O corpo indígena ressignificado : Marabá e O último Tamoio de Rodolfo Amoedo, e a retórica nacionalista do final do Segundo Império

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Richard Santiago, 1985-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620061
Resumo: Orientador: Claudia Valladão de Mattos
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spelling O corpo indígena ressignificado : Marabá e O último Tamoio de Rodolfo Amoedo, e a retórica nacionalista do final do Segundo ImpérioThe indigenous body reframed : Marabá and The Last Tamoio of Rodolfo Amoedo, and the nationalist rhetoric of the end of the Second EmpireAmoedo, Rodolfo, 1857-1941Academia Imperial de Belas Artes (Brasil)CorpoPintura - Brasil - Séc. XIXIndígenas - ArteFigura humana na arteImperial Academy of Fine Arts (Brazil)BodyPainting - Brazil - 19th centuryIndian - ArtHuman figure in artOrientador: Claudia Valladão de MattosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: O presente projeto de pesquisa pretende estudar duas obras específicas do pintor brasileiro Rodolfo Amoedo intituladas O último Tamoio (1883) e Marabá (1882). Tais obras serão analisadas dentro do contexto de sua produção na segunda metade do século XIX buscando identificar aspectos formais e programáticos que as aproximam e ao mesmo tempo afastam da política de criação de uma identidade nacional implementada pela Academia Imperial de Belas Artes no decorrer do século XIX. Buscaremos associar essas pinturas, tão importantes no conjunto da obra de Amoedo, ao ambiente sócio-político e cultural do Brasil oitocentista, investigando suas intenções políticas e culturais no contexto artístico do período. Além disso, interrogaremos tais pinturas na tentativa de reconhecer traços do estilo de Amoedo que as ligassem à sua formação artística tanto no Brasil quanto na Europa, trazendo referências diversas nas áreas da literatura e pintura que contribuíram para sua feitura. Será fundamental investigar como Amoedo desmonta o aparato de exaltação do mito do "índio herói nacional", identificando os traços de um indianismo tardio sem fôlego, esgotado às vésperas da proclamação da República. Para tanto, será importante confrontar literatura e artes plásticas dentro das premissas do ut pictura poesis, visto que naquela floresceu primeiro o que se convencionou chamar de "indianismo". Propomos uma reflexão sobre a figura do índio melancólico e trágico das pinturas supracitadas de Amoedo em detrimento do índio heróico e guerreiro da produção literária do período anterior e seu papel na constituição de um imaginário nacional que tinha o índio como símbolo pátrio: através das diversas ressiginificações por que passou o corpo indígena, seja no campo da pintura e da escultura, seja no campo da ilustração e da literatura, analisaremos como Amoedo se insere como renovador do indianismo acadêmico, rearranjando os elementos próprios da retórica nacionalista no final do Segundo ImpérioAbstract: This research project aims to study two specific works of the Brazilian painter Rodolfo Amoedo titled The Last Tamoio (1883) and Maraba (1882). Such works will be examined within the context of his production in the second half of the nineteenth century trying to identify formal and programmatic aspects which approach and at the same time move back them from the creation policy of a national identity implemented by the Imperial Academy of Fine Arts during the nineteenth century. Trying to associate these paintings, very important in Amoedo's whole works, to the social, political and cultural environment of nineteenth century on Brazil, looking for his political and cultural intentions in the artistic context of that period. Furthermore we will study such paintings trying to recognize aspects of Amoedo's style that link them to his artistic development both in Brazil and in Europe, bringing different references in literature and painting areas which was a contribution to its conception. It will be essential to investigate how Amoedo disjoints the apparatus of exaltation of the "national Indian hero" myth, identifying aspects of a late breathless "indianism", exhausted on the eve of the Republic's proclamation. Therefore, it will be important to confront literature and fine arts within the premise of ut pictura poesis, since that first grew what is conventionally called "indianism". We propose a reflection about the image of the melancholic and tragic indian of the Amoedo's paintings above in detriment of the heroic and warrior indian of the literary production of the previous period and their role in the constitution of a national imaginary that used to have indian as a native symbol: through the different reinventions of its meaning which passed the indigenous body, whether in painting and sculpture, or in the field of illustration and literature, we are going to analyze how Amoedo introduces himself as a re-newer of the academic indianism, rearranging the specific elements of the nationalist rhetoric at the end of the Second EmpireMestradoHistória da ArteMestre em História da Arte[s.n.]Mattos, Claudia Valladao, 1964-Migliaccio, LucianoSqueff, Letícia CoelhoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Richard Santiago, 1985-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf253 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620061COSTA, Richard Santiago. O corpo indígena ressignificado: Marabá e O último Tamoio de Rodolfo Amoedo, e a retórica nacionalista do final do Segundo Império. 2013. 253 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620061. 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