A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Concario, Marcelo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609755
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_6e3b0549528bb67e123550e8808a9fad
oai_identifier_str oai::447922
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolarThe portuguese language and the construction of school knowledgeLíngua maternaConhecimento escolarInteraçãoProdução linguísticaAprendizagem significativaMother tongueSchool knowledgeInteractionLanguage outputMeaningful learningOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A língua materna tem papel fundamental nas interações de ensinoaprendizagem. Como instrumento e ferramenta de mediação na percepção, interpretação e utilização de conceitos e proposições, e como habilidade necessária para a apreensão, apropriação e uso de conhecimento, ela pode representar acesso ou bloqueio em relação aos objetivos de ensino da escola e, consequentemente, às atitudes de alunos e professores em relação à sala de aula. Esta pesquisa, baseada em dados coletados com alunos de ensino fundamental, professores de diferentes disciplinas, alunos de Letras e em materiais de ensino entre 2005 e 2008, investiga como a língua portuguesa se relaciona à construção do conhecimento na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa interpretativa pautada em fundamentos teóricos e metodológicos sociointeracionais, fortemente direcionada pela abordagem comunicativa, pela aprendizagem significativa e pelo pressuposto de que oportunidades para produzir linguagem tenham efeito positivo na aprendizagem dos alunos por meio da conscientização da importância da língua nesse processo. A análise de livros didáticos, e de textos orais e escritos produzidos durante intervenções da pesquisa, revela que nos níveis estrutural e funcional a língua portuguesa pode, em contexto escolar, ser analisada como se fosse língua estrangeira. Essa constatação não tem como objetivo minimizar as particularidades inerentes ao ensino de língua materna, entretanto não há motivos para deixar de incorporar práticas consagradas no ensino de língua estrangeira ao repertório de conhecimentos tácitos, e às competências profissional e teórica de professores de diferentes disciplinas escolares. Com essa sugestão, espera-se valorizar a tradição da Linguística Aplicada no tratamento de problemas de uso real de língua e linguagem. Trata-se de um alerta sobre a urgência de se incorporarem a cursos de formação de professores oportunidades de vivência e reflexão sobre o papel da língua na construção do conhecimento escolarAbstract: The mother tongue plays a key role in educational interactions. As an instrument and tool in the mediation of the noticing, interpretation and use of concepts and propositions, and as a vital skill for the apprehension, appropriation and use of knowledge, language may represent either access or blockage to teaching goals and, thus, to both teachers' and students' attitudes regarding the classroom. This research, based on data collected between 2005 and 2008 with elementary school students, teachers of several subjects, Letras undergraduate students and from teaching materials, investigates how the Portuguese language relates to the construction of knowledge in the classroom. Grounded on sociointeractionist principles both theoretically and methodologically, this is an interpretive, reflexive study which is strongly committed to communicative language teaching, meaningful learning, and the assumption that linguistic output may yield positive effects on learning by students as they become aware of the role of language in such a process. The analysis of coursebooks and both oral and written accounts produced by students based on these materials shows that Portuguese can, structurally and functionally, in the school setting, be dealt with as if it were a foreign language. This finding is not intended to downplay the subtleties that are inherent in the teaching of the mother tongue; however, it suggests that there are no reasons why traditional and successful foreign-language teaching strategies should not be added to the repertoire of tacit knowledge and both the professional and theoretical competencies of teachers of different school subjects. This recommendation is an attempt to recognize and take into account the tradition of Applied Linguistics in dealing with language in real life. It is, therefore, an urgent warning that the education of teachers should (begin to) include opportunities for them to experience and reflect on the role of language in the construction of school knowledgeDoutoradoLíngua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Moura Filho, Augusto Cesar LuitgardsConsolo, Douglas AltamiroNobrega, Maria Helena daViana, NelsonUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASConcario, Marcelo2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf203 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609755CONCARIO, Marcelo. A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar. 2009. 203 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609755. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447922porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:34:46Zoai::447922Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:34:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar
The portuguese language and the construction of school knowledge
title A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar
spellingShingle A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar
Concario, Marcelo
Língua materna
Conhecimento escolar
Interação
Produção linguística
Aprendizagem significativa
Mother tongue
School knowledge
Interaction
Language output
Meaningful learning
title_short A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar
title_full A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar
title_fullStr A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar
title_full_unstemmed A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar
title_sort A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar
author Concario, Marcelo
author_facet Concario, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Moura Filho, Augusto Cesar Luitgards
Consolo, Douglas Altamiro
Nobrega, Maria Helena da
Viana, Nelson
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Concario, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Língua materna
Conhecimento escolar
Interação
Produção linguística
Aprendizagem significativa
Mother tongue
School knowledge
Interaction
Language output
Meaningful learning
topic Língua materna
Conhecimento escolar
Interação
Produção linguística
Aprendizagem significativa
Mother tongue
School knowledge
Interaction
Language output
Meaningful learning
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609755
CONCARIO, Marcelo. A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar. 2009. 203 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609755. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609755
identifier_str_mv CONCARIO, Marcelo. A lingua portuguesa e a construção do conhecimento escolar. 2009. 203 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609755. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
203 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138455974838272