Vlogs e publicidade no YouTube : análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima-Silva, Mayara Pereira, 1990-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635224
Resumo: Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva
id UNICAMP-30_a6a8d3c29ee5fcff9a94246f2222a17e
oai_identifier_str oai::1063983
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Vlogs e publicidade no YouTube : análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTubeVlogs and Advertising on YouTube : multimodal analysis of advertising strategies on YouTubeMultimodalidade (Linguística)YouTube (Recurso eletrônico)MultiletramentosGramática sistêmicaVídeo-blogsInternet na publicidadeMultimodality (Linguistics)YouTube (Electronic resource)MultiliteraciesSystemic grammarVideo blogsInternet in publicityOrientador: Petrilson Alan Pinheiro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho se propõe a discutir a presença do discurso publicitário em vlogs do YouTube e o modo como esta fusão, sem uma marcação clara que a tipifique como propaganda, possibilita que a propaganda, por meio da figura dos influenciadores digitais, permeie as práticas na web 2.0 sem que haja uma leitura crítica de seus conteúdos. Para tal reflexão, a análise do corpus selecionado dentre vídeos de grande relevância no YouTube será feita a partir da discussão sobre a Era do Multissinóptico (PINHEIRO, 2011) em contraste com a era sinóptica, assim como das reflexões sobre a convergência midiática visualizada hoje na sociedade ocidenal. A discussão teórico-analítica para compreender a produção e circulação destes vlogs se dará por meio dos estudos relacionados à Multimodalidade, à Gramática Sistêmico-Funcional e à Sociossemiótica (Kress, 2009; Van Leeuwen 1996; Mathiessen e Halliday, 2014 e Lima-Lopes 2012). A metodologia adotada consiste na análise multimodal da plataforma YouTube e, especificamente, das diferenças entre os espaços publicitários oficializados pela plataforma e os espaços não oficiais, como, por exemplo, a produção de vídeos por meio dos influenciadores digitais. A análise e discussão acerca de três vídeos selecionados de acordo com os parâmetros expressos no Capítulo Metodológico busca compreender: quais são as estratégias dos próprios youtubers para valorizarem um discurso publicitário como um discurso pessoal, quais valores éticos e sociais estão envolvidos na comercialização da opinião a maneira como os multiletramentos escolares podem envolver-se na discussão crítica e na construção do sujeito criticamente posicionado frente às demandas do capital e da sociedade líquida modernaAbstract: The present work proposes to discuss the presence of advertising speech in YouTube vlogs and the way in which this merger, without a clear mark that defines it as advertising, making possible for advertising, through the figure of the digital influencers, to permeate the practices in the web 2.0 without a critical reading of its contents. For this reflection, the analysis of the selected corpus among videos of great relevance in YouTube will be made from the discussion about the Multisynoptic Era (PINHEIRO, 2011) in contrast to the synoptic era, as well as from the reflections on the media convergence visualized today in society. The theoretical-analytical discussion to understand the production and circulation of these vlogs will be through studies related to Multimodality, Systemic-Functional Grammar and Sociosemiotics (Kress, 2009; Van Leeuwen 1996; Mathiessen and Halliday, 2014 and Lima-Lopes 2012 ). The methodology adopted consists on the multimodal analysis of the YouTube platform and, specifically, of the differences between the advertising spaces officialized by the platform and the unofficial spaces, such as the production of videos through digital influencers. The analysis and discussion about three videos selected according to the parameters expressed in the Methodological Chapter seeks to understand: what are the strategies of the own youtubers to value an advertising discourse as a personal discourse, what ethical and social values are involved in the commercialization of opinion to how school multiletrations can be involved in the critical discussion and construction of the subject critically positioned against the demands of capital and modern liquid societyMestradoLinguagem e EducaçãoMestra em Linguística AplicadaCAPES1616832[s.n.]Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-Neves, Cynthia Agra de BritoSilva, Sandro Luis daUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima-Silva, Mayara Pereira, 1990-20182018-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (112 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635224LIMA-SILVA, Mayara Pereira. Vlogs e publicidade no YouTube: análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTube. 2018. 1 recurso online (112 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635224. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1063983Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-14T14:32:57Zoai::1063983Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-02-14T14:32:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vlogs e publicidade no YouTube : análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTube
Vlogs and Advertising on YouTube : multimodal analysis of advertising strategies on YouTube
title Vlogs e publicidade no YouTube : análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTube
spellingShingle Vlogs e publicidade no YouTube : análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTube
Lima-Silva, Mayara Pereira, 1990-
Multimodalidade (Linguística)
YouTube (Recurso eletrônico)
Multiletramentos
Gramática sistêmica
Vídeo-blogs
Internet na publicidade
Multimodality (Linguistics)
YouTube (Electronic resource)
Multiliteracies
Systemic grammar
Video blogs
Internet in publicity
title_short Vlogs e publicidade no YouTube : análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTube
title_full Vlogs e publicidade no YouTube : análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTube
title_fullStr Vlogs e publicidade no YouTube : análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTube
title_full_unstemmed Vlogs e publicidade no YouTube : análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTube
title_sort Vlogs e publicidade no YouTube : análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTube
author Lima-Silva, Mayara Pereira, 1990-
author_facet Lima-Silva, Mayara Pereira, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
Neves, Cynthia Agra de Brito
Silva, Sandro Luis da
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima-Silva, Mayara Pereira, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade (Linguística)
YouTube (Recurso eletrônico)
Multiletramentos
Gramática sistêmica
Vídeo-blogs
Internet na publicidade
Multimodality (Linguistics)
YouTube (Electronic resource)
Multiliteracies
Systemic grammar
Video blogs
Internet in publicity
topic Multimodalidade (Linguística)
YouTube (Recurso eletrônico)
Multiletramentos
Gramática sistêmica
Vídeo-blogs
Internet na publicidade
Multimodality (Linguistics)
YouTube (Electronic resource)
Multiliteracies
Systemic grammar
Video blogs
Internet in publicity
description Orientador: Petrilson Alan Pinheiro da Silva
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635224
LIMA-SILVA, Mayara Pereira. Vlogs e publicidade no YouTube: análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTube. 2018. 1 recurso online (112 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635224. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635224
identifier_str_mv LIMA-SILVA, Mayara Pereira. Vlogs e publicidade no YouTube: análise multimodal de estratégias publicitárias em vlogs no YouTube. 2018. 1 recurso online (112 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635224. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1063983
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (112 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138533015814144