A percepção de professores atuantes no ensino de matematica nas escolas estaduais da delegacia de ensino de Itu, do movimento matematica moderna e de sua influencia no curriculo atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria do Carmo de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587504
Resumo: Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
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spelling A percepção de professores atuantes no ensino de matematica nas escolas estaduais da delegacia de ensino de Itu, do movimento matematica moderna e de sua influencia no curriculo atualCurrículosProfessores - FormaçãoPercepçãoOrientador: Anna Regina Lanner de MouraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo tem por objetivo investigar as percepções de professores que lecionam na rede pública em escolas pertencentes à Delegacia de Ensino de Itu sobre o Movimento Matemática Moderna, e como este influencia o atual ensino de Matemática. Ao analisarmos as falas dos professores, destacamos sua formação inicial e acadêmica, focalizando o como a vida estudantil articula-se com a trajetória profissional bem como a reflexão destes professores sobre a Proposta Curricular da Matemática Moderna e pós Matemática Moderna. Alguns resultados da pesquisa mostram que ao refletir/analisar sua vida estudantil, e ao narrar/descrever sobre sua trajetória profissional, o professor entende que o ensino atual pouco se diferencia do ensino que teve nos anos 60-70. Para ele a Matemática Moderna ainda está presente no currículo atualAbstract: This research has as objective to investigate the perception teachers that teach at Public School belonging to the Itu Teaching Department about Modern Movement Mathematics and How It's influential on Mathematics' Actual Teaching. When We analyse teachers' commentaries, We detach their initial and graduation university. This is necessary to focus as their student' s tife articulate with their professional career, so as their reflection about Modern Mathematics' and Post-Modern Mathematics' Résumé Proposal. Some results this research disclose that when the teacher reflects or analyses his student's life, and narrates or describes his professional career, He understands that the actual teaching is as little different as teaching that his had on the 60-70 years. For his, the Modern Mathematics is present at actual school résumé yetMestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSousa, Maria do Carmo de19991999-08-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf186 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587504SOUSA, Maria do Carmo de. A percepção de professores atuantes no ensino de matematica nas escolas estaduais da delegacia de ensino de Itu, do movimento matematica moderna e de sua influencia no curriculo atual. 1999. 186 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587504. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175650porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T16:59:23Zoai::175650Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T16:59:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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