O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade : o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583059
Resumo: Orientador: Hilario Fracalanza
id UNICAMP-30_6cac6942a13944c76c24a713a33e7da1
oai_identifier_str oai::99445
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade : o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?Biologia - Estudo e ensinoCiência e tecnologiaCiência - Aspectos sociaisProfessores de ensino de segundo grau - FormaçãoCurrículos - PlanejamentoOrientador: Hilario FracalanzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Durante esta pesquisa procuramos compreender de que maneiras o ensino de Biologia nas escolas de Ensino Médio está se referindo às discussões sobre as relações entre Ciência! Tecnologia! Sociedade (CTS). Foram tomadas como referência as concepções de oito professoras sobre essas relações CTS e como elas se expressam na sua prática em sala de aula, bem como as concepções presentes nos manuais didáticos e planejamentos de ensino. Os manuais didáticos e os planejamentos de ensino foram foco de uma descrição pormenorizada, em que identificamos as interações CTS. A análise dos dados da entrevista foi derivada da escolha de três instâncias de análise: Apropriação do Conhecimento Científico, Relação Pesquisa e Ensino, Relação entre Aulas Teóricas e Aulas Práticas. Em todas essas instâncias, permeando a nossa análise, apontamos diferentes perspectivas na interação entre Teoria e Prática. Reconhecemos a existência de uma diferença entre o discurso e a prática das professoras no que se refere às interações CTS, ora havendo uma aproximação, ora um distanciamento entre o idealizado e o realizado por elas. Concluímos que a abordagem das relações CTS que já existe no currículo de Biologia acontece sem que os elementos Ciência e Tecnologia sejam contextualizados em uma específica Sociedade o que geralmente não leva a um desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos frente aos diferentes papéis da Ciência e Tecnologia, a fim de garantir-lhes uma tomada de decisões mais consciente. Identificamos também.que as estratégias utilizadas pelas professoras, no trabalho com os alunos, ofereceÍ1Y pouca possibilidade para que eles venham a modificar concretamente a sua realidade, a partir de um redimensionamento do significado das relações CTSMestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Fracalanza, Hilário, 1942-2009Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-19951995-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583059AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade: o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?. 1995. 145f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583059. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99445porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:23:21Zoai::99445Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:23:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade : o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?
title O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade : o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?
spellingShingle O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade : o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-
Biologia - Estudo e ensino
Ciência e tecnologia
Ciência - Aspectos sociais
Professores de ensino de segundo grau - Formação
Currículos - Planejamento
title_short O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade : o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?
title_full O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade : o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?
title_fullStr O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade : o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?
title_full_unstemmed O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade : o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?
title_sort O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade : o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?
author Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-
author_facet Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fracalanza, Hilário, 1942-2009
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Estudo e ensino
Ciência e tecnologia
Ciência - Aspectos sociais
Professores de ensino de segundo grau - Formação
Currículos - Planejamento
topic Biologia - Estudo e ensino
Ciência e tecnologia
Ciência - Aspectos sociais
Professores de ensino de segundo grau - Formação
Currículos - Planejamento
description Orientador: Hilario Fracalanza
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583059
AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade: o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?. 1995. 145f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583059. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583059
identifier_str_mv AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. O ensino de biologia e as relações entre ciencia/tecnologia/sociedade: o que dizem os professores e o curriculo do ensino medio?. 1995. 145f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583059. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99445
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
145f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138316023496704