O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889 |
Resumo: | Orientador: Maria Irma Hadler Coudry |
id |
UNICAMP-30_7cd21bb7e4f1ca1ed3096b48612060ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1062447 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásicoThe role of interlocution and the effects of digital resources in the communication language of a young aphasicNeurolinguísticaAfasiaEscritaLeituraMultimídia interativaNeurolinguisticsAphasiaWritingReadingInteractive multimediaOrientador: Maria Irma Hadler CoudryDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa objetiva, a partir de um olhar orientado pelos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, analisar o percurso de um jovem afásico na sua reconstituição como sujeito inserido nas práticas de leitura e escrita. Serão apresentados o episódio neurológico que o tornou afásico, sua passagem pelo Centro de Convivência de Afásicos do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (CCA/IEL/Unicamp) e, ainda, suas vivências cotidianas possibilitadas por recursos tecnológicos que facilitam (mesmo para aqueles que não são afásicos) as práticas de comunicação escrita. Merece atenção especial o uso que esse jovem faz de ferramentas virtuais para se reinserir nas práticas sociais mediadas pela leitura e pela escrita. Será possível analisar, também, como é importante a posição que o interlocutor assume no processo de reestruturação da fala e da escrita de uma pessoa afásica, de modo a permitir que a interação aconteça e se estabilize cada vez mais como um processo de retomada de práticas letradas uma vez adquiridasAbstract: This study aims (guided sources from theoretic - methodological assumptions of Discursive Neurolinguistics), to analyze the pathways of a young aphasic in his recovering as a person inserted in the practices of reading and writing. The neurological episode that made him aphasic, his journey through Aphasics Cohabitation Center (Centro de Convivência de Afásicos), in the Language Studies Center, at Campinas University. (CCA/IEL/Unicamp), and his everyday experiences made possible by technological resources that facilitate written communication practices. Particular attention is paid to the use that this young man makes of virtual tools to (re) insert himself in social practices mediated by reading and writing, in conjunction with the important position that the interlocutor assumes in the process of restructuring the language of an aphasic person, in order to allow the interaction to happen and to stabilize more and more, as a process of recovery of learned practices once acquiredMestradoLingüísticaMestra em LinguísticaCAPES[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Bordin, Sonia SellinAquino, Patrícia Aparecida deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Bruna Leite, 1989-20182018-08-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (66 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889GARCIA, Bruna Leite. O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico. 2018. 1 recurso online (66 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062447Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T16:29:52Zoai::1062447Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-12-17T16:29:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico The role of interlocution and the effects of digital resources in the communication language of a young aphasic |
title |
O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico |
spellingShingle |
O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico Garcia, Bruna Leite, 1989- Neurolinguística Afasia Escrita Leitura Multimídia interativa Neurolinguistics Aphasia Writing Reading Interactive multimedia |
title_short |
O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico |
title_full |
O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico |
title_fullStr |
O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico |
title_full_unstemmed |
O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico |
title_sort |
O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico |
author |
Garcia, Bruna Leite, 1989- |
author_facet |
Garcia, Bruna Leite, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coudry, Maria Irma Hadler, 1949- Bordin, Sonia Sellin Aquino, Patrícia Aparecida de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Bruna Leite, 1989- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurolinguística Afasia Escrita Leitura Multimídia interativa Neurolinguistics Aphasia Writing Reading Interactive multimedia |
topic |
Neurolinguística Afasia Escrita Leitura Multimídia interativa Neurolinguistics Aphasia Writing Reading Interactive multimedia |
description |
Orientador: Maria Irma Hadler Coudry |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-08-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889 GARCIA, Bruna Leite. O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico. 2018. 1 recurso online (66 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Bruna Leite. O papel da interlocução e os efeitos dos recursos digitais na linguagem de um jovem afásico. 2018. 1 recurso online (66 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634889. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062447 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (66 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189134458159104 |