Mobilizando processos de formação : a experiencia docente com os estagios supervisionados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pilonetto, Roseli de Fátima Rech
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605489
Resumo: Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
id UNICAMP-30_82baf2d432d76381f33269257f9da269
oai_identifier_str oai::407796
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Mobilizando processos de formação : a experiencia docente com os estagios supervisionadosMobilizing process of education : the experience of teachers with the overseen trainingsFormação de professoresEstagios supervisionadosInvestigaçãoNarrativasTeacher's educationOverseen trainingsInvestigationNarrativesOrientador: Corinta Maria Grisolia GeraldiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : Esta pesquisa tem como base o próprio trabalho de professora com a Educação Infantil, com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o Ensino Superior. O contexto desenvolvido na pesquisa caracteriza-se pela experiência como docente, orientadora e coordenadora de estágio supervisionado no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ¿ UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão/PR. A investigação narrativa é utilizada para revelar as provocações feitas no percurso da própria trajetória de formação, como aluna e docente; os estágios supervisionados são elemento significativo para a reflexão do trabalho como professora bem como as experiências com crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e os aspectos econômicos, políticos, culturais e educacionais que envolvem as relações do trabalho docente. Geraldi, J. W. (2004), Lima e Geraldi (s/d), Prado e Soligo (2005), Larrosa (2004a; 2004b), Benjamin (1994), Connelly e Clandinin (1995) dão suporte para as discussões feitas durante o processo de pesquisa. A escrita da novela de formação (LARROSA, 2004b) possibilitou perceber, no trabalho como docente em constante formação, as preocupações com a aula - os fazeres e saberes necessários ao professor -, com a formação ¿ conhecimentos teórico-práticos -, e a potencialidade do coletivo dos sujeitos que trabalham com a educação tanto na formação de crianças como na formação de docentesAbstract : This research has as background my own work as teacher in the Education of Children, as well as the first Years in Fundamental Teaching and in the university (Superior Teaching). The field studied in that research is characterized by the experience as teacher, guider and coordinator of term of probation orientated in the Southwest of Parana State University Course of Pedagogy ¿ Unioeste, campus of Francisco Beltrão, PR. This investigative narrative is used to show some provocations done during the course of the own formative way as student and teacher. The supervised probations are significative element to think about the work as teacher as well as the experience with children of the Infantile Education and that one of the Initial Years of Fundamental Teaching and some economic, political, cultural and educational aspects that involves teacher¿s work relations. Geraldi J.W. (2004), Lima e Geraldi (s/d), Prado e Soligo (2005), Larrosa (2004 a; 2004 b), Benjamin (1994), Connelly and Clandinin (1995) give support to the discussion done during the research process. The writing of the novel¿s formation (Larrosa, 2004 b) has permitted to observe, in the work as docent in constant formation, the concern about the class ¿ works and wisdoms necessary to any professor with formation-knowledge theory-and-practice and a collective potentiality of those elements, those one work with education, be in the children formation as in the teaching formationMestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-Lima, Emilia Freitas dePereira, Elisabete Monteiro de AguiarPrado, Guilherme do Val ToledoKhater, Rita Maria ManjaterraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPilonetto, Roseli de Fátima Rech20072007-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf174p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605489PILONETTO, Roseli de Fátima Rech. Mobilizando processos de formação: a experiencia docente com os estagios supervisionados. 2007. 174p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605489. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/407796porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:57:41Zoai::407796Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:57:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobilizando processos de formação : a experiencia docente com os estagios supervisionados
Mobilizing process of education : the experience of teachers with the overseen trainings
title Mobilizando processos de formação : a experiencia docente com os estagios supervisionados
spellingShingle Mobilizando processos de formação : a experiencia docente com os estagios supervisionados
Pilonetto, Roseli de Fátima Rech
Formação de professores
Estagios supervisionados
Investigação
Narrativas
Teacher's education
Overseen trainings
Investigation
Narratives
title_short Mobilizando processos de formação : a experiencia docente com os estagios supervisionados
title_full Mobilizando processos de formação : a experiencia docente com os estagios supervisionados
title_fullStr Mobilizando processos de formação : a experiencia docente com os estagios supervisionados
title_full_unstemmed Mobilizando processos de formação : a experiencia docente com os estagios supervisionados
title_sort Mobilizando processos de formação : a experiencia docente com os estagios supervisionados
author Pilonetto, Roseli de Fátima Rech
author_facet Pilonetto, Roseli de Fátima Rech
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-
Lima, Emilia Freitas de
Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar
Prado, Guilherme do Val Toledo
Khater, Rita Maria Manjaterra
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pilonetto, Roseli de Fátima Rech
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Estagios supervisionados
Investigação
Narrativas
Teacher's education
Overseen trainings
Investigation
Narratives
topic Formação de professores
Estagios supervisionados
Investigação
Narrativas
Teacher's education
Overseen trainings
Investigation
Narratives
description Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605489
PILONETTO, Roseli de Fátima Rech. Mobilizando processos de formação: a experiencia docente com os estagios supervisionados. 2007. 174p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605489. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PILONETTO, Roseli de Fátima Rech. Mobilizando processos de formação: a experiencia docente com os estagios supervisionados. 2007. 174p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605489. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/407796
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
174p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188971000889344