Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Francine de Fátima da Cunha, 1986-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992
Resumo: Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva
id UNICAMP-30_6fe56b77ce9433ae6404f779c3a0d830
oai_identifier_str oai::1166771
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docênciaElements of the physics teacher constitution process : a study based on undergraduate studies and initial teaching activitiesFísica - Estudo e ensinoFísica - Formação de professoresProfessores - Prática profissionalPhysics - Study and teachingPhysics - Teacher trainingTeachers - Professional practiceOrientador: Fernanda Keila Marinho da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A pesquisa aborda duas temáticas: a formação de professores da área de física e o processo de constituição profissional docente. Por um lado temos os impasses de uma formação de professores de física pautada, na maior parte das vezes, em um modelo de formação que privilegia conteúdos específicos em detrimento de conteúdos pedagógicos e práticos. E por outro, temos o licenciando de física nesse processo de formação tecendo sua constituição profissional, isto é, tornando-se e compreendendo-se professor. Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo compreender o processo de constituição profissional de professores de Física a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência. Para isso, tornou-se necessário desmembrar a temática apresentada em três tópicos específicos ao decorrer da pesquisa, sendo eles: apresentar o processo inicial da docência, considerando os relatos das experiências vivenciadas na formação inicial (curso de Licenciatura em Física) e nas atividades iniciais de docência; apresentar as percepções dos professores e futuros professores acerca da condição profissional docente na área de Física, destacando o que eles pensam sobre a profissão e seu exercício; e investigar qual o papel da Educação Básica, da formação inicial, das atividades de docência e de outros contextos na constituição profissional dos sujeitos participantes. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, com quatro alunos do curso de Licenciatura em Física de uma universidade estadual e foram realizadas em dois momentos diferentes: durante e após a formação inicial. Em ambas as etapas procuramos privilegiar as experiências e vivências pessoais e profissionais dos sujeitos. Os dados foram sistematizados a partir da abordagem qualitativa. Neste sentido, destaca-se o interesse deste trabalho pelo processo e não apenas pelos resultados. A descrição, a análise e a interpretação dos dados estabeleceram-se a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados da investigação apontam que os sujeitos participantes vão se constituindo professores de física a partir de cinco elementos: dos motivos que os levaram a escolher o curso de Licenciatura em Física; do entendimento que apresentam do curso e da formação inicial; das percepções que possuem acerca do papel social de professores de física; das experiências com as atividades de docência e das características intrapessoais e dos relacionamentos interpessoais. Além disso, ressalta a importância do acompanhamento do sujeito em seu processo formativo para que, desde o primeiro dia de aula, possam ser estabelecidas discussões que favoreçam o autoconhecimento, a reflexão constante sobre a função social da profissão docente em Física e dos demais sujeitos envolvidos no processo educacionalAbstract: The research addresses two themes: the training of teachers in the area of physics and the process of professional teacher constitution. On the one hand we have the impasses of a training of physics teachers based, in most cases, on a training model that privileges specific contents over pedagogical and practical contents. And on the other, we have the undergraduate physics in this process of training weaving his professional constitution, that is, becoming and understanding himself as a teacher. Thus, this research aimed to understand the process of professional constitution of physics teachers from the degree and initial teaching activities. For this, it became necessary to dismember the theme presented in three specific topics during the research, namely: presenting the initial teaching process, considering the reports of the experiences experienced in initial education (Undergraduate physics course) and in the initial teaching activities; to present the perceptions of teachers and future teachers about the professional condition of teachers in the area of Physics, highlighting what they think about the profession and its exercise; and to investigate the role of Basic Education, Initial Education, early career and other contexts in the professional constitution of the participating subjects. Data collection occurred through semi-structured interviews with four students of the Physics Degree course at a state university and were performed at two different times: during and after initial training. In both stages we tried to give voice to the subjects, privileged their experiences and personal and professional experiences. The data were systematized from the qualitative approach. In this sense, the interest of this work in the process and not only for the results is highlighted. The description, analysis and interpretation of the data were established based on the Content Analysis proposed by Bardin. The results of the research indicate that the participants are constituting physics teachers based on five elements: the reasons that led them to choose the Degree course in Physics; their understanding of the course and initial formation; their perceptions about the social role of physics teachers; experiences with teaching activities and intrapersonal characteristics and interpersonal relationships. In addition, it emphasizes the importance of monitoring the subject in his formative process so that, from the first day of school, discussions can be established that favor self-knowledge, the constant reflection on the social function of the teaching profession in Physics and the other subjects involved in the educational processDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES001[s.n.]Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-Pinheiro, Rosa AparecidaGebara, Maria José FontanaSouza, Carolina Rodrigues dePetrucci-Rosa, Maria InêsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarques, Francine de Fátima da Cunha, 1986-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (232 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992MARQUES, Francine de Fátima da Cunha. Elementos do processo de constituição profissional de professores de física: um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência. 2021. 1 recurso online (232 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166771Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-23T17:00:29Zoai::1166771Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-23T17:00:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência
Elements of the physics teacher constitution process : a study based on undergraduate studies and initial teaching activities
title Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência
spellingShingle Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência
Marques, Francine de Fátima da Cunha, 1986-
Física - Estudo e ensino
Física - Formação de professores
Professores - Prática profissional
Physics - Study and teaching
Physics - Teacher training
Teachers - Professional practice
title_short Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência
title_full Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência
title_fullStr Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência
title_full_unstemmed Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência
title_sort Elementos do processo de constituição profissional de professores de física : um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência
author Marques, Francine de Fátima da Cunha, 1986-
author_facet Marques, Francine de Fátima da Cunha, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Fernanda Keila Marinho da, 1975-
Pinheiro, Rosa Aparecida
Gebara, Maria José Fontana
Souza, Carolina Rodrigues de
Petrucci-Rosa, Maria Inês
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Francine de Fátima da Cunha, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Física - Formação de professores
Professores - Prática profissional
Physics - Study and teaching
Physics - Teacher training
Teachers - Professional practice
topic Física - Estudo e ensino
Física - Formação de professores
Professores - Prática profissional
Physics - Study and teaching
Physics - Teacher training
Teachers - Professional practice
description Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992
MARQUES, Francine de Fátima da Cunha. Elementos do processo de constituição profissional de professores de física: um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência. 2021. 1 recurso online (232 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992
identifier_str_mv MARQUES, Francine de Fátima da Cunha. Elementos do processo de constituição profissional de professores de física: um estudo a partir da licenciatura e das atividades iniciais de docência. 2021. 1 recurso online (232 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641992. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166771
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (232 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189176001691648