Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances : lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavanello, Maristela Fantucci de Paula, 1963-
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588817
Resumo: Orientador: Silvana Serrani-Infante
id UNICAMP-30_81ea11854e72e839379dc18310f40cce
oai_identifier_str oai::192434
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances : lingua estrangeiraAnálise do discursoLíngua francesa - Estudo e ensinoMaterial didáticoAquisição da segunda linguagemOrientador: Silvana Serrani-InfanteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente estudo investiga representações discursivas de gênero. em três livros didáticos de francês-língua estrangeira (FLE).editados na França e utilizados no Brasil.nesta década. São examinadas- especificamente. as representações discursivas do universo feminino na esfeJO pública (contexto profissional) e na esfera privada (contexto doméstico-familiar). Trabalha-se em um percurso transdisciplinar da Lingüística Aplicada com a Análise do Discurso. levando-se em conta a interdependência da materialidade lingüística e processo discursivo na produção de sentidos. Para a análise dessas representações. realiza-se um exame de ressonâncias discursivas em torno de itens lexicais e de modos de dizer. Dessa forma. é mostrada uma predominância de representações discursivas para a mulher. comparativamente assimétricas em relação às representações do universo masculino: a) na hierarquia do trabalho administrativo-empresarial. b) em profissões de especialização científico-tecno/ógica e educacional e c) na configuração de lugares de interlocução bloqueadores e desqualificadores para a mulher. Trata-se de um estudo, fundamentalmente, qualitativo, embora também sejam apresentadas informações quantitativas com o objetivo de organização do corpus. Enfim. esta pesquisa propõe-se como uma contribuição para a área de análise de material didático da Lingüística Aplicada.. com implicações para professores, autores de manuais, etc.. Outrossim, procura-se sensibilizar "formadores" para a necessidade de uma conscientização de professores de língua estrangeira sobre a importãncia do estudo das representações sociais e das ressonãncias discursivas que participam de sua construção, como critério imprescindível na avaliação do livro (e de outros materiais) didático (s). Neste estudo. considera-se, central a prática discursiva em contexto pedagógico, no qual o livro e sua utilização são elementos constitutivos das condições de produção dessa práticaAbstract: This study investigates discursive representations of gender in the French language textbooks used for foreign language teaching, edited in France and used in Brazil during fhe last ten years. We examine specificaly discursive representotions of women's world in the public sphere (professional context) and in the private sphere (domestic and family context). The research is conducted in a transdisciplinary method - Applied Linguistics and Discourse Analysis - taking into account the interdependence between "materialistic linguistics" and "discursive process" inciting the constitutive dimension of meaning. In these representations we examine the discursive resonances around lexical items and modes of speech. On this way the analysis raised the predominance of discursive representations of females by inequitable comparison to the males ones: a) administrotive functions; b) technological science and educational professions and c) disqualifying and blocking event configurations to female speech. We realized a study fundamental/y qualitative therefore quantitative information is presented organized the corpora. Finally, this research attempts to a contribution for didactic textbook analysis on Applied Unguistics area influencing teachers, creotors of textbooks, etc.. Moreover, another target of the study is to influence researchers on the need of foreign language teacher's owareness about the importance of studying social constructions of social representations and its discursive resonances as a compulsory criterion for didactic textbook evaluation (and other support materiais). Here we consider discursive practices as central in the pedagogical context in which the didactic textbook and its use are basic elements for the production conditions for these practicesMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Serrani, Silvana Mabel, 1955-Serrani-Infante, SilvanaHeberle, VivianeKleiman, AngelaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPavanello, Maristela Fantucci de Paula, 1963-19992000-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf117p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588817PAVANELLO, Maristela Fantucci de Paula. Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances: lingua estrangeira. 1999. 117p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588817. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/192434porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:10:41Zoai::192434Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:10:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances : lingua estrangeira
title Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances : lingua estrangeira
spellingShingle Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances : lingua estrangeira
Pavanello, Maristela Fantucci de Paula, 1963-
Análise do discurso
Língua francesa - Estudo e ensino
Material didático
Aquisição da segunda linguagem
title_short Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances : lingua estrangeira
title_full Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances : lingua estrangeira
title_fullStr Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances : lingua estrangeira
title_full_unstemmed Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances : lingua estrangeira
title_sort Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances : lingua estrangeira
author Pavanello, Maristela Fantucci de Paula, 1963-
author_facet Pavanello, Maristela Fantucci de Paula, 1963-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrani, Silvana Mabel, 1955-
Serrani-Infante, Silvana
Heberle, Viviane
Kleiman, Angela
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavanello, Maristela Fantucci de Paula, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Língua francesa - Estudo e ensino
Material didático
Aquisição da segunda linguagem
topic Análise do discurso
Língua francesa - Estudo e ensino
Material didático
Aquisição da segunda linguagem
description Orientador: Silvana Serrani-Infante
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2000-08-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588817
PAVANELLO, Maristela Fantucci de Paula. Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances: lingua estrangeira. 1999. 117p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588817. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PAVANELLO, Maristela Fantucci de Paula. Representações discursivas do universo feminino em livros didaticos de frances: lingua estrangeira. 1999. 117p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588817. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/192434
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
117p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188836634263552