Integração e autoeficácia na formação superior de ingressantes de engenharia em instituição de alta demanda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636586 |
Resumo: | Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro |
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Integração e autoeficácia na formação superior de ingressantes de engenharia em instituição de alta demandaIntegration and self-efficacy in higher education for freshmen in engineering at a highly selective institutionAutoeficáciaEnsino superiorEstudantes universitáriosSelf-efficacyHigher educationCollege studentsOrientador: Soely Aparecida Jorge PolydoroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Apesar das expectativas de universalidade para todos os níveis de ensino, em particular no nível superior, há, em determinadas instituições e cursos, elevada concorrência e seletividade. Nesse contexto é pertinente conhecer a percepção dos calouros sobre como vivenciam o período inicial na vida acadêmica e como se percebem capazes de atender aos desafios desse novo ambiente disputado e desejado. Esta pesquisa teve como objetivos identificar, descrever, analisar e comparar a relação entre a percepção de integração ao ensino superior e a autoeficácia na formação superior de estudantes ingressantes de Engenharia em instituição pública de alta demanda, localizada no interior do estado de São Paulo, no início (1ª fase) e final (2ª fase) do primeiro semestre letivo. Optou-se por uma abordagem quantitativa, correlacional e longitudinal. A amostra foi constituída por ingressantes nas seis modalidades de Engenharia ofertadas pela instituição (aeronáutica, aeroespacial, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, eletrônica e computação). A primeira fase contou com 104 participantes, sendo 94 homens (90,3%) e 10 mulheres (9,7%) e a segunda fase envolveu 65 participantes, 57 homens (87,7%) e oito mulheres (12,3%). Os instrumentos, aplicados coletivamente, foram: Escala de Avaliação da Vida Acadêmica - EAVA (Likert 1 a 5), Escala de Autoeficácia na Formação Superior - AEFS (Likert 1 a 10) e questionário de caracterização dos participantes. Os dados foram analisados com tratamento estatístico considerando os dois construtos e as variáveis de ingresso da amostra (faixa etária, sexo, categoria administrativa da instituição cursada no ensino médio e modalidade do curso de Engenharia escolhido por ocasião da inscrição no concurso vestibular), além da correlação entre os construtos nos dois tempos da coleta. Os resultados sugeriram uma diminuição na percepção dos construtos entre as duas coletas (p<0,001), a saber: integração ao ensino superior com média 3,51 (DP=0,34); e autoeficácia na formação superior com média 7,71 (DP=0,99) na primeira fase; integração ao ensino superior com média 3,37 (DP=0,37) e autoeficácia na formação superior com média 7,16 (DP=1,08) na segunda fase. Quanto à variável sexo, a amostra apontou diferença estatisticamente significativa na autoeficácia na formação superior para ações proativas com maiores valores para as mulheres (p=0,038) na primeira coleta. Quanto à variável idade, a amostra apresentou diferença estatisticamente significativa com maiores valores de integração ao ensino superior no fator compromisso com o curso, nas duas coletas, (p=0,029; p=0,042) para o grupo com idade maior ou igual a 20 anos; e maiores valores na coleta final na autoeficácia na Formação Superior total (p=0,006), autoeficácia na regulação da formação (p<0,001), autoeficácia para ações proativas (p=0,004), autoeficácia na interação social (p=0,024) e autoeficácia na gestão acadêmica (p=0,013) para o grupo com idade maior ou igual a 20 anos. A natureza administrativa da escola cursada no ensino médio diferenciou os estudantes apenas na dimensão autoeficácia em ações pró-ativas na 2ª fase, em favor daqueles que frequentaram escolas públicas. A variável de ingresso modalidade do curso de Engenharia escolhido por ocasião da inscrição no concurso vestibular não diferenciou os grupos em ambos os construtos e em ambos os tempos de coleta. Foi observada correlação positiva significativa entre autoeficácia na formação superior e integração ao ensino superior na 1ª fase (p=0,0005; r=0,34) e na 2ª fase (p<0,0001; r=0,56). Também foram observadas 18 correlações positivas significativas entre as dimensões na 1ª fase e 26 correlações positivas na 2ª fase, variando entre grau fraco e moderado. Os resultados ressaltam a importância do desenvolvimento de ações institucionais de natureza pedagógica, de orientação e de gestão que fortaleçam a autoeficácia e integração dos ingressantes ao ensino superiorAbstract: Despite the expectations of universality for all levels of education, particularly at the higher level, there are, in certain institutions and courses, high competition and selectivity. In This context it is pertinent to know the perception of the freshmen about how they experience the initial period in the academic life and how they perceive themselves capable of meeting the challenges of this new environment disputed and desired. The objective of this research was to identify, describe, analyze and compare the relationship between the perception of integration to higher education and self-efficacy in the higher education of students enrolled in engineering in a public institution of high demand, Located in the interior of the state of São Paulo, at the beginning (1st phase) and final (2nd phase) of the first school semester. A quantitative, correlational and longitudinal approach was chosen. The sample consisted of freshers in the six Engineering modalities offered by the institution (aeronautical, aerospace, mechanical-aeronautical, civil-aeronautical, electronics and computation). The first phase counted with 104 participants, being 94 men (90.3%) and 10 women (9.7%) And the second phase involved 65 participants, 57 men (87.7%) and eight women (12.3%). The instruments, collectively applied, were: Evaluation Scale of Academic Life-EAVA (Likert 1 to 5), Scale of Self-Efficacy in Higher Education-AEFS (Likert 1 to 10) and questionnaire of characterization of participants. The data were analyzed with statistical treatment considering the two constructs and the variables of sample admission (age group, gender, administrative category of the institution attended in high school and modality of the Engineering course chosen by occasion of enrollment in the vestibular contest), in addition to the correlation between the constructs in the two times of collection. The results suggested a decrease in the perception of the constructs between the two collections (p < 0.001), namely: Integration to higher education with an average of 3.51 (SD = 0.34); and self-efficacy in higher education with a mean 7.71 (SD = 0.99) in the first phase; Integration to higher education with average 3.37 (SD = 0.37) and self-efficacy in higher education with mean 7.16 (SD = 1.08) in the second phase. As for the variable gender, the sample showed a statistically significant difference in the self-efficacy in higher education for proactive actions with higher values for women (p = 0.038) in the first collection. As for the variable age, the sample presented statistically significant difference with higher values of integration to higher education in the factor commitment to the course, in both collections, (p = 0.029; p = 0.042) for the group with age greater than or equal to 20 years; and higher values in the final collection in the self-efficacy in the total Superior formation (p = 0.006), self-efficacy in the regulation of formation (p < 0.001), self-efficacy for proactive actions (p = 0.004), self-efficacy in social interaction (p = 0.024) and self-efficacy in management (p = 0.013) for the group with age greater than or equal to 20 years. The administrative nature of the school studied in high schools differentiated students only in the self-efficacy dimension in proactive actions in the 2nd phase, in favor of those who attended public school. The variable of admission modality of the Engineering course chosen at the time of enrollment in the vestibular contest did not differentiate the groups in both constructs and in both times of collection. A significant positive correlation Was observed between self-efficacy in higher education and integration to higher education in the 1st phase (p = 0.005; r = 0.34) and in the second phase (p < 0.001; r = 0.56). Eighteen significant positive correlations were also observed between the dimensions in the 1st phase and 26 positive correlations in the 2nd phase, varying between weak and moderate grades. The results emphasize the importance of the development of institutional actions of a pedagogical, orientation and management nature that strengthen the self-efficacy and integration of the students into higher educationMestradoEducaçãoMestre em Educação[s.n.]Polydoro, Soely Aparecida Jorge, 1966-Fior, Camila AlvesLacaz, Cristiane Pessoa da CunhaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMazariolli, João Francisco, 1961-20192019-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (136 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636586MAZARIOLLI, João Francisco. Integração e autoeficácia na formação superior de ingressantes de engenharia em instituição de alta demanda. 2019. 1 recurso online (136 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636586. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1090503Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-31T10:15:41Zoai::1090503Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-07-31T10:15:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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