O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Bruna Leite, 1989-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889
Resumo: Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
id UNICAMP-30_7cd21bb7e4f1ca1ed3096b48612060ae
oai_identifier_str oai::1062447
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásicoThe role of interlocution and the effects of digital resources in the communication language of a young aphasicNeurolinguísticaAfasiaEscritaLeituraMultimídia interativaNeurolinguisticsAphasiaWritingReadingInteractive multimediaOrientador: Maria Irma Hadler CoudryDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa objetiva, a partir de um olhar orientado pelos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, analisar o percurso de um jovem afásico na sua reconstituição como sujeito inserido nas práticas de leitura e escrita. Serão apresentados o episódio neurológico que o tornou afásico, sua passagem pelo Centro de Convivência de Afásicos do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (CCA/IEL/Unicamp) e, ainda, suas vivências cotidianas possibilitadas por recursos tecnológicos que facilitam (mesmo para aqueles que não são afásicos) as práticas de comunicação escrita. Merece atenção especial o uso que esse jovem faz de ferramentas virtuais para se reinserir nas práticas sociais mediadas pela leitura e pela escrita. Será possível analisar, também, como é importante a posição que o interlocutor assume no processo de reestruturação da fala e da escrita de uma pessoa afásica, de modo a permitir que a interação aconteça e se estabilize cada vez mais como um processo de retomada de práticas letradas uma vez adquiridasAbstract: This study aims (guided sources from theoretic - methodological assumptions of Discursive Neurolinguistics), to analyze the pathways of a young aphasic in his recovering as a person inserted in the practices of reading and writing. The neurological episode that made him aphasic, his journey through Aphasics Cohabitation Center (Centro de Convivência de Afásicos), in the Language Studies Center, at Campinas University. (CCA/IEL/Unicamp), and his everyday experiences made possible by technological resources that facilitate written communication practices. Particular attention is paid to the use that this young man makes of virtual tools to (re) insert himself in social practices mediated by reading and writing, in conjunction with the important position that the interlocutor assumes in the process of restructuring the language of an aphasic person, in order to allow the interaction to happen and to stabilize more and more, as a process of recovery of learned practices once acquiredMestradoLingüísticaMestra em LinguísticaCAPES[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Bordin, Sonia SellinAquino, Patrícia Aparecida deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Bruna Leite, 1989-20182018-08-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (66 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889GARCIA, Bruna Leite. O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico. 2018. 1 recurso online (66 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062447Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T16:29:52Zoai::1062447Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-12-17T16:29:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico
The role of interlocution and the effects of digital resources in the communication language of a young aphasic
title O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico
spellingShingle O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico
Garcia, Bruna Leite, 1989-
Neurolinguística
Afasia
Escrita
Leitura
Multimídia interativa
Neurolinguistics
Aphasia
Writing
Reading
Interactive multimedia
title_short O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico
title_full O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico
title_fullStr O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico
title_full_unstemmed O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico
title_sort O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico
author Garcia, Bruna Leite, 1989-
author_facet Garcia, Bruna Leite, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Bordin, Sonia Sellin
Aquino, Patrícia Aparecida de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Bruna Leite, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Neurolinguística
Afasia
Escrita
Leitura
Multimídia interativa
Neurolinguistics
Aphasia
Writing
Reading
Interactive multimedia
topic Neurolinguística
Afasia
Escrita
Leitura
Multimídia interativa
Neurolinguistics
Aphasia
Writing
Reading
Interactive multimedia
description Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889
GARCIA, Bruna Leite. O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico. 2018. 1 recurso online (66 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889
identifier_str_mv GARCIA, Bruna Leite. O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico. 2018. 1 recurso online (66 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062447
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (66 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189134458159104