Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959 |
Resumo: | Orientador: Heloísa Andreia de Matos Lins |
id |
UNICAMP-30_787685db7ee1ae950274feda680025d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1157345 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarizaçãoAfro-Brazilian and African children's literature in elementary school : in the tracks of a research trip, cartographies of schoolingEducaçãoRacismoLiteratura infantil afro-brasileiraLiteratura infantojuvenil - ÁfricaEnsino fundamentalProfessores - FormaçãoEducationRacismAfro-Brazilian children's literatureChildren's literature - AfricaElementary SchoolTeachers trainingOrientador: Heloísa Andreia de Matos LinsDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo cartografar as práticas de escolarização da literatura infantil afro-brasileira e africana, no contexto de uma Escola Pública de Ensino Fundamental de Campinas-SP, com vistas a identificar em qual medida se aproximam (ou não) de uma perspectiva educacional antirracista, tendo como foco central algumas narrativas docentes e os projetos da escola em questão. Neste estudo, a direção metodológica utilizada foi a cartografia, a partir da perspectiva deleuziana. Os dados produzidos por meio de observação cotidiana - registrada em diário de campo e das conversas com cinco professoras (negras e brancas) e oito crianças (negras e brancas) - foram apresentados e analisados segundo os encontros, atravessamentos e acontecimentos que movimentaram esta pesquisa viagem, em diálogo teórico com uma perspectiva antirracista e a literatura para a infância. De modo geral, verificou-se que o trabalho com a literatura infantil - que trata da temática afro-brasileira e africana - desenvolveu-se de formas variadas e com objetivos distintos, na atuação de cada docente. Neste sentido, destacaram-se duas tendências nas práticas pedagógicas com os livros: a) promover a valorização da identidade negra e b) abordar determinados conteúdos como aplicação ao currículo escolar, como o continente africano. Os principais resultados foram evidenciados a partir da problematização de algumas escolhas literárias, tendo em vista a representação estereotipada dos personagens negros no enredo. Em decorrência desse aspecto, enfatiza-se a necessidade de ações formativas que subsidiem a prática pedagógica com a literatura infantil, na perspectiva de uma educação antirracistaAbstract: This study aimed to map the schooling practices of Afro-Brazilian and African children¿s literature, in the context of a Public Elementary School in Campinas-SP, to identify if they are or not related to an anti-racist educational perspective, focusing on some teaching narratives and the school projects in question. In this study, the methodological direction used was cartography from the Deleuzian perspective. The data produced by the observation of daily life and conversations with five black and white teachers and eight black and white children, which was recorded in a field diary, were presented and analyzed according to the encounters, crossings, and events that moved this research trip in theoretical dialogue with an anti-racist perspective and children¿s literature. In general, it was found that the work with children¿s literature, which deals with Afro-Brazilian and African themes, developed in different ways and with different objectives, according to the performance of each teacher. In this sense, two trends in pedagogical practices with books were highlighted: a) promoting the valorization of black identity, and b) addressing certain contests such as the application to the school curriculum, and the African continent. The main results were evidenced by the problematization of some literary choices, taking into account the stereotyped representation of black characters in the plot. Therefore, the need for training actions that support pedagogical practice with children¿s literature is emphasized in the perspective of anti-racist educationMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Lins, Heloísa Andreia de Matos, 1974-Silva, Lilian Lopes Martin daOliveira, Maria Anória de JesusUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBispo, Carla Fernanda Brito, 1991-20202020-08-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 269 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959BISPO, Carla Fernanda Brito. Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização . 2020. 1 recurso online ( 269 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157345Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T07:32:40Zoai::1157345Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-16T07:32:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização Afro-Brazilian and African children's literature in elementary school : in the tracks of a research trip, cartographies of schooling |
title |
Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização |
spellingShingle |
Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização Bispo, Carla Fernanda Brito, 1991- Educação Racismo Literatura infantil afro-brasileira Literatura infantojuvenil - África Ensino fundamental Professores - Formação Education Racism Afro-Brazilian children's literature Children's literature - Africa Elementary School Teachers training |
title_short |
Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização |
title_full |
Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização |
title_fullStr |
Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização |
title_sort |
Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização |
author |
Bispo, Carla Fernanda Brito, 1991- |
author_facet |
Bispo, Carla Fernanda Brito, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lins, Heloísa Andreia de Matos, 1974- Silva, Lilian Lopes Martin da Oliveira, Maria Anória de Jesus Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bispo, Carla Fernanda Brito, 1991- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Racismo Literatura infantil afro-brasileira Literatura infantojuvenil - África Ensino fundamental Professores - Formação Education Racism Afro-Brazilian children's literature Children's literature - Africa Elementary School Teachers training |
topic |
Educação Racismo Literatura infantil afro-brasileira Literatura infantojuvenil - África Ensino fundamental Professores - Formação Education Racism Afro-Brazilian children's literature Children's literature - Africa Elementary School Teachers training |
description |
Orientador: Heloísa Andreia de Matos Lins |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-08-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959 BISPO, Carla Fernanda Brito. Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização . 2020. 1 recurso online ( 269 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959 |
identifier_str_mv |
BISPO, Carla Fernanda Brito. Literatura infantil afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental : nos rastros de uma pesquisa viagem, cartografias da escolarização . 2020. 1 recurso online ( 269 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639959. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157345 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 269 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189166921023488 |