Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rosangela Cecilia Boaventura
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061
Resumo: Orientador: Fermino Fernandes Sisto
id UNICAMP-30_8394b9ba9130861b30614361f0dd73f1
oai_identifier_str oai::99447
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoriaDesenvolvimento cognitivoAprendizagemPsicologia educacionalConflito (Psicologia)Construtivismo (Educação)Orientador: Fermino Fernandes SistoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo que trata da aprendizagem experimental e manutenção de possíveis, pela técnica do conflito cognitivo e da sua relação com a aquisição da seriação operatória, foi realizado em dois momentos. primeiramente, retomou-se a teoria piagetiana, nos aspectos específicos do estudo. Num segundo momento, passou-se ao procedimento empírico, onde se trabalhou com 56 crianças entre 4;9 e 6;9 anos de idade, que foram pré-testadas em duas provas: Recorte de Quadrados e Seriação de Bastonetes. Dezesseis sujeitos formaram o grupo de controle e 14 o experimental, que foi submetido a um processo de intervenção. Um dia pós o término dessa, houve o pós-teste 1 e 15 dias depois o pós teste 2. Comprovou-se a eficácia da técnica utilizada para a aprendizagem e manutenção de co-possíveis, bem como, a não influência dessa aquisição sobre a construção da seriaçãoAbstract: This work deals with the experimental learning and the maintenance of the possibles through the cognitive conflict technique and its relattion with the acquisition of the operational serialization. It was performed in two distinct moments. Firstly, we concentrated on Piaget's theory in what it concerns with to our specific interest. Secondly, we turned into an experimental phase we worked with 56 children from 4 years and 9 months old, 6 years and 9 months old, who were pre-tested in two ways: square cut-outs and serialization sticks. Sixteen (16) children formed the control group and fourteen (14) the experimental one, which was subjected to an intervention process. One day after its end, they underwent post-test 1 and fifteen days later, post-test 2. The efficiency of the used technique was proved in terms of learning and maintenance of co-possibles as well as the non-influence of that acquisition upon, the serialization constructionMestradoMestre em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Rosangela Cecilia Boaventura19951995-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf148f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061PEREIRA, Rosangela Cecilia Boaventura. Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria. 1995. 148f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99447porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T06:09:58Zoai::99447Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T06:09:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria
title Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria
spellingShingle Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria
Pereira, Rosangela Cecilia Boaventura
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Psicologia educacional
Conflito (Psicologia)
Construtivismo (Educação)
title_short Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria
title_full Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria
title_fullStr Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria
title_full_unstemmed Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria
title_sort Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria
author Pereira, Rosangela Cecilia Boaventura
author_facet Pereira, Rosangela Cecilia Boaventura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sisto, Fermino Fernandes, 1949-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rosangela Cecilia Boaventura
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Psicologia educacional
Conflito (Psicologia)
Construtivismo (Educação)
topic Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Psicologia educacional
Conflito (Psicologia)
Construtivismo (Educação)
description Orientador: Fermino Fernandes Sisto
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-11-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061
PEREIRA, Rosangela Cecilia Boaventura. Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria. 1995. 148f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061
identifier_str_mv PEREIRA, Rosangela Cecilia Boaventura. Conflito cognitivo, formação de possiveis e construção operatoria. 1995. 148f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583061. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/99447
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
148f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188781853507584