O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/101530 |
Resumo: | Esta tese apresenta uma proposta de formação do mediador de leitura que atua em biblioteca escolar. Desde sua origem, este estudo tomou dimensões teórico-práticas da pesquisa-ação, uma vez que houve a intervenção na Rede Municipal de Ensino de Londrina, por meio da estruturação do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes no período de 2002/2004. Posteriormente, em Barcelona de 2005/2006, foram coletados dados a respeito da mediação de leitura em duas bibliotecas escolares, a fim de estabelecer uma correlação dese processo entre Barcelona e Londrina/PR. Além disso, foram entrevistados professores participantes do referido Projeto e especialistas das áreas de leitura, formação de leitores e biblioteca escolar do Brasil e da Espanha, respectivamente: Edmir Perrotti, Regina Zilberman, Teresa Colomer e Teresa Mañà. As conclusões obtidas no estudo apontam para a necessidade de fundamentar a prática do professor mediador com conteúdos voltados à concepção de leitura e suas relações com a do ato de ler na biblioteca da escola. |
id |
UNSP_81e94c07c8d045bf9f62b0f33c720e9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/101530 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuaçãoLeituraProfessores alfabetizadoresProfessores - FormaçãoLeitores - FormaçãoBibliotecas escolaresReading mediator formationReading mediatorSchool librariesEsta tese apresenta uma proposta de formação do mediador de leitura que atua em biblioteca escolar. Desde sua origem, este estudo tomou dimensões teórico-práticas da pesquisa-ação, uma vez que houve a intervenção na Rede Municipal de Ensino de Londrina, por meio da estruturação do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes no período de 2002/2004. Posteriormente, em Barcelona de 2005/2006, foram coletados dados a respeito da mediação de leitura em duas bibliotecas escolares, a fim de estabelecer uma correlação dese processo entre Barcelona e Londrina/PR. Além disso, foram entrevistados professores participantes do referido Projeto e especialistas das áreas de leitura, formação de leitores e biblioteca escolar do Brasil e da Espanha, respectivamente: Edmir Perrotti, Regina Zilberman, Teresa Colomer e Teresa Mañà. As conclusões obtidas no estudo apontam para a necessidade de fundamentar a prática do professor mediador com conteúdos voltados à concepção de leitura e suas relações com a do ato de ler na biblioteca da escola.The thesis presents a proposal for reading mediator formation, who directly acts at school libraries. The methodology used was the action research approach, which is divided into two periods. During the first period (2002/2003), the research was based on the Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes (School Libraries: Walking Words) project, which is an initiative of the public educational system of the Londrina Municipality in Brazil. The second period (2005/2006) was located in Barcelona, Spain. The study has collected data regarding mediation activities in two Spaniard library schools, in order to establish a correlation of this process between Barcelona and Londrina. During the research, project participants and specialists in the field were interviewed in Brazil an Spain. The names are: Edmir Perrotti; Regina Zilberman; Teresa Colomer; and Teresa Mañà. The work conclusion presents that the reading mediator requires a bond among three aspects: the reading practice itself, the literature concept, and the relation betweem the initial two aspects with the reading experience in the school library.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arena, Dagoberto Buim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Rovilson José da [UNESP]2014-06-11T19:31:30Z2014-06-11T19:31:30Z2006-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis241 f. : il. color. + anexoapplication/pdfSILVA, Rovilson José da. O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação. 2006. 241 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosfia e Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/101530000483350silva_rj_dr_mar.pdf33004110040P59019185751164438Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101530Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação |
title |
O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação |
spellingShingle |
O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação Silva, Rovilson José da [UNESP] Leitura Professores alfabetizadores Professores - Formação Leitores - Formação Bibliotecas escolares Reading mediator formation Reading mediator School libraries |
title_short |
O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação |
title_full |
O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação |
title_fullStr |
O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação |
title_full_unstemmed |
O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação |
title_sort |
O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação |
author |
Silva, Rovilson José da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Rovilson José da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arena, Dagoberto Buim [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rovilson José da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Professores alfabetizadores Professores - Formação Leitores - Formação Bibliotecas escolares Reading mediator formation Reading mediator School libraries |
topic |
Leitura Professores alfabetizadores Professores - Formação Leitores - Formação Bibliotecas escolares Reading mediator formation Reading mediator School libraries |
description |
Esta tese apresenta uma proposta de formação do mediador de leitura que atua em biblioteca escolar. Desde sua origem, este estudo tomou dimensões teórico-práticas da pesquisa-ação, uma vez que houve a intervenção na Rede Municipal de Ensino de Londrina, por meio da estruturação do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes no período de 2002/2004. Posteriormente, em Barcelona de 2005/2006, foram coletados dados a respeito da mediação de leitura em duas bibliotecas escolares, a fim de estabelecer uma correlação dese processo entre Barcelona e Londrina/PR. Além disso, foram entrevistados professores participantes do referido Projeto e especialistas das áreas de leitura, formação de leitores e biblioteca escolar do Brasil e da Espanha, respectivamente: Edmir Perrotti, Regina Zilberman, Teresa Colomer e Teresa Mañà. As conclusões obtidas no estudo apontam para a necessidade de fundamentar a prática do professor mediador com conteúdos voltados à concepção de leitura e suas relações com a do ato de ler na biblioteca da escola. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-19 2014-06-11T19:31:30Z 2014-06-11T19:31:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Rovilson José da. O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação. 2006. 241 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosfia e Ciências, 2006. http://hdl.handle.net/11449/101530 000483350 silva_rj_dr_mar.pdf 33004110040P5 9019185751164438 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rovilson José da. O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação. 2006. 241 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosfia e Ciências, 2006. 000483350 silva_rj_dr_mar.pdf 33004110040P5 9019185751164438 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/101530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
241 f. : il. color. + anexo application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128110487404544 |