Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liesenberg, Maria Thereza Menezes
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578339
Resumo: Orientador: Fermino Fernandes Sisto
id UNICAMP-30_7e386b364d8bc352abce01ad8de44cbc
oai_identifier_str oai::48868
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedadeDesenvolvimento cognitivoAprendizagemPsicologia educacionalOrientador: Fermino Fernandes SistoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo trata da aprendizagem de possíveis e de sua manutenção, através da técnica do conflito cognitivo, por crianças que apresentem apenas ind1cios de possíveis análógicos e de suas relações com a operatoriedade. Os sujeitos foram em número de 24,na faixa eti ria de 6 a 8 anos, sendo 13 do Grupo Experimental e 11 do Grupo Controlejeram crianças que pertenciam ao nIvel mais baixo do posslvel,o analógico puro e quanto à conservação, eram não conservadoras. As provas aplicadas foram:Conservação do 11qu1 do e Formas posslveis de uma realidade parcialmente escondida, em Prê-Teste, Pós-Teste 1 e Pós-Teste 2.0 Grupo Experimental foi submetido às Sessões de Ensino Aprendizagem em que se utilizou o conflito cognitivo.As sessões abrangeram até 8 tipos de atividades, com a duração média '¿de 15 minutos e foram interrompidas tão logo a criança revelou ter atingido o nível 11 do co-posslvel e,sendo assim, somente alguns sujeitos completaram todas as tarefas. Os resultados encontrados evidenciam a possibi lidade de aprendizagem de co-posslveis e de sua manutenção. Quanto às relações entre a aprendizagem de posslveis e conservação operatória, os dados encontrados deixaram uma dúvida a esclarecer. Sugere-se a oportunidade de um novo estudo,controlando outras variáveis, pois a hipótese de uma relação poderia ser confirmada.A técnica do conflito cognitivo revelou-se um instrumento válido, capaz de mobilizar o sistema psicogenético e o raciocínio da criançaMestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLiesenberg, Maria Thereza Menezes19921992-08-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[119]f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578339LIESENBERG, Maria Thereza Menezes. Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade. 1992. [119]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578339. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48868porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-17T23:41:44Zoai::48868Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-17T23:41:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade
title Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade
spellingShingle Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade
Liesenberg, Maria Thereza Menezes
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Psicologia educacional
title_short Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade
title_full Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade
title_fullStr Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade
title_full_unstemmed Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade
title_sort Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade
author Liesenberg, Maria Thereza Menezes
author_facet Liesenberg, Maria Thereza Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sisto, Fermino Fernandes, 1949-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Liesenberg, Maria Thereza Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Psicologia educacional
topic Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Psicologia educacional
description Orientador: Fermino Fernandes Sisto
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-08-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578339
LIESENBERG, Maria Thereza Menezes. Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade. 1992. [119]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578339. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LIESENBERG, Maria Thereza Menezes. Conflito cognitivo, possiveis e operatoriedade. 1992. [119]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578339. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48868
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[119]f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188737459945472