Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780
Resumo: Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
id UNICAMP-30_6b5c79a71c988b3f2c64edba633f9f02
oai_identifier_str oai::919043
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciênciasConceptions of science present in the dissemination and practice of non-formal science education instutionsCiência - MuseusEducação não formalCiência - Estudo e ensinoScience - MuseumNon-Formal education.Science - Study and teachingOrientador: Silvia Fernanda de Mendonça FigueirôaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoEsse trabalho tem como objetivo apresentar quais concepções de ciência estão presentes no discurso e prática de instituições de educação não formal. Para tanto investigaram-se quatro importantes instituições brasileiras integrantes deste universo, escolhidas a partir de indicações de seus pares: Museu da Vida (RJ), Espaço Ciência (PE), Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (RS) e Estação Ciência (SP). Foram analisados os sites dessas instituições, utilizando-se como metodologia a análise de conteúdo, bem como suas exposições, utilizando-se categorias definidas a posteriori, quais sejam: Interatividade (hands-on, minds-on, hearts-on), Tipo de Representação científica (fiel à natureza, objetividade mecânica, avaliação instruída) e Tipos de Display (objeto, painel 2D e 3D, monitoria). Tais categorias foram criadas a partir de ampla bibliografia acerca de Museografia e Sociologia da ciência, especialmente. Os resultados apresentam as tendências das instituições estudadas quanto às concepções de ciência que trazem em seus sites e exposições. Foram ainda utilizadas para classificação as categorias Tradicional racionalista, Tradicional empirista e Construtivista a fim de facilitar comparações entre as instituições. Por fim, as conclusões apontam a necessidade das instituições de educação não formal estarem mais conscientes da importância das concepções de ciência presentes no ensino e na divulgação da ciência.This work aims to present the conceptions of science present in the discourse and practice of non-formal education institutions. Four important Brazilian institutions were investigated: Museu da Vida (RJ), Espaço Ciência (PE), Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (RS) and Estação Ciência (SP). We analyzed the websites of these institutions, using content analysis as a methodology, and its exhibitions using categories defined a posteriori: Interactivity (hands-on, minds-on, hearts-on), Representation (true to nature, mechanical objectivity, trained judgment) and Display Types (object, panel 2D and 3D, monitor required). These categories were created based on the extensive literature on museology and sociology of science especially. The results show the trends of the institutions studied regarding the conceptions of science present in their websites and exhibitions, namely: Traditional Rationalist, Traditional Empiricist, and Constructivist. Finally, the findings suggest the need for non-formal education institutions to be more aware of the importance of the conceptions of science teaching and dissemination of scienceMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-Lopes, Maria MargaretCompiani, MauricioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf201 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780ARAGÃO, Thayse Zambon Barbosa. Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências. 2013. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919043porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:11:54Zoai::919043Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:11:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências
Conceptions of science present in the dissemination and practice of non-formal science education instutions
title Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências
spellingShingle Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências
Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-
Ciência - Museus
Educação não formal
Ciência - Estudo e ensino
Science - Museum
Non-Formal education.
Science - Study and teaching
title_short Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências
title_full Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências
title_fullStr Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências
title_full_unstemmed Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências
title_sort Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências
author Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-
author_facet Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-
Lopes, Maria Margaret
Compiani, Mauricio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Thayse Zambon Barbosa, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Museus
Educação não formal
Ciência - Estudo e ensino
Science - Museum
Non-Formal education.
Science - Study and teaching
topic Ciência - Museus
Educação não formal
Ciência - Estudo e ensino
Science - Museum
Non-Formal education.
Science - Study and teaching
description Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780
ARAGÃO, Thayse Zambon Barbosa. Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências. 2013. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780
identifier_str_mv ARAGÃO, Thayse Zambon Barbosa. Concepções de ciência presentes na divulgação e prática de instituições não formais de ensino de ciências. 2013. 201 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621780. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/919043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
201 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189109832351744