Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189 |
Resumo: | Orientador: Neusa Maria Mendes de Gusmão |
id |
UNICAMP-30_78ba8d527260bd0596b16b7241ffdca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::358638 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SPPluralismo culturalIdentidadeInserçãoAngola - EducaçãoIdentityEducationAngolaOrientador: Neusa Maria Mendes de GusmãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho é resultado da pesquisa acerca da inserção de crianças negras brasileiras e angolanas no espaço escolar, de modo específico, nas quatro primeiras séries do ensino fundamental de uma escola pública do município de Hortolândia, interior de São Paulo. A pesquisa teve por objetivo compreender e interpretar o modo como tais crianças se percebem e são percebidas pelas demais crianças; o modo como vivenciam na prática escolar as possíveis situações de preconceitos e estereótipos; o modo como estabelecem laços de amizades e como se relacionam com os colegas. Busca ainda compreender o modo como os professores das salas de aulas pesquisadas lidam com a diversidade sociocultural ali presente e como se expressam os preconceitos e discriminações relativas à origem, raça e cor, que envolvem a criança negra angolana ou não. Tais fatos são analisados a partir de atividades do livro didático, das discussões decorrentes deste e de um projeto específico desenvolvido extra-classe. O presente trabalho aborda ainda a história do negro brasileiro e a realidade de imigração angolana no município de Hortolândia como contextos fundamentais na compreensão do universo aqui considerado e sua problemática no campo da educação escolarAbstract: This paper is the result of a research about the insertion of black Brazilian and Angolan children in school environment, more specifically in the four first years of grade school in a public institution in Hortolândia, São Paulo. The objective of this research are the understanding and interpretation of the way these children see themselves and are seen by the other children; the possible prejudices they could suffer in school practices, as well as the stereotypes eventually built; the way they make friends with other children and interact with classmates; and finally, the way the teachers deal with the socio-cultural differences present in their classroom as well as with the prejudice and discrimination in relation to origin, race and skin color regarding black children, Angolan or not. These facts have been observed during activities involving textbooks, discussions regarding these and a specific extra-class project. The present paper has also considered the history of Brazilian black people and the reality ofthe Angolan immigration in the city of Hortolândia as fundamental contexts in the understanding of this environment and the reflexes in school educationMestradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaMestre em Educação[s.n.]Gusmão, Neusa Maria Mendes de, 1948-Simson, Olga Rodrigues de Moraes VonFonseca, Dagoberto JoséKossovitch, Elisa AngottiZan, Dirce Djanira Pacheco eUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCoelho, Marciele Nazaré20052005-08-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf185f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189COELHO, Marciele Nazaré. Educação e diversidade etnico-cultural: a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP. 2005. 185f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358638porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:19:57Zoai::358638Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:19:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP |
title |
Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP |
spellingShingle |
Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP Coelho, Marciele Nazaré Pluralismo cultural Identidade Inserção Angola - Educação Identity Education Angola |
title_short |
Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP |
title_full |
Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP |
title_fullStr |
Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP |
title_full_unstemmed |
Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP |
title_sort |
Educação e diversidade etnico-cultural : a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP |
author |
Coelho, Marciele Nazaré |
author_facet |
Coelho, Marciele Nazaré |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gusmão, Neusa Maria Mendes de, 1948- Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von Fonseca, Dagoberto José Kossovitch, Elisa Angotti Zan, Dirce Djanira Pacheco e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Marciele Nazaré |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pluralismo cultural Identidade Inserção Angola - Educação Identity Education Angola |
topic |
Pluralismo cultural Identidade Inserção Angola - Educação Identity Education Angola |
description |
Orientador: Neusa Maria Mendes de Gusmão |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-08-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189 COELHO, Marciele Nazaré. Educação e diversidade etnico-cultural: a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP. 2005. 185f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) COELHO, Marciele Nazaré. Educação e diversidade etnico-cultural: a inserção de crianças negras brasileiras e de crianças angolanas no espaço da escola, Hortolandia - SP. 2005. 185f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 185f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188931590160384 |