Validação da Avaliação Terapêutica Ocupacional (ATO) para Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marissa Romano da, 1989-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/444
Resumo: Orientador: Rita de Cassia Ietto Montilha
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spelling Validação da Avaliação Terapêutica Ocupacional (ATO) para Adolescentes e Adultos com Deficiência VisualValidation of the Occupational Therapy Assessment (ATO) of Adolescents and Adults With Visual ImpairmentTerapia ocupacionalPessoas com deficiência visualClassificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúdeEstudos de validaçãoTécnica DelfosOccupational therapyVisually impaired personsInternacional Classification of Funcioning, Disability and HealthValidation studyDelphi techniqueOrientador: Rita de Cassia Ietto MontilhaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Introdução: O processo em Terapia Ocupacional tem seu início com a abertura do espaço de escuta qualificada e realização da avaliação, através da aproximação ao perfil ocupacional e desempenho ocupacional, o que permite o planejamento do projeto terapêutico ajustado à realidade da pessoa avaliada. A ausência de avaliações em Terapia Ocupacional para pessoas com deficiência visual validadas para a realidade brasileira levou à construção da Avaliação Terapêutica Ocupacional (ATO) para Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual. A ATO, por meio da entrevista semiestruturada e observação direta, identifica aspectos fundamentais para o rastreio das demandas terapêuticas e possibilita a utilização de linguagem universal, através da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Entretanto, para que seja utilizada fez-se necessário o estabelecimento de sua validade de face e conteúdo. Objetivo: Validar a Avaliação Terapêutica Ocupacional (ATO) para Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual. Método: Pesquisa qualitativa exploratória descritiva, com utilização de estratégias quantitativas descritivas para análise dos dados. Para o estabelecimento de sua validade optou-se por utilizar a Técnica Delphi através da formação de um painel de especialistas. A Técnica é utilizada com o objetivo de estabelecer consenso sobre determinado assunto, sendo uma ferramenta em áreas que ainda precisam de construção, validação, revisão ou melhor exploração. Para a composição do painel foi constituída uma amostra não probabilística por acessibilidade, contando com critérios de inclusão e exclusão. A Técnica constitui-se por um processo de retroalimentação com envio, apreciação e devolutiva de documentos em rodadas de questionários. A ferramenta permite que esse processo seja realizado por meio eletrônico. Os questionários das rodadas foram enviados aos especialistas para que julgassem a Avaliação acerca de sua estrutura, linguagem, objetividade, clareza, itens desnecessários e necessários, porém ausentes. Os questionários e a ATO eram enviados, por e-mail, na mesma data para todos os participantes. Para a obtenção do consenso e considerar a ATO válida, o resultado da rodada deveria apresentar estabilidade nas sugestões de mudanças na Avaliação e Índice de Validade de Conteúdo (IVC) total?0,90 (90%) e IVCitem?0,78 (78%). A análise dos dados em pesquisas que se utilizam da Técnica Delphi transcorre na coleta, tendo em vista que a rodada seguinte tem início apenas após a análise dos dados do questionário anterior. Resultados: Os resultados desta pesquisa foram organizados e apresentados em formato de três artigos científicos. Oito profissionais da saúde participaram do processo, que ocorreu em três rodadas e teve duração de doze meses. Cada etapa apresentou IVC próprio, recebeu sugestões e comentários que possibilitaram modificações e melhoramentos na estrutura, conteúdo, inclusão de itens, organização e construção de um manual para a padronização da aplicação da Avaliação. Na terceira rodada foi estabelecido o consenso com IVCtotal=0,97 (97,91%) e ausência de sugestões que levassem a novas alterações na ATO. Conclusão: De acordo com os especialistas, a ATO é válida, apresenta linguagem acessível, estrutura e conteúdo relevantes, adequados para atingir seu objetivo máximo: caracterizar a funcionalidade da pessoa com deficiência visual, adolescentes e adultos, identificando os principais aspectos que influenciam seu desempenho em atividades cotidianasAbstract: Introduction: The process in Occupational Therapy begins with the opening of a space for qualified listening and carrying out the evaluation, by approaching the occupational profile and occupational performance, which allows the planning of the therapeutic project adjusted to the reality of the person being evaluated. The absence of Occupational Therapy assessments for visually impaired persons validated for the Brazilian reality led to the construction of the Occupational Therapy Assessment (ATO) for Adolescents and Adults with Visual Impairment. ATO, through semi-structured interviews and direct observation, identifies fundamental aspects for the screening of therapeutic demands and enables the use of universal language, through the International Classification of Functioning, Disability and Health. However, to be used, it was necessary to establish its face and content validity. Objective: To validate the Occupational Therapy Assessment (ATO) for Adolescents and Adults with Visual Impairment. Method: Qualitative descriptive exploratory research, using quantitative descriptive strategies for data analysis. In order to establish its validity, it was decided to use the Delphi Technique as a strategy through the formation of a panel of specialists. The Technique is used in order to establish consensus on a given subject, being a tool in areas that still need construction, validation, revision or better exploration. For the composition of the panel, a non-probabilistic sample for accessibility was constituted, with inclusion and exclusion criteria. The Technique consists of a feedback process with the sending, appreciation and return of documents in rounds of questionnaires. The tool allows this process to be performed electronically. The rounds questionnaires were sent to the experts to judge the Assessment about its structure, language, objectivity, unnecessary and necessary, but absent items. The questionnaires and the ATO were sent, by email, on the same date to all participants. To obtain consensus and consider the ATO validated, the result of the round should have stability in the suggestions for changes in the Assessment and Content Validity Index (CVI) total?0.90 (90%) and CVIitem?0.78 (78 %). Data analysis in surveys using the Delphi Technique takes place during the collection, considering that the next round starts only after analyzing the data from the previous questionnaire. Results: The results of this research were organized and presented in the format of three scientific articles. Eight health professionals participated in the process, which took place in three rounds and lasted twelve months. Each stage presented its own CVI, received suggestions and comments that enabled changes and improvements in the structure, content, inclusion of items, organization and construction of a manual to standardize the application of the Assessment. In the third round, consensus was established with CVItotal=0.97 (97.91%) and absence of suggestions that would cause new changes in the ATO. Conclusion: According to the experts, ATO is valid, has accessible language, relevant structure and content, appropriate to achieve its ultimate goal: characterize the functionality of visually impaired persons, adolescents and adults, identifying the main aspects that influence their performance in everyday activitiesDoutoradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoDoutora em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Montilha, Rita de Cássia Ietto, 1965-Gasparetto, Maria Elisabete Rodrigues FreireBittencourt, Zelia Zilda Lourenço de CamargoBallarin, Maria Luisa Gazabim SimõesMoreira, Celia Emilia de Freitas Alves AmaralUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Marissa Romano da, 1989-20202020-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (191 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/444SILVA, Marissa Romano da. Validação da Avaliação Terapêutica Ocupacional (ATO) para Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual. 2020. 1 recurso online (191 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/444. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231515Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-12T09:52:07Zoai::1231515Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-11-12T09:52:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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