A atuação do Instituto Unibanco no Ensino Médio brasileiro e a formulação em rede de novos consensos sobre educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Mileide Cristina de Moura, 1995-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8135
Resumo: Orientador: Mariana Miggiolaro Chaguri
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spelling A atuação do Instituto Unibanco no Ensino Médio brasileiro e a formulação em rede de novos consensos sobre educaçãoUnibanco Institute performance in Brazilian Secondary Education and the network formulation of new consensus about educationInstituto UnibancoTerceiro setorPoliticas públicas em educaçãoEnsino médioUnibanco InstituteThird sectorPublic policies in educationSecondary educationOrientador: Mariana Miggiolaro ChaguriDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A presente pesquisa analisa os diagnósticos e a atuação do Instituto Unibanco no Ensino Médio público brasileiro, assumindo como hipótese que ambos são formulados no interior de uma rede de intercâmbio de funcionários, conhecimentos, técnicas e serviços voltados à transformação das políticas públicas educacionais no Brasil por meio da articulação entre Estado, mercado e "terceiro setor". Para tanto, tem como objetivos investigar 1) o escopo e os objetivos das parcerias estabelecidas entre o Instituto e o setor público, e 2) o funcionamento da rede supracitada, observando, sobretudo, o modo como os diagnósticos sobre os problemas da educação média são constituídos em seu interior, e em que medida são tributários de consensos, visões de mundo e preceitos formulados numa comunidade epistêmica exterior ao campo educacional, mas que nele impactam substantivamente. Para alcançar esses objetivos, foi analisado o processo de concepção e elaboração do Programa Jovem de Futuro e as estratégias mobilizadas pelo Instituto para institucionalizá-lo através do Ministério da Educação, especialmente através da parceria com o Programa Ensino Médio Inovador em 2012. Também foi realizada uma pesquisa de campo nos eventos promovidos pelo Instituto e em conjunto com ele, entrevistas com seus funcionários, e uma análise documental dos relatórios anuais e materiais em texto e vídeo produzidos pelo Instituto ou financiados por ele, referentes ao tema Ensino Médio. Os resultados foram analisados a partir de uma bibliografia que intersecciona temas como políticas públicas educacionais, redes no "terceiro setor", parcerias público-privadas, "Agenda Global de Reforma Educacional" e "Indústria Global da Educação". Com esta pesquisa, esperamos compreender com maior profundidade como se articulam as instituições sociais do setor privado, bem como dimensionar sua capacidade de enquadrar problemas e oferecer soluções para a educação brasileira, e assim incidir sobre a formulação e a institucionalização de políticas públicas neste setorAbstract: The current research analyses the diagnosis and the performance of Unibanco Institute in Brazilian Public Secondary Education, assuming as a hypothesis that both are formulated inside an interchange network of employees, knowledge, techniques, and services oriented towards the transformations of public education policies in Brazil through the articulation of state, market and the "third sector". For this purpose, the research has these objectives: 1) to investigate the scope and the goals of partnerships established between the Institute and the public sector, and 2) to the performance of the network mentioned above, the way the diagnosis of secondary education problems are built inside it, and at what extent they’re assigned to consensus, world views and premises are formulated inside an epistemic community exterior to the education field, but with a remarkable ability to impact it substantively. To achieve these objectives, the process of designing and elaborating of Jovem de Futuro Program was analyzed, as well as the strategies mobilized by the Institute to institutionalize it through the Education Ministry, especially through a partnership with Ensino Médio Inovador Program in 2012. Besides, field research was taken in the events fostered or sponsored by the Institute. The results were analyzed based on literature that combines subjects such as education public policies, "third sector" networks, "Global Education Reform Agenda" and Global Education Industry. This research aims to deeply comprehend how social institutions and the private sector are articulated, as well as how to dimension its capacity to frame problems and offer solutions to Brazilian education, and then impose on public policy formulation and institutionalization in this fieldMestradoSociologiaMestra em SociologiaCAPES001[s.n.]Chaguri, Mariana Miggiolaro, 1983-Martins, Erika MoreiraMello, Hivy Damásio AraújoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo, Mileide Cristina de Moura, 1995-20222022-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (413 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8135MELO, Mileide Cristina de Moura. A atuação do Instituto Unibanco no Ensino Médio brasileiro e a formulação em rede de novos consensos sobre educação. 2022. 1 recurso online (413 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8135. 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