A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gargioni, Ana Alice dos Passos, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637578
Resumo: Orientadores: Marcelo El Khouri Buzato, Terezinha de Jesus Machado Maher
id UNICAMP-30_6e51e5c0ca62a3326dd68347f456785c
oai_identifier_str oai::1095215
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTubeThe performance of identities by indigenous vloggers on YouTubeVídeo-blogs indígenasÍndios - Identidade étnicaMídia digitalYoutube (Recurso eletrônico)Indigenous video blogsIndians - Ethnic identityDigital mediaYouTube (Eletronic resource)Orientadores: Marcelo El Khouri Buzato, Terezinha de Jesus Machado MaherTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese descreve uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a apropriação da plataforma YouTube por vlogueiros indígenas, a fim de, em primeiro lugar, discutir como essas manifestações de etnomídia refletem instâncias de midiativismo e, em segundo, refletir sobre os modos como eles constroem discursivamente suas identidades e procuram desconstruir representações de indianidade que julgam equivocadas. A pesquisa em pauta é um estudo de narrativas de natureza qualitativa-interpretativista filiada a uma das vertentes do campo do conhecimento denominado Linguística Aplicada. O referencial teórico em questão inclui considerações acerca da relação entre identidade e representação na pós-modernidade, das noções que envolvem atos performativos e do papel dos vlogs na Internet frente a construção de um novo cenário midiático para os povos indígenas. O corpus multimodal é constituído de transcrições das falas contidas nos vídeos exibidos nos vlogs dos participantes e de fotogramas que representam momentos chave dessas produções videográficas, isto é, momentos em que a modalidade visual complementa, expande, revozea, contradiz ou enfatiza os sentidos potenciais das performances verbais. Os resultados da pesquisa empreendida demonstraram que os comunicadores em questão percebem seus vlogs como ferramentas promotoras de agenciamento e de protagonismo, bem como meios de visibilização das vulnerabilidades experimentadas pelos povos indígenas e de midiatização de conflitos. As práticas discursivas analisadas demostraram ser substanciadas por sujeitos que investem no domínio de recursos videográficos para a difusão de vlogs dinâmicos, interativos, de modo a servir como uma dimensão alternativa para o ativismo e militância de suas pautas culturais e ao alinhamento de vozes e saberes específicos dissonantes nas narrativas da mídia tradicional. Verificou-se, além disso, que, em suas performatizações identitárias, os vlogueiros em pauta buscam subverter representações negativamente estereotipadas do que constituiria ser indígena contemporaneamente, ainda que, por vezes, eles recorram, estrategicamente, a visões essencialistas e genéricas de indianidade para atingir seus propósitos comunicativos e, assim, potencializar suas lutas políticas. Com o estudo aqui apresentado, espera-se contribuir para uma melhor compreensão das estratégias de negociação política, cultural e identitária indígenas nas mídias sociais e, assim sendo, fornecer insumos às suas propostas de fortalecimento étnicoAbstract: This Ph.D. dissertation describes a research aiming to analyze the appropriation of the YouTube platform by Indigenous vloggers, in order to, first, discuss how these manifestations of ethnomedia reflect instances of mediactivism and, second, reflect on the ways in which they discursively build their identities and seek to deconstruct representations of Indigenous identities that they consider are incorrect. This research is a study of narratives of a qualitative-interpretative nature linked to one of the aspects of the field of knowledge named Applied Linguistics. Our theoretical framework includes considerations about the relationship between identity and representation in post-modernity, notions involving performative acts, and the role of vlogs on the Internet in the construction of a new media scenario for Indigenous Peoples. The multimodal corpus consists of transcripts of dialogues contained in the analyzed vlogs' videos and of frames representing key moments of these video productions. Such moments are the ones when the visual modality complements, expands, revoices, contradicts or emphasizes the potential senses of the verbal performances. The results of the research carried out showed that the communicators selected for this research perceive their vlogs as promoting tools for agency and protagonism, as well as means of increasing visibility of the vulnerabilities experienced by Indigenous peoples and mediatizing conflicts. The discursive practices analyzed have proved to be substantiated by subjects who invest in the field of video resources for the diffusion of dynamic, interactive vlogs, in order to serve as an alternative dimension for the activism and militancy of their cultural agendas and the alignment of specific voices and knowledge that are dissonant from narratives of traditional media. In addition, it was found that, in their identity performances, these vloggers seek to subvert negatively stereotyped representations of what it would constitute to be Indigenous nowadays, even though, at times, they resort strategically to essentialist and generic visions of indianity to achieve their communicative purposes and thus to strengthen their political demands. With the study presented here, we hope to contribute to a better understanding of Indigenous political, cultural and identity negotiation strategies in social media and thus provide input to their proposals for ethnic empowermentDoutoradoLinguagem e SociedadeDoutora em Lingüística AplicadaCAPES[s.n.]Buzato, Marcelo El Khouri, 1965-Maher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-Cavalcanti, Marilda do CoutoNincao, Onilda SanchesSevero, Cristine GorskiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGargioni, Ana Alice dos Passos, 1990-20192019-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (196 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637578GARGIONI, Ana Alice dos Passos. A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube. 2019. 1 recurso online (196 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637578. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095215Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T10:27:53Zoai::1095215Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-25T10:27:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube
The performance of identities by indigenous vloggers on YouTube
title A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube
spellingShingle A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube
Gargioni, Ana Alice dos Passos, 1990-
Vídeo-blogs indígenas
Índios - Identidade étnica
Mídia digital
Youtube (Recurso eletrônico)
Indigenous video blogs
Indians - Ethnic identity
Digital media
YouTube (Eletronic resource)
title_short A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube
title_full A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube
title_fullStr A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube
title_full_unstemmed A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube
title_sort A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube
author Gargioni, Ana Alice dos Passos, 1990-
author_facet Gargioni, Ana Alice dos Passos, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buzato, Marcelo El Khouri, 1965-
Maher, Terezinha de Jesus Machado, 1950-
Cavalcanti, Marilda do Couto
Nincao, Onilda Sanches
Severo, Cristine Gorski
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gargioni, Ana Alice dos Passos, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo-blogs indígenas
Índios - Identidade étnica
Mídia digital
Youtube (Recurso eletrônico)
Indigenous video blogs
Indians - Ethnic identity
Digital media
YouTube (Eletronic resource)
topic Vídeo-blogs indígenas
Índios - Identidade étnica
Mídia digital
Youtube (Recurso eletrônico)
Indigenous video blogs
Indians - Ethnic identity
Digital media
YouTube (Eletronic resource)
description Orientadores: Marcelo El Khouri Buzato, Terezinha de Jesus Machado Maher
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637578
GARGIONI, Ana Alice dos Passos. A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube. 2019. 1 recurso online (196 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637578. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637578
identifier_str_mv GARGIONI, Ana Alice dos Passos. A performatização de identidades por vlogueiros indígenas no YouTube. 2019. 1 recurso online (196 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637578. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095215
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (196 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189152412925952