Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Marciele Nazaré
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189
Resumo: Orientador: Neusa Maria Mendes de Gusmão
id UNICAMP-30_78ba8d527260bd0596b16b7241ffdca5
oai_identifier_str oai::358638
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SPPluralismo culturalIdentidadeInserçãoAngola - EducaçãoIdentityEducationAngolaOrientador: Neusa Maria Mendes de GusmãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho é resultado da pesquisa acerca da inserção de crianças negras brasileiras e angolanas no espaço escolar, de modo específico, nas quatro primeiras séries do ensino fundamental de uma escola pública do município de Hortolândia, interior de São Paulo. A pesquisa teve por objetivo compreender e interpretar o modo como tais crianças se percebem e são percebidas pelas demais crianças; o modo como vivenciam na prática escolar as possíveis situações de preconceitos e estereótipos; o modo como estabelecem laços de amizades e como se relacionam com os colegas. Busca ainda compreender o modo como os professores das salas de aulas pesquisadas lidam com a diversidade sociocultural ali presente e como se expressam os preconceitos e discriminações relativas à origem, raça e cor, que envolvem a criança negra angolana ou não. Tais fatos são analisados a partir de atividades do livro didático, das discussões decorrentes deste e de um projeto específico desenvolvido extra-classe. O presente trabalho aborda ainda a história do negro brasileiro e a realidade de imigração angolana no município de Hortolândia como contextos fundamentais na compreensão do universo aqui considerado e sua problemática no campo da educação escolarAbstract: This paper is the result of a research about the insertion of black Brazilian and Angolan children in school environment, more specifically in the four first years of grade school in a public institution in Hortolândia, São Paulo. The objective of this research are the understanding and interpretation of the way these children see themselves and are seen by the other children; the possible prejudices they could suffer in school practices, as well as the stereotypes eventually built; the way they make friends with other children and interact with classmates; and finally, the way the teachers deal with the socio-cultural differences present in their classroom as well as with the prejudice and discrimination in relation to origin, race and skin color regarding black children, Angolan or not. These facts have been observed during activities involving textbooks, discussions regarding these and a specific extra-class project. The present paper has also considered the history of Brazilian black people and the reality ofthe Angolan immigration in the city of Hortolândia as fundamental contexts in the understanding of this environment and the reflexes in school educationMestradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaMestre em Educação[s.n.]Gusmão, Neusa Maria Mendes de, 1948-Simson, Olga Rodrigues de Moraes VonFonseca, Dagoberto JoséKossovitch, Elisa AngottiZan, Dirce Djanira Pacheco eUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCoelho, Marciele Nazaré20052005-08-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf185f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189COELHO, Marciele Nazaré. Educação e diversidade etnico-cultural: a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP. 2005. 185f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358638porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:19:57Zoai::358638Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:19:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP
title Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP
spellingShingle Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP
Coelho, Marciele Nazaré
Pluralismo cultural
Identidade
Inserção
Angola - Educação
Identity
Education
Angola
title_short Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP
title_full Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP
title_fullStr Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP
title_full_unstemmed Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP
title_sort Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP
author Coelho, Marciele Nazaré
author_facet Coelho, Marciele Nazaré
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gusmão, Neusa Maria Mendes de, 1948-
Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von
Fonseca, Dagoberto José
Kossovitch, Elisa Angotti
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Marciele Nazaré
dc.subject.por.fl_str_mv Pluralismo cultural
Identidade
Inserção
Angola - Educação
Identity
Education
Angola
topic Pluralismo cultural
Identidade
Inserção
Angola - Educação
Identity
Education
Angola
description Orientador: Neusa Maria Mendes de Gusmão
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-08-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189
COELHO, Marciele Nazaré. Educação e diversidade etnico-cultural: a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP. 2005. 185f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
COELHO, Marciele Nazaré. Educação e diversidade etnico-cultural: a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP. 2005. 185f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
185f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138404593565696