Dialogos do cotidiano : a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Lilia Maria Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612007
Resumo: Orientador: Maria Teresa Egler Mantoan
id UNICAMP-30_81e4d6d41bf26be2bf89789a1fe049f5
oai_identifier_str oai::767864
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dialogos do cotidiano : a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comumDialogues in everyday life : the collaborative construction of the concept of specialized educational services for people with deafness in common schoolsInclusão escolarAtendimento educacional especializadoDiálogosSurdezBlogsSchool inclusionSpecialized educational servicesDialogueDeafnessBlogsOrientador: Maria Teresa Egler MantoanDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa visa oferecer contribuições para a reflexão do professor que trabalha na sala de apoio pedagógico aos alunos com surdez - inseridos na escola regular, através de caminhos colaborativos que nos conduzam ao Atendimento Educacional Especializado- AEE previsto pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Dada a complexidade do cotidiano, os avanços tecnológicos e a facilidade que alguns ambientes têm em promover a colaboração, utilizei metodologicamente o blog como ferramenta para reflexão e construção colaborativa desse novo conhecimento. Nesse ambiente, promovi diálogos sobre a natureza complementar do atendimento, as verdades cristalizadas sobre a surdez e as práticas que nos aproximam ou distanciam do AEE. Percebi, na troca de ideias, que apesar da legislação regulamentar o serviço do AEE como complementar ao ensino comum, os professores que atuam nesse atendimento ainda se encontram em uma fase de transição entre um serviço substitutivo e um serviço que complemente a educação escolar. O desafio proposto pela Inclusão educacional através do serviço de AEE provoca desestabilização e propõe rupturas conceituais e atitudinais. Ele nos convida a modificar a metáfora da "aceitação" pela experiência que nos toca, que nos passa e consequentemente nos transforma.Abstract: This dissertation aims to provide material for reflexion of the part of teachers who work in the pedagogical support deaf students inserted in regular schools. It describes collaborative efforts related to the author's work in Specialized Education Services (AEE), as provided for in the National Special Education Policy from the Inclusive Perspective. Given the complexity of daily life, technological advances, and relative ease of promoting collaboration in a web enviroment, my chosen methodology was to use the blog as a tool for collaborative thinking and construction of new knowledge. In this environment I have promoted dialogues on the complementary nature of student support, the crystalized truths about deafness, and the practices in which blog participants have approached or distanced themselves from the AEE. I realized in this exchange of ideas that in spite of regulatory legislation designating the AAE as a complimentary service, teachers who work in this area still find themselves in a transitional phase between a service that is a substitute for, and one that is complementary to, regular school education. The challenge proposed by education inclusion through AAE service provokes instability and the need for changes in concept and attitudes. It invites us to modify the metaphor of "acceptance" in terms of the experience which touches us, that we undergo, and that transforms us.MestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-Damazio, Mirlene Macedo FerreiraBaranauskas, Maria Cecilia CalaniUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarreto, Lilia Maria Souza2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf106 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612007BARRETO, Lilia Maria Souza. Dialogos do cotidiano: a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comum. 2010. 106 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612007. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767864https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767864porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-22T09:39:37Zoai::767864Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-01-22T09:39:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dialogos do cotidiano : a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comum
Dialogues in everyday life : the collaborative construction of the concept of specialized educational services for people with deafness in common schools
title Dialogos do cotidiano : a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comum
spellingShingle Dialogos do cotidiano : a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comum
Barreto, Lilia Maria Souza
Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Diálogos
Surdez
Blogs
School inclusion
Specialized educational services
Dialogue
Deafness
Blogs
title_short Dialogos do cotidiano : a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comum
title_full Dialogos do cotidiano : a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comum
title_fullStr Dialogos do cotidiano : a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comum
title_full_unstemmed Dialogos do cotidiano : a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comum
title_sort Dialogos do cotidiano : a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comum
author Barreto, Lilia Maria Souza
author_facet Barreto, Lilia Maria Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-
Damazio, Mirlene Macedo Ferreira
Baranauskas, Maria Cecilia Calani
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Lilia Maria Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Diálogos
Surdez
Blogs
School inclusion
Specialized educational services
Dialogue
Deafness
Blogs
topic Inclusão escolar
Atendimento educacional especializado
Diálogos
Surdez
Blogs
School inclusion
Specialized educational services
Dialogue
Deafness
Blogs
description Orientador: Maria Teresa Egler Mantoan
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612007
BARRETO, Lilia Maria Souza. Dialogos do cotidiano: a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comum. 2010. 106 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612007. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612007
identifier_str_mv BARRETO, Lilia Maria Souza. Dialogos do cotidiano: a construção colaborativa do conceito de atendimento educacinal especializado para pessoas com surdez na escola comum. 2010. 106 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612007. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767864
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767864
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
106 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189029894160384