A elaboração de tarefas de compreensão oral para o ensino de português como língua adicional em níveis iniciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/23027 |
Resumo: | Partindo do pressuposto que aprender uma língua é aprender a usá-la para (inter)agir com diferentes propósitos e interlocutores, este trabalho tem o objetivo de propor e analisar tarefas para o ensino de compreensão oral a alunos iniciantes de português como língua adicional no Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS, buscando verificar e sistematizar o que caracteriza uma tarefa de compreensão oral que tenha como objetivo preparar os alunos para lidar com textos orais em diferentes situações de uso da linguagem. Os materiais didáticos elaborados para o curso de Compreensão Oral I compõem quatro unidades didáticas que versam sobre temas do cotidiano e reúnem textos em vídeo de gêneros do discurso variados. As tarefas desenvolvidas buscam propiciar oportunidades de compreensão oral de maneira integrada com a leitura e a produção oral e escrita e o desenvolvimento de estratégias para lidar com a língua falada. Para este trabalho, analiso cinco tarefas de três unidades do material do curso de Compreensão Oral I diferentes para ilustrar como incentivar a prática de compreensão oral levando em conta os diferentes papéis que assumimos no processo de compreensão desde o início da aprendizagem de uma língua. Também analiso como os materiais podem propiciar a participação dos aprendizes, fornecendo o apoio necessário para a realização das tarefas. A análise conta ainda com as reflexões da professora que ministrou o curso (30 horas) e a avaliação de cada unidade didática feita pelos cinco alunos participantes. Com base na análise, é possível afirmar que, para a elaboração de tarefas que visam à compreensão oral em uma perspectiva de uso da linguagem, é necessário expor o aluno a gêneros orais variados e às características da oralidade desde o início da aprendizagem como uma forma de criar oportunidades para ampliar a participação e o uso de estratégias de compreensão em situações do dia-a-dia. Para que o aprendiz iniciante possa desenvolver as tarefas assumindo, desde o início, os papéis de decodificador, participante, usuário e analista, é necessário fazer uma seleção criteriosa dos textos (segmentos de vídeos), elaborar perguntas que promovam a prática de todos esses papéis, auxiliar o aluno através de enunciados claros e adequados ao seu nível de proficiência e da construção de alternativas de respostas e de suporte linguístico, além de fornecer explicações que possam servir de apoio para o desenvolvimento das tarefas. |
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Andrighetti, Graziela HoerbeSchlatter, Margarete2010-05-28T04:20:21Z2009http://hdl.handle.net/10183/23027000740383Partindo do pressuposto que aprender uma língua é aprender a usá-la para (inter)agir com diferentes propósitos e interlocutores, este trabalho tem o objetivo de propor e analisar tarefas para o ensino de compreensão oral a alunos iniciantes de português como língua adicional no Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS, buscando verificar e sistematizar o que caracteriza uma tarefa de compreensão oral que tenha como objetivo preparar os alunos para lidar com textos orais em diferentes situações de uso da linguagem. Os materiais didáticos elaborados para o curso de Compreensão Oral I compõem quatro unidades didáticas que versam sobre temas do cotidiano e reúnem textos em vídeo de gêneros do discurso variados. As tarefas desenvolvidas buscam propiciar oportunidades de compreensão oral de maneira integrada com a leitura e a produção oral e escrita e o desenvolvimento de estratégias para lidar com a língua falada. Para este trabalho, analiso cinco tarefas de três unidades do material do curso de Compreensão Oral I diferentes para ilustrar como incentivar a prática de compreensão oral levando em conta os diferentes papéis que assumimos no processo de compreensão desde o início da aprendizagem de uma língua. Também analiso como os materiais podem propiciar a participação dos aprendizes, fornecendo o apoio necessário para a realização das tarefas. A análise conta ainda com as reflexões da professora que ministrou o curso (30 horas) e a avaliação de cada unidade didática feita pelos cinco alunos participantes. Com base na análise, é possível afirmar que, para a elaboração de tarefas que visam à compreensão oral em uma perspectiva de uso da linguagem, é necessário expor o aluno a gêneros orais variados e às características da oralidade desde o início da aprendizagem como uma forma de criar oportunidades para ampliar a participação e o uso de estratégias de compreensão em situações do dia-a-dia. Para que o aprendiz iniciante possa desenvolver as tarefas assumindo, desde o início, os papéis de decodificador, participante, usuário e analista, é necessário fazer uma seleção criteriosa dos textos (segmentos de vídeos), elaborar perguntas que promovam a prática de todos esses papéis, auxiliar o aluno através de enunciados claros e adequados ao seu nível de proficiência e da construção de alternativas de respostas e de suporte linguístico, além de fornecer explicações que possam servir de apoio para o desenvolvimento das tarefas.Based on a perspective of language learning as learning to (inter)act with different purposes and interlocutors, this study aims at developing and analyzing tasks for the teaching of listening to basic students of Portuguese as an Additional Language in the Program of Portuguese for Speakers of Other Languages at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), and to systematize the characteristics of listening task designed to prepare students to deal with oral texts in different language use situations. The materials designed for the course of Basic Portuguese Listening are composed of four units based on a variety of oral genres (video) dealing with everyday topics. The tasks were designed to promote the practice of listening integrated with the skills of reading, writing and speaking and to develop strategies to deal with oral language. In this study, five tasks from three different units were analyzed in order to illustrate the practice of listening involving the different roles we play in the comprehension process since the beginning of our language learning process. Tasks are also analyzed in terms of the support provided to enable students‟ participation to accomplishment them. The analyses also draws on the reflections of the teacher who taught the course (30 hours) and the comments made by five students on each unit. The results suggest that tasks that aim at listening practice based on the concept of language use should expose students to a variety of oral genres and to the characteristics of oral language since the beginning of the learning process so that students can increase their participation and their use of listening strategies in everyday situations. In order to enable beginner student to accomplish listening tasks and simultaneously act as code breakers, text participants, text users and text analysts, it is necessary to make a careful selection of texts (video segments), to elaborate questions that promote the practice of all those roles, to help students with instructions that are both clear and appropriate to their proficiency level, to design questions that can guide their listening practice and to offer linguistic support and helpful explanations about the characteristics of oral language.application/pdfporAquisição de segunda línguaLinguagem e línguasLíngua portuguesaAquisição da linguagemLinguística aplicadaMaterial didáticoA elaboração de tarefas de compreensão oral para o ensino de português como língua adicional em níveis iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000740383.pdf000740383.pdfTexto completoapplication/pdf1885723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23027/1/000740383.pdfe836bcdb03a5b06e1d400e70677275f2MD51TEXT000740383.pdf.txt000740383.pdf.txtExtracted Texttext/plain386333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23027/2/000740383.pdf.txtac4df0ba3ead5cbe2a120d454e879125MD52THUMBNAIL000740383.pdf.jpg000740383.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23027/3/000740383.pdf.jpgef0d3b79b99a10c65bf0ae8fb60f9696MD5310183/230272018-10-19 10:37:00.769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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