Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal : aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomide, Denise Camargo, 1972-
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597670
Resumo: Orientador : Sergio Eduardo Montes Castanho
id UNICAMP-30_7012e8467cf53513b6c121338473146c
oai_identifier_str oai::315094
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal : aproximaçõesAlves, Rubem, 1933-2014Escola novaLiberalismoEducação - HistóriaOrientador : Sergio Eduardo Montes CastanhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa vivencia uma reorganização do discurso liberal na educação através do estudo do pensamento pedagógico de Rubem Alves que se aproxima dos princípios do liberal escolanovismo desenvolvido no Brasil a partir da década de 30 e que até hoje é influência na história da educação. A análise das aproximações do pensamento de Alves com as propostas escolanovistas nos permitiu inferir que o seu discurso, além de constituir-se uma tentativa de reorganização dos pressupostos liberais, aponta para o discurso de transformação da escola como forma de mudar a sociedade. Sendo assim, concluímos que as proposições de Alves, no tocante à educação, apresentam muitas aproximações com a Educação Nova, principalmente no que diz respeito a crítica à educação tradicional que prioriza um saber distante do universo significativo do aluno como também no deslocamento do eixo da escola para a criança, que passa a ser vista como o centro do processo de ensino-aprendizagemAbstract: This research lives a reorganization of the liberal speech in the education through the study of the pedagogical thought of Rubem Alves which comes c1oser to the principles of the "liberal escolanovismo" developed in Brazil since the decade of 30 and which is still an influence in the history of education. The analysis of the approaches of Alves's thoughts aIong with the "escolanovistas" proposals allowed us to infer that his speech, besides consisting an attempt of the reorganization of liberal views, points to the speech of transformation of the school as a way of changing the society. This way, we conc1ude that Alves' s proposals, refering to the education, present many approaches as those of the New Education, mainly when it is related to the critical to the traditional education which prioritizes a distant knowing of the student universe as well significant as in the displacement of the axle of the school for the child, which is seen as the center of the teaching learning processMestradoMestre em Educação[s.n.]Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomide, Denise Camargo, 1972-20042004-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf161p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597670GOMIDE, Denise Camargo. Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal: aproximações. 2004. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597670. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/315094porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:58:14Zoai::315094Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:58:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal : aproximações
title Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal : aproximações
spellingShingle Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal : aproximações
Gomide, Denise Camargo, 1972-
Alves, Rubem, 1933-2014
Escola nova
Liberalismo
Educação - História
title_short Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal : aproximações
title_full Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal : aproximações
title_fullStr Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal : aproximações
title_full_unstemmed Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal : aproximações
title_sort Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal : aproximações
author Gomide, Denise Camargo, 1972-
author_facet Gomide, Denise Camargo, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomide, Denise Camargo, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Alves, Rubem, 1933-2014
Escola nova
Liberalismo
Educação - História
topic Alves, Rubem, 1933-2014
Escola nova
Liberalismo
Educação - História
description Orientador : Sergio Eduardo Montes Castanho
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-07-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597670
GOMIDE, Denise Camargo. Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal: aproximações. 2004. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597670. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GOMIDE, Denise Camargo. Rubem Alves e o pensamento educacional-liberal: aproximações. 2004. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597670. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/315094
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
161p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188908475351040