SAEB : uma analise de politica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stoco, Sergio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602469
Resumo: Orientador: Jose Roberto Rus Perez
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spelling SAEB : uma analise de politicaSistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Brasil)Política e educaçãoPolíticas públicasAvaliação de pesquisa (Programas de ação social)Políticas públicasPolíticas públicasSistemas de ensino - AvaliaçãoNational System o Evaluation of the Basic Education (Brazil)Evaluation of educational policiesPublic policiesEducative systemsBasic educationOrientador: Jose Roberto Rus PerezDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta dissertação é identificar e analisar as variáveis dependentes, independentes e intervenientes da formulação e implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica ¿ Saeb. Utilizando instrumental de análise de política e uma lógica de análise dedutiva, que reconstrói o sentido e a direção do processo de formulação e implementação de uma política,identificando suas origens: conceituais, históricas, ideológicas, seus atores, arenas e seus modelos. A seleção das variáveis seguiu critérios de maior recorrência em bibliografia especializada de avaliação educacional, documentos oficiais e entrevistas, sendo organizadas em campos (política, economia e tecnologia) disponibilizados transversalmente na dissertação. Como conclusão da análise apresentada neste trabalho, aceitamos a hipótese de que o Saeb fundamentado no desempenho do aluno não atende as necessidades de subsídios para formulação e implementação de políticas públicas educacionais, não porque esta é uma ação deliberada pelo governo federal em razão de interesses políticos e econômicos, como acreditávamos inicialmente, mas porque o hiato que existe entre a construção e disseminação de indicadores educacionais e o processo de formulação e implementação de políticas públicas educacionais precisam ser preenchidos por perspectivas que considerem o conjunto da realidade social (suas arenas, atores, ideologias, suas relações e interesses)Abstract: The objective of this dissertation is to identify and to analyze the dependent, independent and intervening variables of the formularization and implementation of the National System of Evaluation of the Basic Education - Saeb. Using instrumental of policies analysis and a logic of deductive analysis, that reconstructs the direction and the course of the formularization process and implementation of one policy, identifying its origins: conceptual, historical, ideological, its actors, enclosures for bullfighting and its models. The election of the variables followed official criteria of bigger recurrence in specialized bibliography of educational evaluation, documents and interviews, being organized in fields (politics, economy and technology) available transversally in the dissertation. As conclusion of the analysis presented in this work, we accept the hypothesis of that the Saeb based on the performance of the pupil does not take care of to the necessities of subsidies for formularization and implementation of educational public politics, because this is not an action deliberated for the federal government in reason of interests economic politicians and, as we believed initially, but because the vacuum that exist between the construction and dissemination of educational pointers and the process of formularization and implementation of educational public policies needs to be filled by perspectives that consider the set of the social reality (its enclosures for bullfighting, actors, ideologies, its relations and interests)MestradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosMestre em Educação[s.n.]Rus Perez, José Roberto, 1956-Nascimento, Maria Evelyna Pompeu doMeneguello, RachelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASStoco, Sergio20062006-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf155p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602469STOCO, Sergio. SAEB: uma analise de politica. 2006. 155p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602469. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366132porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:30:04Zoai::366132Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:30:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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