Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992 |
Resumo: | Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva |
id |
UNICAMP-30_6fe56b77ce9433ae6404f779c3a0d830 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1166771 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docênciaElements of the physics teacher constitution process : a study based on undergraduate studies and initial teaching activitiesFísica - Estudo e ensinoFísica - Formação de professoresProfessores - Prática profissionalPhysics - Study and teachingPhysics - Teacher trainingTeachers - Professional practiceOrientador: Fernanda Keila Marinho da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A pesquisa aborda duas temáticas: a formação de professores da área de física e o processo de constituição profissional docente. Por um lado temos os impasses de uma formação de professores de física pautada, na maior parte das vezes, em um modelo de formação que privilegia conteúdos específicos em detrimento de conteúdos pedagógicos e práticos. E por outro, temos o licenciando de física nesse processo de formação tecendo sua constituição profissional, isto é, tornando-se e compreendendo-se professor. Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo compreender o processo de constituição profissional de professores de Física a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência. Para isso, tornou-se necessário desmembrar a temática apresentada em três tópicos específicos ao decorrer da pesquisa, sendo eles: apresentar o processo inicial da docência, considerando os relatos das experiências vivenciadas na formação inicial (curso de Licenciatura em Física) e nas atividades iniciais de docência; apresentar as percepções dos professores e futuros professores acerca da condição profissional docente na área de Física, destacando o que eles pensam sobre a profissão e seu exercício; e investigar qual o papel da Educação Básica, da formação inicial, das atividades de docência e de outros contextos na constituição profissional dos sujeitos participantes. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, com quatro alunos do curso de Licenciatura em Física de uma universidade estadual e foram realizadas em dois momentos diferentes: durante e após a formação inicial. Em ambas as etapas procuramos privilegiar as experiências e vivências pessoais e profissionais dos sujeitos. Os dados foram sistematizados a partir da abordagem qualitativa. Neste sentido, destaca-se o interesse deste trabalho pelo processo e não apenas pelos resultados. A descrição, a análise e a interpretação dos dados estabeleceram-se a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados da investigação apontam que os sujeitos participantes vão se constituindo professores de física a partir de cinco elementos: dos motivos que os levaram a escolher o curso de Licenciatura em Física; do entendimento que apresentam do curso e da formação inicial; das percepções que possuem acerca do papel social de professores de física; das experiências com as atividades de docência e das características intrapessoais e dos relacionamentos interpessoais. Além disso, ressalta a importância do acompanhamento do sujeito em seu processo formativo para que, desde o primeiro dia de aula, possam ser estabelecidas discussões que favoreçam o autoconhecimento, a reflexão constante sobre a função social da profissão docente em Física e dos demais sujeitos envolvidos no processo educacionalAbstract: The research addresses two themes: the training of teachers in the area of physics and the process of professional teacher constitution. On the one hand we have the impasses of a training of physics teachers based, in most cases, on a training model that privileges specific contents over pedagogical and practical contents. And on the other, we have the undergraduate physics in this process of training weaving his professional constitution, that is, becoming and understanding himself as a teacher. Thus, this research aimed to understand the process of professional constitution of physics teachers from the degree and initial teaching activities. For this, it became necessary to dismember the theme presented in three specific topics during the research, namely: presenting the initial teaching process, considering the reports of the experiences experienced in initial education (Undergraduate physics course) and in the initial teaching activities; to present the perceptions of teachers and future teachers about the professional condition of teachers in the area of Physics, highlighting what they think about the profession and its exercise; and to investigate the role of Basic Education, Initial Education, early career and other contexts in the professional constitution of the participating subjects. Data collection occurred through semi-structured interviews with four students of the Physics Degree course at a state university and were performed at two different times: during and after initial training. In both stages we tried to give voice to the subjects, privileged their experiences and personal and professional experiences. The data were systematized from the qualitative approach. In this sense, the interest of this work in the process and not only for the results is highlighted. The description, analysis and interpretation of the data were established based on the Content Analysis proposed by Bardin. The results of the research indicate that the participants are constituting physics teachers based on five elements: the reasons that led them to choose the Degree course in Physics; their understanding of the course and initial formation; their perceptions about the social role of physics teachers; experiences with teaching activities and intrapersonal characteristics and interpersonal relationships. In addition, it emphasizes the importance of monitoring the subject in his formative process so that, from the first day of school, discussions can be established that favor self-knowledge, the constant reflection on the social function of the teaching profession in Physics and the other subjects involved in the educational processDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES001[s.n.]Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-Pinheiro, Rosa AparecidaGebara, Maria José FontanaSouza, Carolina Rodrigues dePetrucci-Rosa, Maria InêsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarques, Francine de Fátima da Cunha, 1986-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (232 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992MARQUES, Francine de Fátima da Cunha. Elementos do processo de constituição profissional de professores de física: um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência. 2021. 1 recurso online (232 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166771Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-23T17:00:29Zoai::1166771Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-23T17:00:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência Elements of the physics teacher constitution process : a study based on undergraduate studies and initial teaching activities |
title |
Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência |
spellingShingle |
Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência Marques, Francine de Fátima da Cunha, 1986- Física - Estudo e ensino Física - Formação de professores Professores - Prática profissional Physics - Study and teaching Physics - Teacher training Teachers - Professional practice |
title_short |
Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência |
title_full |
Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência |
title_fullStr |
Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência |
title_full_unstemmed |
Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência |
title_sort |
Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência |
author |
Marques, Francine de Fátima da Cunha, 1986- |
author_facet |
Marques, Francine de Fátima da Cunha, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975- Pinheiro, Rosa Aparecida Gebara, Maria José Fontana Souza, Carolina Rodrigues de Petrucci-Rosa, Maria Inês Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Francine de Fátima da Cunha, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Física - Formação de professores Professores - Prática profissional Physics - Study and teaching Physics - Teacher training Teachers - Professional practice |
topic |
Física - Estudo e ensino Física - Formação de professores Professores - Prática profissional Physics - Study and teaching Physics - Teacher training Teachers - Professional practice |
description |
Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992 MARQUES, Francine de Fátima da Cunha. Elementos do processo de constituição profissional de professores de física: um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência. 2021. 1 recurso online (232 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Francine de Fátima da Cunha. Elementos do processo de constituição profissional de professores de física: um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência. 2021. 1 recurso online (232 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166771 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (232 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189176001691648 |