As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Redling, Julyette Priscila
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lopes Júnior, Jair [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.fatece.edu.br/revista%20trilhas/volume1.php
http://hdl.handle.net/11449/134660
Resumo: The paper that if presents, tells a research carried through next to students of the High School, in which activities of mathematical investigation from questions of some examinations of federal and state public universities had been elaborated; later applied to these students in a state school of the inside of São Paulo and with data obtained from their productions, we search to analyze which procedures had been used for them and which procedural changes had occurred. It is intended with this, to collaborate for the mathematical formation of the students of High School aiming at a more significant learning of the mathematical concepts and the procedures involved when working with this type of activity.
id UNSP_eb27eaff1bf0472e386e678ce8c07ded
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134660
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aulaThe procedural changes for high school students while working with mathematics investigation classroomProcedural contentMathematics investigationHigh schoolConteúdos ProcedimentaisInvestigação MatemáticaEnsino MédioThe paper that if presents, tells a research carried through next to students of the High School, in which activities of mathematical investigation from questions of some examinations of federal and state public universities had been elaborated; later applied to these students in a state school of the inside of São Paulo and with data obtained from their productions, we search to analyze which procedures had been used for them and which procedural changes had occurred. It is intended with this, to collaborate for the mathematical formation of the students of High School aiming at a more significant learning of the mathematical concepts and the procedures involved when working with this type of activity.O artigo que se apresenta, relata uma pesquisa realizada junto a alunos do ensino médio, na qual foram elaboradas atividades de investigação matemática a partir de questões de alguns vestibulares de universidades públicas federais e estaduais; posteriormente aplicadas a esses alunos numa escola estadual do interior de São Paulo e com os dados obtidos a partir de suas produções, buscamos analisar quais procedimentos foram usados por eles e quais mudanças procedimentais ocorreram. Pretende-se com isso, colaborar para a formação matemática do aluno de Ensino Médio visando uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos e dos procedimentos envolvidos ao trabalhar com esse tipo de atividade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilFaculdade de Ciências UNESP/Bauru. Docente da Faculdade de Tecnologia Ciência e Educação – FATECEUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Faculdade de Tecnologia Ciência e Educação (FATECE)Redling, Julyette PriscilaLopes Júnior, Jair [UNESP]2016-03-02T12:57:51Z2016-03-02T12:57:51Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article122-139application/pdfhttp://www.fatece.edu.br/revista%20trilhas/volume1.phpRevista Trilhas Pedagógicas, v. 1, n. 1, p. 122-139, 2011.2237-0153http://hdl.handle.net/11449/134660ISSN2237-0153-2011-01-01-122-139.pdf1124424108310223Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Trilhas Pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134660Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:53:57.484332Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula
The procedural changes for high school students while working with mathematics investigation classroom
title As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula
spellingShingle As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula
Redling, Julyette Priscila
Procedural content
Mathematics investigation
High school
Conteúdos Procedimentais
Investigação Matemática
Ensino Médio
title_short As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula
title_full As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula
title_fullStr As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula
title_full_unstemmed As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula
title_sort As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula
author Redling, Julyette Priscila
author_facet Redling, Julyette Priscila
Lopes Júnior, Jair [UNESP]
author_role author
author2 Lopes Júnior, Jair [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Faculdade de Tecnologia Ciência e Educação (FATECE)
dc.contributor.author.fl_str_mv Redling, Julyette Priscila
Lopes Júnior, Jair [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Procedural content
Mathematics investigation
High school
Conteúdos Procedimentais
Investigação Matemática
Ensino Médio
topic Procedural content
Mathematics investigation
High school
Conteúdos Procedimentais
Investigação Matemática
Ensino Médio
description The paper that if presents, tells a research carried through next to students of the High School, in which activities of mathematical investigation from questions of some examinations of federal and state public universities had been elaborated; later applied to these students in a state school of the inside of São Paulo and with data obtained from their productions, we search to analyze which procedures had been used for them and which procedural changes had occurred. It is intended with this, to collaborate for the mathematical formation of the students of High School aiming at a more significant learning of the mathematical concepts and the procedures involved when working with this type of activity.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-03-02T12:57:51Z
2016-03-02T12:57:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fatece.edu.br/revista%20trilhas/volume1.php
Revista Trilhas Pedagógicas, v. 1, n. 1, p. 122-139, 2011.
2237-0153
http://hdl.handle.net/11449/134660
ISSN2237-0153-2011-01-01-122-139.pdf
1124424108310223
url http://www.fatece.edu.br/revista%20trilhas/volume1.php
http://hdl.handle.net/11449/134660
identifier_str_mv Revista Trilhas Pedagógicas, v. 1, n. 1, p. 122-139, 2011.
2237-0153
ISSN2237-0153-2011-01-01-122-139.pdf
1124424108310223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Trilhas Pedagógicas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122-139
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129371201863680