Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Wagner Cavalcanti, 1981-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5607
Resumo: Orientador: Elisabeth Barolli
id UNICAMP-30_7c1fa2eaae62e9bec2dc59e957d4f247
oai_identifier_str oai::1249768
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computaçãoContribution of automation in the teaching physics laboratory for the learning of procedural contents in the computer engineering courseLaboratórios didáticosConteúdos procedimentaisIncertezas experimentaisDidactic laboratoriesProcedural contentsExperimental uncertaintiesOrientador: Elisabeth BarolliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Uma das funções atribuídas aos laboratórios didáticos é o desenvolvimento dos conteúdos procedimentais. A habilidade de calcular as incertezas experimentais e interpretá-las no contexto em que foram estimadas podem ser caracterizadas como um tipo de conteúdo procedimental. Entretanto, pesquisas revelam que, mesmo com a proposta de desenvolver tais conteúdos, uma das grandes dificuldades identificadas nos estudantes de graduação nas atividades desenvolvidas dentro do laboratório didático de Física é a compreensão do papel das incertezas e erros experimentais na análise do fenômeno observado. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma investigação acerca de como o emprego de uma abordagem experimental, usando a automação de experimentos de física, poderia facilitar a aprendizagem dos conteúdos procedimentais dos estudantes do curso de engenharia de computação, em especial, aqueles que se referem ao tratamento e interpretação das incertezas instrumentais e erros experimentais. A pesquisa foi desenvolvida seguindo uma metodologia que utilizou-se de uma abordagem que privilegiou o contato com os sujeitos investigados e que permitiu estudar as ações dos estudantes na condução da atividade experimental acerca da conservação da energia mecânica de corpos em rolamento. A atividade experimental foi dividida em três etapas e executada ao longo de três aulas consecutivas. A análise dos dados foi realizada em acordo com a análise textual discursiva, por meio da qual foi possível analisar os principais eventos ocorridos nas discussões feitas pelos estudantes acerca de todo o processo experimental vivenciados por eles. Essa análise possibilitou realizar uma inferência acerca da contribuição da automação para a aprendizagem dos conteúdos procedimentaisAbstract: One of the functions assigned to teaching laboratories is the development of procedural contents. The ability to calculate experimental uncertainties and interpret them in the context in which they were estimated can be characterized as a type of procedural content. However, research reveals that, even with the proposal to develop such contents, one of the major difficulties identified in undergraduate students in the activities developed within the didactic physics laboratory is the understanding of the role of uncertainties and experimental errors in the analysis of the observed phenomenon. The objective of this research was to carry out an investigation into how the use of an experimental approach, using the automation of physics experiments, could facilitate the learning of procedural content by students of the computer engineering course, in particular, those referring to the treatment and interpretation of instrumental uncertainties and experimental errors. The research was developed following a methodology that used an approach that privileged the contact with the investigated subjects and that allowed to study the actions of the students in the conduction of the experimental activity about the conservation of the mechanical energy of rolling bodies. The experimental activity was divided into three stages and performed over three consecutive classes. Data analysis was carried out in accordance with discursive textual analysis, through which it was possible to analyze the main events that occurred in the discussions made by the students about the entire experimental process experienced by them. This analysis made it possible to make an inference about the contribution of automation to the learning of procedural contentsDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Barolli, Elisabeth, 1953-Kleinke, Maurício UrbanCarvalho, Fernando Luiz de CamposTravain, Silmar AntônioOliveira, Samuel Rocha deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, José Wagner Cavalcanti, 1981-20222022-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5607SILVA, José Wagner Cavalcanti. Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computação. 2022. 1 recurso online (143 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5607. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1249768Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-19T14:21:44Zoai::1249768Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-19T14:21:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computação
Contribution of automation in the teaching physics laboratory for the learning of procedural contents in the computer engineering course
title Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computação
spellingShingle Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computação
Silva, José Wagner Cavalcanti, 1981-
Laboratórios didáticos
Conteúdos procedimentais
Incertezas experimentais
Didactic laboratories
Procedural contents
Experimental uncertainties
title_short Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computação
title_full Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computação
title_fullStr Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computação
title_full_unstemmed Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computação
title_sort Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computação
author Silva, José Wagner Cavalcanti, 1981-
author_facet Silva, José Wagner Cavalcanti, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barolli, Elisabeth, 1953-
Kleinke, Maurício Urban
Carvalho, Fernando Luiz de Campos
Travain, Silmar Antônio
Oliveira, Samuel Rocha de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Wagner Cavalcanti, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratórios didáticos
Conteúdos procedimentais
Incertezas experimentais
Didactic laboratories
Procedural contents
Experimental uncertainties
topic Laboratórios didáticos
Conteúdos procedimentais
Incertezas experimentais
Didactic laboratories
Procedural contents
Experimental uncertainties
description Orientador: Elisabeth Barolli
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-08-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/5607
SILVA, José Wagner Cavalcanti. Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computação. 2022. 1 recurso online (143 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5607. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/5607
identifier_str_mv SILVA, José Wagner Cavalcanti. Contribuição da automação no laboratório didático de física para a aprendizagem de conteúdos procedimentais no curso de engenharia de computação. 2022. 1 recurso online (143 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5607. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1249768
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189184126058496