O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Matheus Bernardo, 1989-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634410
Resumo: Orientador: Dermeval Saviani
id UNICAMP-30_81a08614e9309aa9c2d261a6d3c99033
oai_identifier_str oai::1056643
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-críticaThe object of knowledge of school physical education in the perspective of historical-critical pedagogyEpistemologiaPedagogia histórico-críticaEducação escolarEducação física escolarEpistemologyHistorical-critical pedagogySchoolingPhysical school educationOrientador: Dermeval SavianiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente tese de doutoramento tem como objetivo compreender o possível objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica, cujo problema está assim estabelecido: quais categorias analíticas, fundamentadas a partir da pedagogia histórico-crítica, podem contribuir para a identificação e compreensão do objeto de conhecimento da educação física escolar? Tomamos como hipótese que a educação física, no campo escolar, deve estar fundamentada por uma teoria pedagógica, mais especificamente pela pedagogia histórico-crítica, uma vez que tal teoria, por se tratar de uma ciência da educação autônoma e unificada, possui fundamentos suficientes para consolidar a educação física como campo específico da educação e, por consequência, para identificar e analisar o seu objeto de conhecimento. Com efeito, foi possível comprovar a hipótese do presente trabalho, salientando que o desenvolvimento da corporalidade humana, como o possível objeto de conhecimento da educação física escolar, deve ser compreendido a partir das categorias desenvolvimento pleno do movimento e contenção do movimento, enfatizando, assim, a atividade teórico-prática do indivíduo. É, então, pela relação contraditória entre tais categorias que se legitima a especificidade dessa área do conhecimento. Concluímos, destarte, que o desenvolvimento da corporalidade humana, como objeto de conhecimento da educação física escolar, se dá a partir de uma atividade educacional sistematizada, cujo enfoque cabal é a relação contraditória entre as categorias desenvolvimento pleno e contenção do movimentoAbstract: The present thesis aims to understand the possible object of knowledge of school physical education from the perspective of historical-critical pedagogy. It is a theoretical-bibliographic research, whose problem is thus established: which analytical categories, based on historical-critical pedagogy, can contribute to the identification and understanding of the object of knowledge of physical education in school? We hypothesize that physical education in the school field must be based on a pedagogical theory, more specifically on historical-critical pedagogy, since this theory, because it is a science of autonomous and unified education, has sufficient foundations for consolidate physical education as a specific field of education and, consequently, to identify and analyze its object of knowledge. In fact, it was possible to prove the hypothesis of the present study, emphasizing that the development of human corporality, as the possible object of knowledge of school physical education, must be understood from the categories full development of movement and restraint of movement, thus emphasizing, the theoretical-practical activity of the individual. It is, then, by the contradictory relation between such categories that the specificity of this area of knowledge is legitimized. We conclude, therefore, that the development of human corporality, as an object of knowledge of school physical education, takes place from a systematized educational activity, whose full focus is the contradictory relation between the categories full development and containment of the movementDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Saviani, Dermeval, 1944-Sanchez Gamboa, Silvio AncisarSilva, Régis Henrique dos ReisDangió, Meire Cristina dos SantosMello, Maria AparecidaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Matheus Bernardo, 1989-20182018-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (203 p.) : digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634410SILVA, Matheus Bernardo. O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. 2018. 1 recurso online (203 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634410. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1056643Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-08T15:45:55Zoai::1056643Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-10-08T15:45:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
The object of knowledge of school physical education in the perspective of historical-critical pedagogy
title O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Silva, Matheus Bernardo, 1989-
Epistemologia
Pedagogia histórico-crítica
Educação escolar
Educação física escolar
Epistemology
Historical-critical pedagogy
Schooling
Physical school education
title_short O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_full O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_sort O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
author Silva, Matheus Bernardo, 1989-
author_facet Silva, Matheus Bernardo, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saviani, Dermeval, 1944-
Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar
Silva, Régis Henrique dos Reis
Dangió, Meire Cristina dos Santos
Mello, Maria Aparecida
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Matheus Bernardo, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Pedagogia histórico-crítica
Educação escolar
Educação física escolar
Epistemology
Historical-critical pedagogy
Schooling
Physical school education
topic Epistemologia
Pedagogia histórico-crítica
Educação escolar
Educação física escolar
Epistemology
Historical-critical pedagogy
Schooling
Physical school education
description Orientador: Dermeval Saviani
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-07-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634410
SILVA, Matheus Bernardo. O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. 2018. 1 recurso online (203 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634410. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634410
identifier_str_mv SILVA, Matheus Bernardo. O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. 2018. 1 recurso online (203 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634410. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1056643
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (203 p.) : digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138529055342592