Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Carla Fernanda Brito, 1991-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959
Resumo: Orientador: Heloísa Andreia de Matos Lins
id UNICAMP-30_787685db7ee1ae950274feda680025d5
oai_identifier_str oai::1157345
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarizaçãoAfro-Brazilian and African children's literature in elementary school : in the tracks of a research trip, cartographies of schoolingEducaçãoRacismoLiteratura infantil afro-brasileiraLiteratura infantojuvenil - ÁfricaEnsino fundamentalProfessores - FormaçãoEducationRacismAfro-Brazilian children's literatureChildren's literature - AfricaElementary SchoolTeachers trainingOrientador: Heloísa Andreia de Matos LinsDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo cartografar as práticas de escolarização da literatura infantil afro-brasileira e africana, no contexto de uma Escola Pública de Ensino Fundamental de Campinas-SP, com vistas a identificar em qual medida se aproximam (ou não) de uma perspectiva educacional antirracista, tendo como foco central algumas narrativas docentes e os projetos da escola em questão. Neste estudo, a direção metodológica utilizada foi a cartografia, a partir da perspectiva deleuziana. Os dados produzidos por meio de observação cotidiana - registrada em diário de campo e das conversas com cinco professoras (negras e brancas) e oito crianças (negras e brancas) - foram apresentados e analisados segundo os encontros, atravessamentos e acontecimentos que movimentaram esta pesquisa viagem, em diálogo teórico com uma perspectiva antirracista e a literatura para a infância. De modo geral, verificou-se que o trabalho com a literatura infantil - que trata da temática afro-brasileira e africana - desenvolveu-se de formas variadas e com objetivos distintos, na atuação de cada docente. Neste sentido, destacaram-se duas tendências nas práticas pedagógicas com os livros: a) promover a valorização da identidade negra e b) abordar determinados conteúdos como aplicação ao currículo escolar, como o continente africano. Os principais resultados foram evidenciados a partir da problematização de algumas escolhas literárias, tendo em vista a representação estereotipada dos personagens negros no enredo. Em decorrência desse aspecto, enfatiza-se a necessidade de ações formativas que subsidiem a prática pedagógica com a literatura infantil, na perspectiva de uma educação antirracistaAbstract: This study aimed to map the schooling practices of Afro-Brazilian and African children¿s literature, in the context of a Public Elementary School in Campinas-SP, to identify if they are or not related to an anti-racist educational perspective, focusing on some teaching narratives and the school projects in question. In this study, the methodological direction used was cartography from the Deleuzian perspective. The data produced by the observation of daily life and conversations with five black and white teachers and eight black and white children, which was recorded in a field diary, were presented and analyzed according to the encounters, crossings, and events that moved this research trip in theoretical dialogue with an anti-racist perspective and children¿s literature. In general, it was found that the work with children¿s literature, which deals with Afro-Brazilian and African themes, developed in different ways and with different objectives, according to the performance of each teacher. In this sense, two trends in pedagogical practices with books were highlighted: a) promoting the valorization of black identity, and b) addressing certain contests such as the application to the school curriculum, and the African continent. The main results were evidenced by the problematization of some literary choices, taking into account the stereotyped representation of black characters in the plot. Therefore, the need for training actions that support pedagogical practice with children¿s literature is emphasized in the perspective of anti-racist educationMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Lins, Heloísa Andreia de Matos, 1974-Silva, Lilian Lopes Martin daOliveira, Maria Anória de JesusUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBispo, Carla Fernanda Brito, 1991-20202020-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 269 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959BISPO, Carla Fernanda Brito. Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização . 2020. 1 recurso online ( 269 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157345Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T07:32:40Zoai::1157345Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-16T07:32:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização
Afro-Brazilian and African children's literature in elementary school : in the tracks of a research trip, cartographies of schooling
title Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização
spellingShingle Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização
Bispo, Carla Fernanda Brito, 1991-
Educação
Racismo
Literatura infantil afro-brasileira
Literatura infantojuvenil - África
Ensino fundamental
Professores - Formação
Education
Racism
Afro-Brazilian children's literature
Children's literature - Africa
Elementary School
Teachers training
title_short Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização
title_full Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização
title_fullStr Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização
title_full_unstemmed Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização
title_sort Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização
author Bispo, Carla Fernanda Brito, 1991-
author_facet Bispo, Carla Fernanda Brito, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lins, Heloísa Andreia de Matos, 1974-
Silva, Lilian Lopes Martin da
Oliveira, Maria Anória de Jesus
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo, Carla Fernanda Brito, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Racismo
Literatura infantil afro-brasileira
Literatura infantojuvenil - África
Ensino fundamental
Professores - Formação
Education
Racism
Afro-Brazilian children's literature
Children's literature - Africa
Elementary School
Teachers training
topic Educação
Racismo
Literatura infantil afro-brasileira
Literatura infantojuvenil - África
Ensino fundamental
Professores - Formação
Education
Racism
Afro-Brazilian children's literature
Children's literature - Africa
Elementary School
Teachers training
description Orientador: Heloísa Andreia de Matos Lins
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-08-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959
BISPO, Carla Fernanda Brito. Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização . 2020. 1 recurso online ( 269 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959
identifier_str_mv BISPO, Carla Fernanda Brito. Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização . 2020. 1 recurso online ( 269 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157345
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 269 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189166921023488