As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.fatece.edu.br/revista%20trilhas/volume1.php http://hdl.handle.net/11449/134660 |
Resumo: | The paper that if presents, tells a research carried through next to students of the High School, in which activities of mathematical investigation from questions of some examinations of federal and state public universities had been elaborated; later applied to these students in a state school of the inside of São Paulo and with data obtained from their productions, we search to analyze which procedures had been used for them and which procedural changes had occurred. It is intended with this, to collaborate for the mathematical formation of the students of High School aiming at a more significant learning of the mathematical concepts and the procedures involved when working with this type of activity. |
id |
UNSP_eb27eaff1bf0472e386e678ce8c07ded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134660 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aulaThe procedural changes for high school students while working with mathematics investigation classroomProcedural contentMathematics investigationHigh schoolConteúdos ProcedimentaisInvestigação MatemáticaEnsino MédioThe paper that if presents, tells a research carried through next to students of the High School, in which activities of mathematical investigation from questions of some examinations of federal and state public universities had been elaborated; later applied to these students in a state school of the inside of São Paulo and with data obtained from their productions, we search to analyze which procedures had been used for them and which procedural changes had occurred. It is intended with this, to collaborate for the mathematical formation of the students of High School aiming at a more significant learning of the mathematical concepts and the procedures involved when working with this type of activity.O artigo que se apresenta, relata uma pesquisa realizada junto a alunos do ensino médio, na qual foram elaboradas atividades de investigação matemática a partir de questões de alguns vestibulares de universidades públicas federais e estaduais; posteriormente aplicadas a esses alunos numa escola estadual do interior de São Paulo e com os dados obtidos a partir de suas produções, buscamos analisar quais procedimentos foram usados por eles e quais mudanças procedimentais ocorreram. Pretende-se com isso, colaborar para a formação matemática do aluno de Ensino Médio visando uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos e dos procedimentos envolvidos ao trabalhar com esse tipo de atividade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilFaculdade de Ciências UNESP/Bauru. Docente da Faculdade de Tecnologia Ciência e Educação – FATECEUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Faculdade de Tecnologia Ciência e Educação (FATECE)Redling, Julyette PriscilaLopes Júnior, Jair [UNESP]2016-03-02T12:57:51Z2016-03-02T12:57:51Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article122-139application/pdfhttp://www.fatece.edu.br/revista%20trilhas/volume1.phpRevista Trilhas Pedagógicas, v. 1, n. 1, p. 122-139, 2011.2237-0153http://hdl.handle.net/11449/134660ISSN2237-0153-2011-01-01-122-139.pdf1124424108310223Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Trilhas Pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134660Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:53:57.484332Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula The procedural changes for high school students while working with mathematics investigation classroom |
title |
As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula |
spellingShingle |
As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula Redling, Julyette Priscila Procedural content Mathematics investigation High school Conteúdos Procedimentais Investigação Matemática Ensino Médio |
title_short |
As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula |
title_full |
As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula |
title_fullStr |
As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula |
title_full_unstemmed |
As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula |
title_sort |
As mudanças procedimentais de alunos do ensino médio durante o trabalho com investigação matemática em sala de aula |
author |
Redling, Julyette Priscila |
author_facet |
Redling, Julyette Priscila Lopes Júnior, Jair [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Lopes Júnior, Jair [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Tecnologia Ciência e Educação (FATECE) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Redling, Julyette Priscila Lopes Júnior, Jair [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Procedural content Mathematics investigation High school Conteúdos Procedimentais Investigação Matemática Ensino Médio |
topic |
Procedural content Mathematics investigation High school Conteúdos Procedimentais Investigação Matemática Ensino Médio |
description |
The paper that if presents, tells a research carried through next to students of the High School, in which activities of mathematical investigation from questions of some examinations of federal and state public universities had been elaborated; later applied to these students in a state school of the inside of São Paulo and with data obtained from their productions, we search to analyze which procedures had been used for them and which procedural changes had occurred. It is intended with this, to collaborate for the mathematical formation of the students of High School aiming at a more significant learning of the mathematical concepts and the procedures involved when working with this type of activity. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-03-02T12:57:51Z 2016-03-02T12:57:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.fatece.edu.br/revista%20trilhas/volume1.php Revista Trilhas Pedagógicas, v. 1, n. 1, p. 122-139, 2011. 2237-0153 http://hdl.handle.net/11449/134660 ISSN2237-0153-2011-01-01-122-139.pdf 1124424108310223 |
url |
http://www.fatece.edu.br/revista%20trilhas/volume1.php http://hdl.handle.net/11449/134660 |
identifier_str_mv |
Revista Trilhas Pedagógicas, v. 1, n. 1, p. 122-139, 2011. 2237-0153 ISSN2237-0153-2011-01-01-122-139.pdf 1124424108310223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Trilhas Pedagógicas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
122-139 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129371201863680 |