUM OF SCIENCEENERGYPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA - UFABCOrientador: Prof. Dr. Claudio Luís de CamargoTese (doutorado) - Universidade Federal do ABC. Programa de Pós-Graduação em Energia, 2014.A energia é um elemento importante na sociedade hodierna, pois ela é necessária para a realização de várias tarefas. Devido a sua relevância, a questão energética vem ganhando cada vez mais destaque na agenda social e tem influenciado os conteúdos tratados pela educação. Atualmente, existem alguns trabalhos acadêmicos que analisam a questão energética na esfera da educação formal, mas há escassez de pesquisas sobre o tema na educação não formal. Tendo isto em vista, a presente tese apresenta um estudo sobre a abordagem dada ao tema energia na esfera da educação não formal, com o objetivo de analisar como os museus de ciência abordam a questão energética e qual é a contribuição que trazem para a formação de um cidadão que utilize a energia de forma racional. Para isso, fez-se um estudo de caso em três museus: Estação Ciência -USP, Sabina Escola Parque do Conhecimento e Catavento Cultural e Educacional, além de uma análise da exposição Energia ocorrida no Sesc Itaquera. Para obtenção dos dados, realizou-se entrevistas, visitas e observações nas instituições. Foi feita uma catalogação das atrações presentes nas exposições e, ao final da pesquisa, constatou-se que a maioria dos visitantes não percebe a abordagem do tema energia em várias das atrações das exposições.Energy is an important element in current society because it is necessary to perform various tasks. Due to its importance, the energy issue is gaining more importance in the social agenda and has influenced the education. Currently, there are few academic papers that analyze the energy issue in the sphere of formal education, but there is scant research on the subject in non-formal education. With this in mind, this thesis presents a study on the approach of the energy in the sphereof non-formal education, with the aim of examining the approach of the energy issue in science museums and what contribution they bring to the promotion of rational use of energy. For this, the author of this thesis made a case study in three museums: Estação Ciência -USP, Sabina Parque Escola do Conhecimento and Catavento Educacional e Cultural. He too analyzed the exhibition held at SESC Itaquera about Energy. To obtain the data, the author held interviews, visited the museums and observed the institutions. The researcher created a list of eachoneof the attractionspresent in theexpositionsand concluded thatmost visitorsdo not noticethe approachof theenergythemein manyof the attractionsof the science museums.Penteado, Claudio Luis de CamargoMarinho, Maria Gabriela da Silva Martins da CunhaTrigoso, Federico Bernardino MoranteLeodoro, Marcos PIresMoura, Daniel de Andrade2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf204 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325&midiaext=70735http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325&midiaext=70736Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77325porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-22T15:41:24Zoai:BDTD:77325Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2022-03-22T15:41:24Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência |
title |
A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência |
spellingShingle |
A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência Moura, Daniel de Andrade EDUCAÇÃO NÃO FORMAL ENERGIA MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NON-FORMAL EDUCATION MUSEUM OF SCIENCE ENERGY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA - UFABC |
title_short |
A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência |
title_full |
A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência |
title_fullStr |
A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência |
title_full_unstemmed |
A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência |
title_sort |
A abordagem da energia na educação não formal : um estudo de caso em museus de ciência |
author |
Moura, Daniel de Andrade |
author_facet |
Moura, Daniel de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Penteado, Claudio Luis de Camargo Marinho, Maria Gabriela da Silva Martins da Cunha Trigoso, Federico Bernardino Morante Leodoro, Marcos PIres |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Daniel de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL ENERGIA MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NON-FORMAL EDUCATION MUSEUM OF SCIENCE ENERGY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA - UFABC |
topic |
EDUCAÇÃO NÃO FORMAL ENERGIA MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NON-FORMAL EDUCATION MUSEUM OF SCIENCE ENERGY PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA - UFABC |
description |
Orientador: Prof. Dr. Claudio Luís de Camargo |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325&midiaext=70735 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=77325&midiaext=70736 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=77325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 204 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502096044851200 |