Leitura e envolvimento : a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klebis, Carlos Eduardo de Oliveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603311
Resumo: Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva
id UNICAMP-30_6de316fd98cdd11681f8d09fb49f8bd5
oai_identifier_str oai::375668
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Leitura e envolvimento : a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livrosReading and involvement : the scholl, the library and the teacher in the construction of the relations betwwn readers and booksLeituraLeitores - FormaçãoRelações educativasEscolasBibliotecasProfessoresReadingReaders formationEducative relationsSchoolsLibrariesTeachersOrientador: Lilian Lopes Martin da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Com o intuito de entender as circunstâncias através das quais os vínculos entre sujeitos e livros são construídos ao longo do processo escolar de formação de leitores, esta pesquisa dedicou-se a investigar os determinantes de algumas práticas em torno da leitura nos contextos em que se produzem as relações entre sujeitos e textos, especialmente no interior das escolas e bibliotecas escolares. Em seu desenrolar, esta pesquisa buscou criar pontes entre estudos relevantes acerca da leitura e da formação de leitores, procurando apresentar e discutir as circunstâncias em que se realizam o contato e a convivência entre sujeitos e textos nos espaços de formação de leitores, com o objetivo de melhor compreendermos a que se prestam as políticas públicas de leitura, as práticas escolares voltadas à formação de leitores e os ritos culturais em torno do livro e das formas de ler, deslindando as reais condições em que se dá a construção das relações entre leitores e livros na escola pública estadual. A percepção dos aspectos circunstanciais em que se desenrolam os papéis das políticas públicas de fomento ao livro e à leitura, bem como os da escola, da biblioteca e do professor é fundamental para a ampliação do universo de conhecimentos acerca das práticas escolares de formação de leitores e possibilitará outras reflexões sobre as relações entre os sujeitos e a cultura, através da leitura e dentro da escola, aqui abordada enquanto um espaço no qual leitores e leituras aprendem a conviver; o que implica a necessidade de se investir tanto no desenvolvimento objetivo das competências e habilidades necessárias à leitura, quanto no envolvimento subjetivo entre leitores e livrosAbstract: Intending to understand the relationship between readers and books, this research has investigated some reading issues related to circumstantial aspects of the formation of readers. Through the analysis of the circumstances of reading practices at school and library, we argue the construction of the involvement bounds between people and cultural products. In the development of this research, we searched to create bridges between theoretical studies concerning to reading and formation of readers, trying to present and discuss the circumstances that the involvement between subjects and books are produced in the scholar context. The objective of this research is to understand the utility and function of public politics of reading in Brazil, the effects of traditional practices of reading to the students of Brazilian public schools, and the cultural rites around the book and the forms of reading, defining the real conditions where the construction of the relations between readers and books happens. The perception of the circumstantial aspects where the public politics related to books, reading and formation of readers are realized, as well the real conditions where the public school, libraries and teachers playing their roles is important to amplify the universe of knowledge concerning the formation of readers pertaining to school. This study is a reflection about the relations between people and culture, through the reading and inside of the school, here boarded while a space in which readers and readings learn coexisting; what it implies the necessity of investing in the objective development of the necessary abilities to the reading and the subjective involvement between readers and booksMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Silva, Lilian Lopes Martin da, 1955-Silva, Ezequiel Theodoro daPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKlebis, Carlos Eduardo de Oliveira20062006-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603311KLEBIS, Carlos Eduardo de Oliveira. Leitura e envolvimento: a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros. 2006. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603311. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/375668porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:38:04Zoai::375668Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:38:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e envolvimento : a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros
Reading and involvement : the scholl, the library and the teacher in the construction of the relations betwwn readers and books
title Leitura e envolvimento : a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros
spellingShingle Leitura e envolvimento : a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros
Klebis, Carlos Eduardo de Oliveira
Leitura
Leitores - Formação
Relações educativas
Escolas
Bibliotecas
Professores
Reading
Readers formation
Educative relations
Schools
Libraries
Teachers
title_short Leitura e envolvimento : a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros
title_full Leitura e envolvimento : a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros
title_fullStr Leitura e envolvimento : a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros
title_full_unstemmed Leitura e envolvimento : a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros
title_sort Leitura e envolvimento : a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros
author Klebis, Carlos Eduardo de Oliveira
author_facet Klebis, Carlos Eduardo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Lilian Lopes Martin da, 1955-
Silva, Ezequiel Theodoro da
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Klebis, Carlos Eduardo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Leitores - Formação
Relações educativas
Escolas
Bibliotecas
Professores
Reading
Readers formation
Educative relations
Schools
Libraries
Teachers
topic Leitura
Leitores - Formação
Relações educativas
Escolas
Bibliotecas
Professores
Reading
Readers formation
Educative relations
Schools
Libraries
Teachers
description Orientador: Lilian Lopes Martin da Silva
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-08-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603311
KLEBIS, Carlos Eduardo de Oliveira. Leitura e envolvimento: a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros. 2006. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603311. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
KLEBIS, Carlos Eduardo de Oliveira. Leitura e envolvimento: a escola, a biblioteca e o professor na construção das relações entre leitores e livros. 2006. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603311. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/375668
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
165p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188950752886784