Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana da Rocha Corrêa, 1979-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621948
Resumo: Orientador: Dirceu da Silva
id UNICAMP-30_7cfa3f63ddb36eaece40778bcdfa7516
oai_identifier_str oai::920531
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da práticaAnalysis the impact of conjunctions of virtual communities of practice in learning and (re)construction of practiceComunidades virtuaisEnsino a distânciaModelagem de equaçõesAnálise fatorialSpecialization in Public Management and SocietyVirtual communitiesDistance educationEquation ModelingFactor AnalysisOrientador: Dirceu da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho descreve uma pesquisa quantitativa e qualitativa que investiga a percepção de alunos sobre possíveis influências de "Conjunções de Comunidades Virtuais de Prática" sobre seu processo de formação e sua prática. Essas conjunções visam o compartilhamento de conhecimento, o suporte à prática e a interação entre os membros de comunidades virtuais de prática. O levantamento bibliográfico sobre as características e aspectos do funcionamento de comunidades virtuais de prática e constelações de comunidades de prática possibilitou o desenvolvimento de uma metodologia voltada ao estabelecimento de Conjunções de Comunidades Virtuais de Prática e a elaboração de um instrumento que foi aplicado com os alunos do Curso de Especialização em Gestão Pública e Sociedade, um curso semipresencial que utilizou o ambiente TelEduc como suporte às aulas presenciais. Os dados obtidos foram submetidos à Análise Fatorial Confirmatória (Modelagem de Equações Estruturais), possibilitando a criação de um modelo que mostra como as variáveis ou indicadores se compõem e a correlação entre eles. Com isso, foi possível perceber uma forte relação entre os constructos ASP PEDAGÓGICOS e ASP TECNOLÓGICOS que se relacionaram para possibilitar o desenvolvimento do constructo ASP SOCIAIS no curso, cujas características são essenciais para o estabelecimento de Conjunções de Comunidades Virtuais de Prática, ou seja, a metodologia desenvolvida para o curso se baseou fortemente no aparato tecnológico disponível (ferramentas do TelEduc), além das restrições e implicações impostas pelo tipo de curso (curso de pós-graduação), para tentar criar um ambiente favorável ao desenvolvimento e manutenção de Comunidades Virtuais de Prática e para o posterior estabelecimento de Conjunções de Comunidades Virtuais de Prática na etapa do TCC (colaboração e interação). Isso pôde ser confirmado a partir da Análise Fatorial Confirmatória realizada, uma vez que os valores dos coeficientes de caminho indicaram que há uma forte relação entre os constructos ASP PEDAGÓGICOS e ASP TECNÓLOGICOS (0,902) e moderadas para os as outras duas relações causais (ASP TECNÓLOGICOS e ASP SOCIAIS = 0,417 e ASP PEDAGÓGICOS e ASP SOCIAIS = 0,504).Abstract: This paper describes a quantitative and qualitative research investigating the perception of students about possible influences of "Conjunctions of Virtual Communities of Practice" on their formation process and their practice. These conjunctions are aimed at sharing knowledge, practical support and interaction among members of virtual communities of practice. The literature on the features and aspects of the functioning of virtual communities of practice and constellations of communities of practice enabled the development of a methodology aimed at the establishment of Conjunctions of Virtual Communities of Practice and the development of an instrument that was applied to the students of Specialization in Public Administration and Society, a course that used blended environment TelEduc as supporting classroom. The data obtained were subjected to Confirmatory Factor Analysis (Structural Equation Modeling), enabling the creation of a model that shows how the variables or indicators are composed and the correlation between them. Thus, it was possible to see a strong relationship between the constructs ASP and ASP TECHNOLOGICAL EDUCATIONAL that related to possible deployment of ASP SOCIAL construct in the course, whose characteristics are essential for the establishment of Conjunctions of Virtual Communities of Practice, i.e. the methodology developed for the course relied heavily on technological apparatus available (TelEduc tools), as well as the constraints and implications imposed by the type of course (graduate course), to try to create an environment conducive to the development and maintenance of Virtual Communities of Practice and the subsequent establishment of Conjunctions of Virtual Communities of Practice in TCC phase (collaboration and interaction). This could be confirmed from the conducted Confirmatory Factor Analysis, since the values of the path coefficients indicate that there is a strong relationship between the constructs ASP and ASP TECHNOLOGICAL EDUCATIONAL (0.902) and moderate for the other two causal relationships (ASP TECHNOLOGICAL SOCIAL = 0.417 and ASP and ASP and ASP SOCIAL TEACHING = 0.504).DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Veraszto, Estéfano VizcondeGabriel, Marcelo Luiz Dias da SilvaFreire, Fernanda Maria PereiraMartins, Maria CecíliaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Mariana da Rocha Corrêa, 1979-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf147 p : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621948SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da prática. 2013. 147 p Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621948. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920531porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:13:31Zoai::920531Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:13:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da prática
Analysis the impact of conjunctions of virtual communities of practice in learning and (re)construction of practice
title Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da prática
spellingShingle Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da prática
Silva, Mariana da Rocha Corrêa, 1979-
Comunidades virtuais
Ensino a distância
Modelagem de equações
Análise fatorial
Specialization in Public Management and Society
Virtual communities
Distance education
Equation Modeling
Factor Analysis
title_short Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da prática
title_full Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da prática
title_fullStr Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da prática
title_full_unstemmed Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da prática
title_sort Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da prática
author Silva, Mariana da Rocha Corrêa, 1979-
author_facet Silva, Mariana da Rocha Corrêa, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da, 1957-
Veraszto, Estéfano Vizconde
Gabriel, Marcelo Luiz Dias da Silva
Freire, Fernanda Maria Pereira
Martins, Maria Cecília
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana da Rocha Corrêa, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades virtuais
Ensino a distância
Modelagem de equações
Análise fatorial
Specialization in Public Management and Society
Virtual communities
Distance education
Equation Modeling
Factor Analysis
topic Comunidades virtuais
Ensino a distância
Modelagem de equações
Análise fatorial
Specialization in Public Management and Society
Virtual communities
Distance education
Equation Modeling
Factor Analysis
description Orientador: Dirceu da Silva
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621948
SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da prática. 2013. 147 p Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621948. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621948
identifier_str_mv SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. Análise do impacto de conjunções de comunidades virtuais de prática na aprendizagem e na (re)construção da prática. 2013. 147 p Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621948. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
147 p : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189111108468736