Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabricio de Paula
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995
Resumo: Orientador: José Roberto Rus Perez
id UNICAMP-30_6fccab3f920fea17ad62f38f18ca52ea
oai_identifier_str oai::807338
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacionalImpact evaluation of the use of computers in education : a review of the international researchEnsino gerenciado por computadorEducação e EstadoTecnologia educacionalPesquisa educacional - BibliografiaComputer-assisted instructionEducational policyEducational technologyEducational research - BibliographyOrientador: José Roberto Rus PerezDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar e sistematizar parte do conhecimento científico internacional acerca da avaliação de impactos do uso de computadores junto aos sistemas educacionais. Tal proposta originou-se da constatação da integração cada vez maior das tecnologias digitais à educação básica, nível escolar foco deste trabalho. Além disso, há, internacionalmente, um volume enorme de pesquisas publicadas, sendo que todo esse conhecimento, muitas vezes, permanece desconexo e espalhado por diversos repositórios. Observou-se, também, que, simultaneamente, há um grande interesse de pesquisadores em avaliar os resultados de tal processo, fomentando todo um campo de pesquisa, que se orienta, por sua vez, pela investigação do que muda no comportamento, pensamento e relações humanas de professores, alunos e gestores, em função da presença de computadores como um elemento comum dos sistemas educacionais. A partir de um mapeamento, que permitiu selecionar, um conjunto especial de artigos e publicações, algumas dezenas de trabalhos relevantes à pesquisa em questão, buscou-se organizar "o quê" as pesquisas avaliam e "como" elas avaliam. Isso significa a sistematização de categorias de análise e métodos de pesquisa utilizados nos documentos revisados. Tendo por universo um conjunto específico de publicações em língua inglesa, buscou-se lançar luzes, sobre o vasto conhecimento científico acumulado e divulgado internacionalmente, de modo a contribuir, também, para o desenvolvimento, cada vez maior, da pesquisa nacional.Abstract: This thesis aims to identify and systematize the scientific knowledge about the international impact evaluation of the use of computers in educational systems. This proposal stems from the findings of increasing integration of digital technologies for basic education, school level focus of this dissertation. Moreover, there is a enormous volume of international publications, and much of this knowledge often remains disconnected and spread across several repositories. It was noted that there is great interest from researchers in evaluating the results of that process, promoting a whole research field which is guided by research of what changes in behavior, thinking and human relationships of teachers, students and managers, with respect to the presence of computers as a usual component of education systems. Have been selected, from among thousands of studies, a few dozen relevant research for this dissertation, to organize "what" and "how" these studies carry out their evaluations. Which means the systematization of categories of analysis and research methodologies used in the documents reviewed. Based solely on a specific set of English language publications, we attempted to shed light on the vast knowledge that has been accumulated and disseminated internationally to contribute also to the increasing development of the national survey.MestradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisMestre em Educação[s.n.]Rus Perez, José Roberto, 1956-Liesenberg, Hans Kurt EdmundCavalcanti, Paula ArcoverdeUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Fabricio de Paula2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf282 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995SILVA, Fabricio de Paula. Avaliação de impacto do uso de computadores na educação: um olhar sobre a pesquisa internacional. 2011. 282 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807338porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:21:55Zoai::807338Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:21:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional
Impact evaluation of the use of computers in education : a review of the international research
title Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional
spellingShingle Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional
Silva, Fabricio de Paula
Ensino gerenciado por computador
Educação e Estado
Tecnologia educacional
Pesquisa educacional - Bibliografia
Computer-assisted instruction
Educational policy
Educational technology
Educational research - Bibliography
title_short Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional
title_full Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional
title_fullStr Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional
title_full_unstemmed Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional
title_sort Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional
author Silva, Fabricio de Paula
author_facet Silva, Fabricio de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rus Perez, José Roberto, 1956-
Liesenberg, Hans Kurt Edmund
Cavalcanti, Paula Arcoverde
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabricio de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino gerenciado por computador
Educação e Estado
Tecnologia educacional
Pesquisa educacional - Bibliografia
Computer-assisted instruction
Educational policy
Educational technology
Educational research - Bibliography
topic Ensino gerenciado por computador
Educação e Estado
Tecnologia educacional
Pesquisa educacional - Bibliografia
Computer-assisted instruction
Educational policy
Educational technology
Educational research - Bibliography
description Orientador: José Roberto Rus Perez
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995
SILVA, Fabricio de Paula. Avaliação de impacto do uso de computadores na educação: um olhar sobre a pesquisa internacional. 2011. 282 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995
identifier_str_mv SILVA, Fabricio de Paula. Avaliação de impacto do uso de computadores na educação: um olhar sobre a pesquisa internacional. 2011. 282 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
282 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138486646734848