A criança e suas reescritas escolares : as estruturas com determinantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Carla Luzia Carneiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605882
Resumo: Orientador: Maria Bernadete Marques Abaurre
id UNICAMP-30_721140bbb88ef86c4732828a298879b5
oai_identifier_str oai::411888
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A criança e suas reescritas escolares : as estruturas com determinantesReescritaSentido (Filosofia)Referência (Linguística)Objetos de discursoSingularidadeOrientador: Maria Bernadete Marques AbaurreTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O estudo desenvolvido, nesta tese, tem como objetivo, caracterizar o processo de produção escrita infantil, em contexto de reescrita escolar, identificando e analisando as preferências lingüísticas de duas crianças, ao usarem as categorias funcionais determinante e modificador, bem como as condições e as possíveis razões que possam ter levado essas crianças a optarem por um determinado uso. O estudo, além de contribuir para a caracterização da escrita infantil escolar, contribui para a compreensão do uso de categorias funcionais, como elementos também responsáveis por processos de produção de sentido. Em caráter instrumental de análise, considerarei as noções de objetos de discurso e de progressão textual da Lingüística de Texto, com base em Koch & Marcuschi (1998), Marcuschi & Koch (2006) e Koch (2003). Os dados das duas crianças constituem dois caminhos que partiram de um determinado ponto comum, mas que, ao longo do percurso, tomaram rumos, de certa forma, específicos. As particularidades revelam-se, nas reações às intervenções da escola e nas escolhas lingüísticas, ora como forma de intervenção na linguagem em construção/constituição, ora como forma de se relacionar com a instituição escola e se adequar a suas propostas de ¿reescrita¿Résumé: Le but de l¿étude développé dans cette thése est caracteriser le processus de la production de l¿écriture infantile, en contexte de réecrite scolaire, en identifiant et en analysant les préférences linguistiques de deux enfants, à utiliser les catégories fonctionnels Det (déterminant) et Mod (modicateur), en analysant les conditions et les possibles raisons qui ont conduit ces enfants à opter par un usage determiné. L¿étude contribue pour caractériser l¿écriture infantile scolaire et aussi pour la compréhension de l¿usage de catégories fonctionnels comme éléments aussi responsables pour processus de production du sens. En caractère instrumental d¿analyse, je considérai les notions de référence (objets du discours) et de progression textuel de la Linguistique du Texte, selon Koch & Marcuschi (1998), Marcuschi & Koch (2006) e Koch (2003). Les donnés des deux enfants constituent deux chemins qui partent d¿um même point, mais, au long du trajet, ils prennent directions spécifiques. Les singularités se révèlent, dans les réactions aux interventions de l¿ école et aux choises lingüístiques, parfois comme forme d¿ intervention dans la langage en construction/constituition, parfois comme forme de se rapporter avec l¿ instituition école et de l¿adéquation aux ses propositions d¿écritureDoutoradoDoutor em Linguística[s.n.]Abaurre, Maria Bernadete Marques, 1946-Negri, LígiaCoudry, Maria Irma HadlerMayrink-Sabinson, Maria Laura TrindadeFiad, Raquel SalekUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBorges, Carla Luzia Carneiro20072007-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf203p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605882BORGES, Carla Luzia Carneiro. A criança e suas reescritas escolares: as estruturas com determinantes. 2007. 203p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605882. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/411888porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:00:33Zoai::411888Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:00:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança e suas reescritas escolares : as estruturas com determinantes
title A criança e suas reescritas escolares : as estruturas com determinantes
spellingShingle A criança e suas reescritas escolares : as estruturas com determinantes
Borges, Carla Luzia Carneiro
Reescrita
Sentido (Filosofia)
Referência (Linguística)
Objetos de discurso
Singularidade
title_short A criança e suas reescritas escolares : as estruturas com determinantes
title_full A criança e suas reescritas escolares : as estruturas com determinantes
title_fullStr A criança e suas reescritas escolares : as estruturas com determinantes
title_full_unstemmed A criança e suas reescritas escolares : as estruturas com determinantes
title_sort A criança e suas reescritas escolares : as estruturas com determinantes
author Borges, Carla Luzia Carneiro
author_facet Borges, Carla Luzia Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abaurre, Maria Bernadete Marques, 1946-
Negri, Lígia
Coudry, Maria Irma Hadler
Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade
Fiad, Raquel Salek
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Carla Luzia Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Reescrita
Sentido (Filosofia)
Referência (Linguística)
Objetos de discurso
Singularidade
topic Reescrita
Sentido (Filosofia)
Referência (Linguística)
Objetos de discurso
Singularidade
description Orientador: Maria Bernadete Marques Abaurre
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-08-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605882
BORGES, Carla Luzia Carneiro. A criança e suas reescritas escolares: as estruturas com determinantes. 2007. 203p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605882. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BORGES, Carla Luzia Carneiro. A criança e suas reescritas escolares: as estruturas com determinantes. 2007. 203p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605882. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/411888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
203p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188974059585536