As relações de trabalho no setor aereo : estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Altair da Silva, 1969-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611176
Resumo: Orientador: Amilton Jose Moretto
id UNICAMP-30_6eb1eb1246cde1b2af90de595bab4c05
oai_identifier_str oai::475582
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As relações de trabalho no setor aereo : estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadoresLabor relations in the transport sector : a study on the impact of changes in the airline in Brazil on workersAeronáutica comercial - BrasilAviadoresRelações trabalhistasBrazilian commercial AviationAirline pilotsLabor relations in the airline sectorsOrientador: Amilton Jose MorettoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de EconomiaResumo: Esta dissertação analisa as transformações ocorridas no transporte aéreo regular no Brasil entre os anos 1990 e 2006 e os principais impactos nas relações de trabalho no setor. Para dar conta dessas alterações procuramos, num primeiro momento, analisar o setor aéreo desde a criação das primeiras empresas, da constituição do seu marco regulatório, como também através dos movimentos de expansão e retração do setor. No período mais recente, buscamos traçar um paralelo entre os determinantes macroeconômicos, regulatórios, bem como das estratégias de gestão adotadas pela empresas aéreas. Com efeito, num segundo momento estabelecemos uma breve caracterização do emprego no setor, com ênfase na categoria aeronauta. Analisamos também a representação de classe da categoria e as negociações coletivas ocorridas nas entre 1990 e 2006. Foi possível constatar que tais mudanças afetaram o setor de forma decisiva. O desempenho, inferido pelo tráfego aéreo indicou taxas de crescimento superiores ao crescimento do PIB. Esse bom resultado foi puxado pela demanda no mercado doméstico (ass-km utilizados), que cresceu 174% no período. Essa expansão garantiu ao segmento doméstico maior participação em relação ao segmento internacional. Por outro lado, grandes empresas aéreas que atuavam no mercado doméstico na década de 1990, como Transbrasil, Vasp e Varig desapareceram. A Varig, após uma longa agonia, acabou sendo absorvida pelo Grupo GOL. Contudo, essa mudança radical não afetou a forte concentração do setor, que continuou com pelo menos duas grandes empresas aéreas, abocanhando aproximadamente 90% do mercado doméstico. Porém, é preciso destacar que esse período trouxe à baila uma profunda mudança, caracterizada pela redução generalizada de custos nas aéreas, lançamentos de novos produtos/serviços, segmentação de clientes, incrementos tecnológicos e aumento expressivo da produtividade. Os ajustes descritos acima atingiram os trabalhadores, precarizando as relações de trabalho. Nesse sentido foi possível verificar uma contração dos rendimentos reais, além da intensificação do trabalho e da alteração do perfil dos aeronautas, sobretudo na redução dos vínculos de trabalho de longa duração. Observamos que dentre os aeronautas, os comissários de bordo absorveram os maiores impactos, tanto pela elevação da rotatividade, como pela contração dos rendimentos reais e pelo aumento dos vínculos de trabalho de curta duração. Diante desse cenário, de forte instabilidade e de pesada ofensiva das empresas aéreas, buscando flexibilizar as relações de trabalho e reduzir custos, os trabalhadores conseguiram resistir, o Sindicato dos Aeronautas-SNA conseguiu preservar a regulamentação da categoria, bem como o padrão das negociações coletivas, ainda que esse período tenha-se notabilizado pela fragilidade sindical (baixa sindicalização e descolamento da base) e pela fragmentação da representação dos trabalhadores do setor.Abstract: In this thesis we analyze the changes in the air transport sector in Brazil between 1990 and 2006 as well as the main impacts on labor relations in the sector. To understand these changes, we initially analyze the airline industry since the creation of the first companies, the formation of its regulatory framework, until the period of intense movements of expansion and contraction of the sector. In a more recent period, we seek to draw a parallel among three aspects: macroeconomic, regulatory, and those associated to management strategies adopted by airlines. Considering this scenario, we established a brief description of employment in the sector, with emphasis on the category (Flight Deck Crew and Cabin Crew member), analyzing also the representation of the class and collective bargaining occurred in between 1990 and 2006. It was possible to observe that these changes had affected the air traffic sector in a decisive way. The business performance, as inferred by air traffic, had presented higher growth rates than the GDPgrowth. This good result was driven by demand in the domestic market (ass-km used), which grew 174% in the period. This expansion assured the domestic segment greater participation in relation to the international segment. Nevertheless major airline companies that have operated in the domestic market in the 1990s, as Transbrasil, Varig and Vasp, have disappeared. Varig, after a long agony, was finally absorbed by the group GOL. This radical change did not affect the strong concentration of the sector, which continued with at least two major airlines, snapping up about 90% of the domestic market. We must emphasize also that this period brought to fore a profound change, characterized by the general reduction of total operating costs, launching of new products/services, customer segmentation, technological advances and significant increase in productivity. Never the less the adjustments described above affected workers, causing a precarization of work relations. In this sense, it could be seen a contraction in real incomes, besides na intensification of the working journey. Changes on the employees profile were experienced, especially because of the reduction of working ties of long duration. We noticed that among the category, flight attendants category absorbed the greatest impact, by the increase in turnover, by the contraction in real incomes and also by the increase of short-term employment bonds. Facing this scenario, of strong instability and of heavy offensive by the airlines companies, seeking more flexible employment relationships and reduced costs, the workers were able to resist. The union of category (Flight Deck Crew and Cabin Crew member) -SNA has managed to preserve the rules of the class, as well as the pattern of collective negotiations, although this period has became notorious by a weak union (low unionization and detachment of the base), the fragmentation of worker representation in the sector.MestradoEconomia Social e do TrabalhoMestre em Desenvolvimento Econômico[s.n.]Moretto, Amilton Jose, 1961-Pochmann, MarcioCalvete, Cássio da SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de EconomiaPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Altair da Silva, 1969-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf137 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611176GARCIA, Altair da Silva. As relações de trabalho no setor aereo: estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadores. 2009. 137 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611176. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/475582porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:45:28Zoai::475582Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações de trabalho no setor aereo : estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadores
Labor relations in the transport sector : a study on the impact of changes in the airline in Brazil on workers
title As relações de trabalho no setor aereo : estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadores
spellingShingle As relações de trabalho no setor aereo : estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadores
Garcia, Altair da Silva, 1969-
Aeronáutica comercial - Brasil
Aviadores
Relações trabalhistas
Brazilian commercial Aviation
Airline pilots
Labor relations in the airline sectors
title_short As relações de trabalho no setor aereo : estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadores
title_full As relações de trabalho no setor aereo : estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadores
title_fullStr As relações de trabalho no setor aereo : estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadores
title_full_unstemmed As relações de trabalho no setor aereo : estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadores
title_sort As relações de trabalho no setor aereo : estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadores
author Garcia, Altair da Silva, 1969-
author_facet Garcia, Altair da Silva, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretto, Amilton Jose, 1961-
Pochmann, Marcio
Calvete, Cássio da Silva
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Economia
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Altair da Silva, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Aeronáutica comercial - Brasil
Aviadores
Relações trabalhistas
Brazilian commercial Aviation
Airline pilots
Labor relations in the airline sectors
topic Aeronáutica comercial - Brasil
Aviadores
Relações trabalhistas
Brazilian commercial Aviation
Airline pilots
Labor relations in the airline sectors
description Orientador: Amilton Jose Moretto
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611176
GARCIA, Altair da Silva. As relações de trabalho no setor aereo: estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadores. 2009. 137 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611176. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611176
identifier_str_mv GARCIA, Altair da Silva. As relações de trabalho no setor aereo: estudo sobre o impacto das transformações no transporte aereo regular no Brasil sobre os trabalhadores. 2009. 137 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611176. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/475582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
137 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138463564431360