"Escrever eu não sei, agora falar [...] quer ser meu escrivão?" : um estudo sobre multiletramentos e práticas de ensino mais inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rachel Ferreira Oliveira, 1979-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641920
Resumo: Orientador: Aryane Santos Nogueira
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spelling "Escrever eu não sei, agora falar [...] quer ser meu escrivão?" : um estudo sobre multiletramentos e práticas de ensino mais inclusivas"Writing I don't know, but speaking [...] do you want to be my scribe?" : a study on multiliteracies and more inclusive teaching practicesEnsino da Língua PortuguesaMultiletramentosInclusãoPrática de ensinoPortuguese Language TeachingMultiliteraciesInclusionTeaching practiceOrientador: Aryane Santos NogueiraDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar práticas de ensino de português pautadas nos multiletramentos, reconhecendo a necessidade de organizar o ensino para mobilizar práticas mais inclusivas. Há poucos estudos na literatura brasileira que considerem os multiletramentos como possibilidade de inclusão, entendida nesta dissertação, não como restrita ao âmbito das deficiências, como é comum no país, mas como a participação real e efetiva da diversidade de alunos que compõem uma sala de aula (HALL, 2000, 2003, [1992]-2006; SILVA, 2000, 2011; SAWAIA, 1999; CAVALCANTI, 2013). Para tanto, esta pesquisa norteou-se pelo conceito dos multiletramentos (GNL, 1996; COPE; KALANTIS, 2009, 2015; 2016; ROJO, 2012, 2013) que aponta para duas diversidades a serem consideradas nas salas de aula: as diferenças socioculturais as quais inviabilizam a escola de considerar apenas as culturas clássicas/cânones e as várias linguagens dos textos contemporâneos que podem contemplar ao mesmo tempo características do oral, do visual e do escrito. Assim, para geração dos registros foi aplicada uma Unidade de Ensino reorganizada a partir da perspectiva dos multiletramentos, em um sétimo ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior do estado de São Paulo, com vinte alunos de idades entre 12 e 15 anos. Trata-se, portanto, de um estudo de caso descritivo com uma abordagem qualitativa. Os instrumentos para geração dos dados foram observação participante, vídeo-gravações das aulas e registros em diário de campo. Nos dados analisados nesta pesquisa, foi observado que trabalhar sob a perspectiva da pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996; COPE; KALANTZIS, 2009) mobilizou situações de ensino que promoveram uma participação mais efetiva em sala de aula, porque os alunos tiveram a oportunidade de manifestar suas culturas, compreensões, línguas/ linguagens nas atividades desenvolvidas. Foi observada também a potencialidade de a inclusão acontecer, em outros espaços de interações sociais, porque as práticas pertencentes ao cotidiano dos estudantes, das quais esses poderiam estar participando de forma acrítica, foram ressignificadas, devido à possibilidade de problematizar tais conhecimentos em classe. Ainda assim, as práticas inclusivas observadas nessas situações de ensino não deixaram de ser atravessadas, em alguns momentos, pela cultura do tipicamente escolarAbstract: This research aimed to investigate Portuguese teaching practices based on multiliteracies, recognizing the need to organize teaching in order to mobilize more inclusive practices. There are few studies in Brazilian literature that consider multiliteracies as a possibility for inclusion, understood in this dissertation not as restricted to the field of disabilities, as it is common in the country, but as the real and effective participation of the diversity of students in a classroom (HALL, 2000, 2003, [1992]-2006; SILVA, 2000, 2011; SAWAIA, 1999; CAVALCANTI, 2013). To this end, this research was guided by the concept of multiliteracies (GNL, 1996; COPE; KALANTIS, 2009, 2015; 2016; ROJO, 2012, 2013), which points to two diversities to be considered in the classroom: sociocultural differences that make it impossible for schools to consider only classical/canonical cultures and the various languages of contemporary texts that can include at the same time oral, visual, and written characteristics. Thus, to generate the records, a Teaching Unit reorganized from the perspective of multiliteracies was applied in a seventh grade of elementary school in a municipal school in the countryside of the state of São Paulo, with twenty students aged between 12 and 15 years old. It is, therefore, a descriptive case study with a qualitative approach. The instruments for data generation were participant observation, video recordings of the classes, and field diary entries. In the data analyzed in this research, it was observed that working under the perspective of multiliteracies pedagogy (GNL, 1996; COPE; KALANTZIS, 2009) mobilized teaching situations that promoted a more effective participation in the classroom, because students had the opportunity to manifest their cultures, understandings, languages in the developed activities. It was also observed the potentiality of inclusion to happen in other spaces of social interactions, because the practices belonging to the students' everyday life, in which they could be participating in an uncritical way, were re-signified, due to the possibility of problematizing such knowledge in class. Even so, the inclusive practices observed in these teaching situations were crossed, in some moments, by the typical school cultureMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Nogueira, Aryane Santos, 1986-Rosa, Ana Amélia Calazans daNascimento, Lilian Cristine RibeiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Rachel Ferreira Oliveira, 1979-20212021-05-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (112 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641920SANTOS, Rachel Ferreira Oliveira. "Escrever eu não sei, agora falar [...] quer ser meu escrivão?": um estudo sobre multiletramentos e práticas de ensino mais inclusivas. 2021. 1 recurso online (112 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641920. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166456Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T09:39:42Zoai::1166456Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-20T09:39:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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