Práticas de letramento para uma criança surda inserida numa sala de ouvintes : possibilidades de uma educação bilíngüe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Graziele Kathleen Tavares Santana de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615285
Resumo: Orientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da Paz
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spelling Práticas de letramento para uma criança surda inserida numa sala de ouvintes : possibilidades de uma educação bilíngüeLiteracy practices for a deaf child included in a classroom of hearing students : possibilities for a bilingual educationInclusão escolarLetramentoEducação bilíngueInclusive schoolLiteracyBilingual educationOrientador: Zilda Maria Gesueli Oliveira da PazDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Por muito tempo a escola desconheceu as especificidades dos alunos surdos e persistiu em trabalhar com eles da mesma forma que com os ouvintes. As mesmas práticas eram e, às vezes ainda são usadas, com as mesmas exigências, desconsiderando-se que os alunos surdos apresentam diferenças linguísticas significativas, que devem ser contempladas em seu processo educacional. Reconhecendo a importância da língua de sinais para o desenvolvimento da criança surda, e levando em consideração a importância da integração e participação efetiva desta no ensino regular, o objetivo geral desta pesquisa é observar e analisar, a partir de práticas de letramento, a inserção de uma criança surda em uma das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola inclusiva, possibilitando uma proposta de educação bilíngue. Para a coleta de dados foram desenvolvidas práticas pedagógicas voltadas à interação comunicativa surdo/ouvintes, utilizando-se uma história da literatura clássica infantil, atividades de leitura e escrita e dramatização em LIBRAS (língua brasileira de sinais). Os registros se deram por meio da observação participante, provenientes de diário de campo e filmagens realizadas pela professora/pesquisadora das atividades em sala de aula. A pesquisa mostra as possibilidades de inclusão da criança surda no ensino regular, que se efetivou pelo comprometimento do professor em buscar formação e subsídios para a realização de tal processo, e ainda, propicia uma reflexão sobre novas possibilidades de olhar e avaliar o sujeito surdo na sala de aula inclusivaAbstract: For many years, schools have ignored the specific needs of deaf students, working with them as if they were hearing students. The same practices were, and often still are used with the same requirements, with no regard to the important linguistic differences deaf students present that should be addressed in their educational processes. This study recognizes the importance of sign language in the development of the deaf child and takes into consideration the importance of integration and effective participation in regular schools. The general aim of this study is to observe and analyze, from the standpoint of literacy practices, how deaf children are included in one elementary education classroom in an inclusive school in order to engender a bilingual education proposal. Data was collected in the context of pedagogical practices that focused on deaf /hearing student interaction, using a story from classical children's literature, reading and writing activities and dramatization in Brazilian Sign Language (Libras). Using participant observation, data was recorded in a field notebook and the teacher/researcher carried out the video and audio recording of classroom activities. The study shows possibilities for including deaf children in regular schools, by highlighting the role of teachers that strive to further their own education, looking for theoretical support to enhance their teaching. The study also enables one to think about new possibilities for understanding and evaluating deaf students in inclusive classroomsMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Paz, Zilda Maria Gesueli Oliveira da, 1959-Silva, Ivani RodriguesPereira, Maria Cristina da CunhaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlbuquerque, Graziele Kathleen Tavares Santana de2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf133 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615285ALBUQUERQUE, Graziele Kathleen Tavares Santana de. Práticas de letramento para uma criança surda inserida numa sala de ouvintes: possibilidades de uma educação bilíngüe. 2011. 133 p. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615285. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/794464porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:15:29Zoai::794464Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:15:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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