Educação fisica no ensino medio : representações dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606570 |
Resumo: | Orientador: Jocimar Daolio |
id |
UNICAMP-30_7c5225585cabbfc674312e2e387676c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::420323 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação fisica no ensino medio : representações dos alunosPhysical education in the medium school : the student's representationEducação físicaEducação física escolarCulturaRepresentações sociaisEscolasPhysical educationSchool physical educationCultureSocial representationOrientador: Jocimar DaolioTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Este trabalho teve como finalidade identificar quais as representações que os alunos do Ensino Médio têm sobre as aulas de Educação Física. Em virtude desse interesse, e para compreender como são construídas essas representações, optei pela realização de uma pesquisa etnográfica, uma vez que ela pode permitir um mergulho mais denso no universo escolar, possibilitando, desta forma, uma análise também densa sobre o assunto. Para dar suporte teórico à identificação de como são construídas estas representações, recorri a alguns autores que discutem questões relacionadas à sociedade, cultura e escola. Tal opção deu-se em virtude de compreender que a escola, como parte integrante do sistema cultural, é influenciada em suas ações pelo que ocorre nesta cultura, o que leva os alunos que vivem neste ambiente a elaborarem suas construções vinculadas também às questões sociais e culturais. Para responder a esta questão das representações dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física, a pesquisa foi dividida da seguinte forma: no primeiro capítulo, intitulado ¿entre o vivido e o percebido¿, descrevo como minha trajetória de vida tem relação direta com o surgimento das preocupações relativas à escola. No segundo, no qual falo sobre a incursão à escola, mostro o caminho que foi percorrido para chegar aos sujeitos e como estar no campo propiciou o surgimento de algumas questões que compreendo como intervenientes sobre o pensar dos alunos. No capítulo seguinte, ¿A escola e o conhecimento¿, procuro situar como o tipo de conhecimento que vai à escola influencia os alunos no que tange à elaboração de suas representações acerca da escola e do mundo. No capítulo que trato da escola de Ensino Médio e da Educação Física, o foco central é na delimitação do que é esse nível de ensino e como ele é visto pelos alunos, acrescentando a isso o papel que a Educação Física tem nessa etapa escolar. No capítulo que trata do cotidiano das aulas de Educação Física, aponto como os jovens expressam seus interesses sobre as aulas, sinalizando para uma interpretação das representações que eles têm sobre elas. Finalizo as reflexões com uma análise sobre as representações dos alunos sobre as aulas e as implicações e perspectivas disso, mostrando a importância das influências externas e internas no processo de construção das representações sociaisAbstract: The present study aims to identify the representations of Physical Education classes adopted by the students in Medium School. Because of this interest and to understand how these representations are built, I decided to make an ethnographic research, once it allows a deep view about the school universe and, as a consequence, providing a closer analysis on the subject. In order to give a theoretical support to the identification of how these representations are built, I studied some authors who discuss questions related to society, culture and school. This option was due to the comprehension that school, being part of the cultural system, is influenced in its actions by what happens in this culture, taking the students in this environment to make their constructions bound to social and cultural issues. To answer to this question, the research was divided in the following way: the first chapter describes how my life path is directly related to the appearance of questions concerning school. In the second one, I write about the incursion into school besides the way to find the subjects for the research and I discuss how my presence in the field work allowed the appearance of some questions that I consider as influences over students thought. Next chapter is an attempt to establish how the kind of knowledge that exists inside school can influence students concerning their creation of representations about the school and the world. In the fourth chapter I discuss the Medium School and Physical Education, and the center of interest is in the delimitation of what this teaching level is and how it is seen by students, besides the role that Physical Education represents in this level. In the last chapter, that discusses the everyday of Physical Education classes, I indicate how young people express their interests about their classes in order to elucidate their representation about these issues. I finish the reflections with an analysis of the students¿ representations about the classes and their implications and perspectives, indicating the importance of the external and internal influences in the process of building these social representationsDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutor em Educação Física[s.n.]Daolio, Jocimar, 1958-Guedes-Pinto, Ana LúciaBetti, MauroAltmann, HelenaAyoub, ElianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Adalberto dos Santos20082008-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf148 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606570SOUZA, Adalberto dos Santos. Educação fisica no ensino medio: representações dos alunos. 2008. 148 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606570. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420323porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:06:41Zoai::420323Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:06:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação fisica no ensino medio : representações dos alunos Physical education in the medium school : the student's representation |
title |
Educação fisica no ensino medio : representações dos alunos |
spellingShingle |
Educação fisica no ensino medio : representações dos alunos Souza, Adalberto dos Santos Educação física Educação física escolar Cultura Representações sociais Escolas Physical education School physical education Culture Social representation |
title_short |
Educação fisica no ensino medio : representações dos alunos |
title_full |
Educação fisica no ensino medio : representações dos alunos |
title_fullStr |
Educação fisica no ensino medio : representações dos alunos |
title_full_unstemmed |
Educação fisica no ensino medio : representações dos alunos |
title_sort |
Educação fisica no ensino medio : representações dos alunos |
author |
Souza, Adalberto dos Santos |
author_facet |
Souza, Adalberto dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Daolio, Jocimar, 1958- Guedes-Pinto, Ana Lúcia Betti, Mauro Altmann, Helena Ayoub, Eliana Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Adalberto dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Educação física escolar Cultura Representações sociais Escolas Physical education School physical education Culture Social representation |
topic |
Educação física Educação física escolar Cultura Representações sociais Escolas Physical education School physical education Culture Social representation |
description |
Orientador: Jocimar Daolio |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-02-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606570 SOUZA, Adalberto dos Santos. Educação fisica no ensino medio: representações dos alunos. 2008. 148 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606570. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SOUZA, Adalberto dos Santos. Educação fisica no ensino medio: representações dos alunos. 2008. 148 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606570. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 148 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188980109869056 |