A felicidade na educação infantil na visão de Rubem Alves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Juliana Santos de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19158
Resumo: Se não há prazer na função pedagógica, há então uma falha em sua missão. Ao professor cabe a necessidade de ensinar a felicidade e se reconhecer e fazer com que seja reconhecido por seus alunos como um “pastor da alegria”. A pesquisa tem como objetivo entender como é possível inserir a felicidade como uma ferramenta para a aprendizagem dentro da Educação Infantil na concepção das obras de Rubem Alves. A metodologia de pesquisa foi constituída de uma busca documental, de caráter bibliográfico, em meio as bibliografias de Rubem Alves. Como resultados a pesquisa abrangeu o desenvolvimento da criança, por meio do professor que assume a postura de um educador mediador, resgatando através da alegria, afetividade e das brincadeiras, o desenvolvimento infantil, em ambientes de aprendizagem dentro do cotidiano escolar utilizando a felicidade e o lúdico, como proposta de trabalho. Conclui-se na visão de Rubem Alves, que a formação docente na Educação Infantil e a formação continuada contribuem significativamente para o exercício pedagógico, onde os conhecimentos dos aportes teóricos visam influenciar esta prática até os dias atuais e fomentam discussões significativas acerca das temáticas que envolvem o trabalho pedagógico com a Educação Infantil, para fazer com que os alunos reconheçam o educador, promovendo desde cedo o gosto pela vida acadêmica, contribuindo de forma significativa na formação de cidadãos capazes de fazer a diferença em seu meio social. Sendo está a verdadeira função do professor.
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