O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rovilson José da [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101530
Resumo: Esta tese apresenta uma proposta de formação do mediador de leitura que atua em biblioteca escolar. Desde sua origem, este estudo tomou dimensões teórico-práticas da pesquisa-ação, uma vez que houve a intervenção na Rede Municipal de Ensino de Londrina, por meio da estruturação do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes no período de 2002/2004. Posteriormente, em Barcelona de 2005/2006, foram coletados dados a respeito da mediação de leitura em duas bibliotecas escolares, a fim de estabelecer uma correlação dese processo entre Barcelona e Londrina/PR. Além disso, foram entrevistados professores participantes do referido Projeto e especialistas das áreas de leitura, formação de leitores e biblioteca escolar do Brasil e da Espanha, respectivamente: Edmir Perrotti, Regina Zilberman, Teresa Colomer e Teresa Mañà. As conclusões obtidas no estudo apontam para a necessidade de fundamentar a prática do professor mediador com conteúdos voltados à concepção de leitura e suas relações com a do ato de ler na biblioteca da escola.
id UNSP_81e94c07c8d045bf9f62b0f33c720e9a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101530
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuaçãoLeituraProfessores alfabetizadoresProfessores - FormaçãoLeitores - FormaçãoBibliotecas escolaresReading mediator formationReading mediatorSchool librariesEsta tese apresenta uma proposta de formação do mediador de leitura que atua em biblioteca escolar. Desde sua origem, este estudo tomou dimensões teórico-práticas da pesquisa-ação, uma vez que houve a intervenção na Rede Municipal de Ensino de Londrina, por meio da estruturação do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes no período de 2002/2004. Posteriormente, em Barcelona de 2005/2006, foram coletados dados a respeito da mediação de leitura em duas bibliotecas escolares, a fim de estabelecer uma correlação dese processo entre Barcelona e Londrina/PR. Além disso, foram entrevistados professores participantes do referido Projeto e especialistas das áreas de leitura, formação de leitores e biblioteca escolar do Brasil e da Espanha, respectivamente: Edmir Perrotti, Regina Zilberman, Teresa Colomer e Teresa Mañà. As conclusões obtidas no estudo apontam para a necessidade de fundamentar a prática do professor mediador com conteúdos voltados à concepção de leitura e suas relações com a do ato de ler na biblioteca da escola.The thesis presents a proposal for reading mediator formation, who directly acts at school libraries. The methodology used was the action research approach, which is divided into two periods. During the first period (2002/2003), the research was based on the Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes (School Libraries: Walking Words) project, which is an initiative of the public educational system of the Londrina Municipality in Brazil. The second period (2005/2006) was located in Barcelona, Spain. The study has collected data regarding mediation activities in two Spaniard library schools, in order to establish a correlation of this process between Barcelona and Londrina. During the research, project participants and specialists in the field were interviewed in Brazil an Spain. The names are: Edmir Perrotti; Regina Zilberman; Teresa Colomer; and Teresa Mañà. The work conclusion presents that the reading mediator requires a bond among three aspects: the reading practice itself, the literature concept, and the relation betweem the initial two aspects with the reading experience in the school library.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arena, Dagoberto Buim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Rovilson José da [UNESP]2014-06-11T19:31:30Z2014-06-11T19:31:30Z2006-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis241 f. : il. color. + anexoapplication/pdfSILVA, Rovilson José da. O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação. 2006. 241 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosfia e Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/101530000483350silva_rj_dr_mar.pdf33004110040P59019185751164438Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101530Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação
title O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação
spellingShingle O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação
Silva, Rovilson José da [UNESP]
Leitura
Professores alfabetizadores
Professores - Formação
Leitores - Formação
Bibliotecas escolares
Reading mediator formation
Reading mediator
School libraries
title_short O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação
title_full O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação
title_fullStr O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação
title_full_unstemmed O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação
title_sort O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação
author Silva, Rovilson José da [UNESP]
author_facet Silva, Rovilson José da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rovilson José da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Professores alfabetizadores
Professores - Formação
Leitores - Formação
Bibliotecas escolares
Reading mediator formation
Reading mediator
School libraries
topic Leitura
Professores alfabetizadores
Professores - Formação
Leitores - Formação
Bibliotecas escolares
Reading mediator formation
Reading mediator
School libraries
description Esta tese apresenta uma proposta de formação do mediador de leitura que atua em biblioteca escolar. Desde sua origem, este estudo tomou dimensões teórico-práticas da pesquisa-ação, uma vez que houve a intervenção na Rede Municipal de Ensino de Londrina, por meio da estruturação do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes no período de 2002/2004. Posteriormente, em Barcelona de 2005/2006, foram coletados dados a respeito da mediação de leitura em duas bibliotecas escolares, a fim de estabelecer uma correlação dese processo entre Barcelona e Londrina/PR. Além disso, foram entrevistados professores participantes do referido Projeto e especialistas das áreas de leitura, formação de leitores e biblioteca escolar do Brasil e da Espanha, respectivamente: Edmir Perrotti, Regina Zilberman, Teresa Colomer e Teresa Mañà. As conclusões obtidas no estudo apontam para a necessidade de fundamentar a prática do professor mediador com conteúdos voltados à concepção de leitura e suas relações com a do ato de ler na biblioteca da escola.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-19
2014-06-11T19:31:30Z
2014-06-11T19:31:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rovilson José da. O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação. 2006. 241 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosfia e Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/101530
000483350
silva_rj_dr_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
identifier_str_mv SILVA, Rovilson José da. O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação. 2006. 241 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosfia e Ciências, 2006.
000483350
silva_rj_dr_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
url http://hdl.handle.net/11449/101530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 241 f. : il. color. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128110487404544