Os intelectuais e a educação : as ideias e as ações entre 1956 e 1964
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17017 |
Resumo: | Orientador: Marcelo Siqueira Ridenti |
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Os intelectuais e a educação : as ideias e as ações entre 1956 e 1964Intellectuals and education : ideas and actions between 1956 and 1964Centro Brasileiro de Pesquisas EducacionaisSociologia educacionalEducação - HistóriaIntelectuais - BrasilPoliticas públicas em educaçãoCentro Brasileiro de Pesquisas Educacionais - HistoryEducational sociologyEducation - HistoryIntellectuals - BrazilPublic policies in educationOrientador: Marcelo Siqueira RidentiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: O Brasil, no decorrer da década de 1950, avançou em seu processo de modernização que culminou em transformações socioeconômicas, políticas e culturais. Nesse contexto, o Estado modificou sua atuação na área educacional, criando órgãos públicos como o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE) e os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs), destinados a elaborar conhecimentos científicos que deveriam pautar a política educacional. Em função desse projeto, que lhes concederia um novo lócus de atuação, intelectuais de diferentes correntes do pensamento educacional e do pensamento social foram atraídos pelo Estado para atuar nos centros de pesquisas contribuindo diretamente para a articulação entre a educação e as ciências sociais, através da realização de pesquisas socioeducacionais e da difusão de novas ideias pedagógicas. Desse modo, partiu-se da hipótese de que esses quadros intelectuais atuaram em prol da conversão da educação em um indutor do desenvolvimento e da democratização da sociedade, contribuindo diretamente para a política educacional formulada pelos governos Juscelino Kubitschek e João Goulart. Para testá-la procedeu-se a uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, voltada à análise de conteúdo de produções realizadas pela comunidade intelectual vinculada ao CBPE e aos CRPEs, e de documentos oficiais (legislação, mensagens presidenciais), com vistas a identificar em que medida o aparelho estatal incorporou à sua atuação, entre 1956 e 1964, as ideias e propostas dos intelectuais pertencentes aos órgãos públicos supracitadosAbstract: Brazil, during the 1950s, advanced in its modernization process, which culminated in socioeconomic, political and cultural transformations. In this context, the State changed its activities in the educational area, creating public bodies such as the Brazilian Center for Educational Research (CBPE - Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) and Regional Centers for Educational Research (CRPEs - Centros Regionais de Pesquisas Educacionais), designed to develop scientific knowledge that should guide educational policy. Due to this project, which would grant them a new locus of action, intellectuals from different currents of educational thought and social thought were attracted to the State to work in research centers, directly contributing to the articulation between education and social sciences through carrying out socio-educational research and the dissemination of new pedagogical ideas. Thus, the hypothesis was that these intellectual cadres acted in favor of converting education into an inducer of the development and democratization of society, contributing directly to the educational policy formulated by the Juscelino Kubitschek and João Goulart governments. To test it, qualitative research of a bibliographic nature was carried out focused on content analysis of productions carried out by the intellectual community linked to CBPE and CRPEs, and of official documents (legislation, presidential messages), with a view to identifying the extent to which the state apparatus incorporated into its activities, between 1956 and 1964, the ideas and proposals of intellectuals belonging to the aforementioned public bodiesAbertoDoutoradoSociologiaDoutor em SociologiaCAPES001[s.n.]Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-Cavalcante, SávioMachado, Vitor BarlettaCoutinho, Luciana Cristina SalvattiPaulilo, André LuizPereira, Rosimeri da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPadilha, Caio Augusto Toledo, 1988-20242024-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (205 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17017PADILHA, Caio Augusto Toledo. Os intelectuais e a educação: as ideias e as ações entre 1956 e 1964. 2024. 1 recurso online (205 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17017. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380251porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T11:02:58Zoai::1380251Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-30T11:02:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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