Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061 |
Resumo: | Orientador: Fermino Fernandes Sisto |
id |
UNICAMP-30_8394b9ba9130861b30614361f0dd73f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::99447 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoriaDesenvolvimento cognitivoAprendizagemPsicologia educacionalConflito (Psicologia)Construtivismo (Educação)Orientador: Fermino Fernandes SistoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo que trata da aprendizagem experimental e manutenção de possíveis, pela técnica do conflito cognitivo e da sua relação com a aquisição da seriação operatória, foi realizado em dois momentos. primeiramente, retomou-se a teoria piagetiana, nos aspectos específicos do estudo. Num segundo momento, passou-se ao procedimento empírico, onde se trabalhou com 56 crianças entre 4;9 e 6;9 anos de idade, que foram pré-testadas em duas provas: Recorte de Quadrados e Seriação de Bastonetes. Dezesseis sujeitos formaram o grupo de controle e 14 o experimental, que foi submetido a um processo de intervenção. Um dia pós o término dessa, houve o pós-teste 1 e 15 dias depois o pós teste 2. Comprovou-se a eficácia da técnica utilizada para a aprendizagem e manutenção de co-possíveis, bem como, a não influência dessa aquisição sobre a construção da seriaçãoAbstract: This work deals with the experimental learning and the maintenance of the possibles through the cognitive conflict technique and its relattion with the acquisition of the operational serialization. It was performed in two distinct moments. Firstly, we concentrated on Piaget's theory in what it concerns with to our specific interest. Secondly, we turned into an experimental phase we worked with 56 children from 4 years and 9 months old, 6 years and 9 months old, who were pre-tested in two ways: square cut-outs and serialization sticks. Sixteen (16) children formed the control group and fourteen (14) the experimental one, which was subjected to an intervention process. One day after its end, they underwent post-test 1 and fifteen days later, post-test 2. The efficiency of the used technique was proved in terms of learning and maintenance of co-possibles as well as the non-influence of that acquisition upon, the serialization constructionMestradoMestre em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Rosangela Cecilia Boaventura19951995-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf148f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061PEREIRA, Rosangela Cecilia Boaventura. Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria. 1995. 148f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99447porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T06:09:58Zoai::99447Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T06:09:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria |
title |
Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria |
spellingShingle |
Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria Pereira, Rosangela Cecilia Boaventura Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem Psicologia educacional Conflito (Psicologia) Construtivismo (Educação) |
title_short |
Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria |
title_full |
Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria |
title_fullStr |
Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria |
title_full_unstemmed |
Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria |
title_sort |
Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria |
author |
Pereira, Rosangela Cecilia Boaventura |
author_facet |
Pereira, Rosangela Cecilia Boaventura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sisto, Fermino Fernandes, 1949- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rosangela Cecilia Boaventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem Psicologia educacional Conflito (Psicologia) Construtivismo (Educação) |
topic |
Desenvolvimento cognitivo Aprendizagem Psicologia educacional Conflito (Psicologia) Construtivismo (Educação) |
description |
Orientador: Fermino Fernandes Sisto |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 1995-11-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061 PEREIRA, Rosangela Cecilia Boaventura. Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria. 1995. 148f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Rosangela Cecilia Boaventura. Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria. 1995. 148f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 148f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188781853507584 |