Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995 |
Resumo: | Orientador: José Roberto Rus Perez |
id |
UNICAMP-30_6fccab3f920fea17ad62f38f18ca52ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::807338 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacionalImpact evaluation of the use of computers in education : a review of the international researchEnsino gerenciado por computadorEducação e EstadoTecnologia educacionalPesquisa educacional - BibliografiaComputer-assisted instructionEducational policyEducational technologyEducational research - BibliographyOrientador: José Roberto Rus PerezDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar e sistematizar parte do conhecimento científico internacional acerca da avaliação de impactos do uso de computadores junto aos sistemas educacionais. Tal proposta originou-se da constatação da integração cada vez maior das tecnologias digitais à educação básica, nível escolar foco deste trabalho. Além disso, há, internacionalmente, um volume enorme de pesquisas publicadas, sendo que todo esse conhecimento, muitas vezes, permanece desconexo e espalhado por diversos repositórios. Observou-se, também, que, simultaneamente, há um grande interesse de pesquisadores em avaliar os resultados de tal processo, fomentando todo um campo de pesquisa, que se orienta, por sua vez, pela investigação do que muda no comportamento, pensamento e relações humanas de professores, alunos e gestores, em função da presença de computadores como um elemento comum dos sistemas educacionais. A partir de um mapeamento, que permitiu selecionar, um conjunto especial de artigos e publicações, algumas dezenas de trabalhos relevantes à pesquisa em questão, buscou-se organizar "o quê" as pesquisas avaliam e "como" elas avaliam. Isso significa a sistematização de categorias de análise e métodos de pesquisa utilizados nos documentos revisados. Tendo por universo um conjunto específico de publicações em língua inglesa, buscou-se lançar luzes, sobre o vasto conhecimento científico acumulado e divulgado internacionalmente, de modo a contribuir, também, para o desenvolvimento, cada vez maior, da pesquisa nacional.Abstract: This thesis aims to identify and systematize the scientific knowledge about the international impact evaluation of the use of computers in educational systems. This proposal stems from the findings of increasing integration of digital technologies for basic education, school level focus of this dissertation. Moreover, there is a enormous volume of international publications, and much of this knowledge often remains disconnected and spread across several repositories. It was noted that there is great interest from researchers in evaluating the results of that process, promoting a whole research field which is guided by research of what changes in behavior, thinking and human relationships of teachers, students and managers, with respect to the presence of computers as a usual component of education systems. Have been selected, from among thousands of studies, a few dozen relevant research for this dissertation, to organize "what" and "how" these studies carry out their evaluations. Which means the systematization of categories of analysis and research methodologies used in the documents reviewed. Based solely on a specific set of English language publications, we attempted to shed light on the vast knowledge that has been accumulated and disseminated internationally to contribute also to the increasing development of the national survey.MestradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisMestre em Educação[s.n.]Rus Perez, José Roberto, 1956-Liesenberg, Hans Kurt EdmundCavalcanti, Paula ArcoverdeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Fabricio de Paula2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf282 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995SILVA, Fabricio de Paula. Avaliação de impacto do uso de computadores na educação: um olhar sobre a pesquisa internacional. 2011. 282 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807338porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:21:55Zoai::807338Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:21:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional Impact evaluation of the use of computers in education : a review of the international research |
title |
Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional |
spellingShingle |
Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional Silva, Fabricio de Paula Ensino gerenciado por computador Educação e Estado Tecnologia educacional Pesquisa educacional - Bibliografia Computer-assisted instruction Educational policy Educational technology Educational research - Bibliography |
title_short |
Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional |
title_full |
Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional |
title_fullStr |
Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional |
title_full_unstemmed |
Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional |
title_sort |
Avaliação de impacto do uso de computadores na educação : um olhar sobre a pesquisa internacional |
author |
Silva, Fabricio de Paula |
author_facet |
Silva, Fabricio de Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rus Perez, José Roberto, 1956- Liesenberg, Hans Kurt Edmund Cavalcanti, Paula Arcoverde Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabricio de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino gerenciado por computador Educação e Estado Tecnologia educacional Pesquisa educacional - Bibliografia Computer-assisted instruction Educational policy Educational technology Educational research - Bibliography |
topic |
Ensino gerenciado por computador Educação e Estado Tecnologia educacional Pesquisa educacional - Bibliografia Computer-assisted instruction Educational policy Educational technology Educational research - Bibliography |
description |
Orientador: José Roberto Rus Perez |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995 SILVA, Fabricio de Paula. Avaliação de impacto do uso de computadores na educação: um olhar sobre a pesquisa internacional. 2011. 282 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995 |
identifier_str_mv |
SILVA, Fabricio de Paula. Avaliação de impacto do uso de computadores na educação: um olhar sobre a pesquisa internacional. 2011. 282 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615995. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 282 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822248904297545728 |