Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Eliane Righi de, 1965-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431
Resumo: Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini
id UNICAMP-30_8526ff2eed40a1eb50c086eb53b5bbff
oai_identifier_str oai::436047
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesaBetween the desire and the need for learning languages : the construction of English teacher representations about language and learningRepresentaçõesSubjetividadeLíngua inglesa - Estudo e ensinoFormação de professoresDesejoRepresentationsSubjectivityEnglish Language - Study and teachingStudent teachersDesireOrientador: Maria Jose Rodrigues Faria CoraciniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho pretende identificar e discutir as representações de língua e de ensinoaprendizagem de línguas (principalmente do inglês), que emergem no dizer dos professores em formação. Tendo como base teórica, principalmente, conceitos da psicanálise e do discurso, além dos estudos foucaultianos sobre a produção da subjetividade, propomos analisar recortes discursivos selecionados a partir de entrevistas orais com alunos-professores de um curso particular de licenciatura dupla (português/inglês), buscando, na materialidade lingüística e nas formações inconscientes que nela extravasam, indícios da constituição do imaginário desses alunos-professores sobre a língua estrangeira e sobre o ensino-aprendizagem dessa língua, os quais podem apontar traços da constituição de sua subjetividade e de sua identidade. Acreditamos que, embora os professores em formação tendam a encarar a língua estrangeira e seus processos de ensino-aprendizagem de modo instrumental, formalista e mercantilista, o contato e a aprendizagem de uma língua podem alterar sua identidade e constituir um modo singular de ensinar e aprender línguas. Considerando, ainda, que a identidade é um processo em construção e que a produção da subjetividade é condicionada pela História e pelas relações de poder que se estabelecem entre as pessoas, coisas e tecnologias, as representações estudadas revelam alguns aspectos dos modos atuais em formação da subjetividade, tais como o apelo ao consumo, às tecnologias de ensino e aos discursos hegemônicos de língua e de ensino-aprendizagem. Tais aspectos revelam a primazia da ordem do imaginário e o enfraquecimento do simbólico na atual constituição psíquica do sujeito. Ainda assim, é possível perceber, na narrativa dos alunos-professores, momentos de confusão entre a língua dita materna ou estrangeira, que sugerem um lugar diferente ocupado por elas em sua subjetividade, estabelecendo uma relação não só com as demandas do sujeito, mas também com seu desejo. Essas mudanças contribuem para a ruptura de modelos de ensino-aprendizagem baseados apenas na repetição e no imaginário e para um olhar diferenciado sobre as línguas e seu estudo.Abstract: This work intends to identify and discuss the representations of foreign languages (mainly English) and of their teaching-learning processes, which emerge from the utterance of future language teachers. Based mainly on some psychoanalytical and discoursive concepts as well as Foucault's studies concerning governmentality and the production of subjectivity by different discourses, we propose to analyse oral interviews carried out with some future language teachers (English/Portuguese), from a private college course, trying to identify, through linguistic materiality, elements involved in the constitution of their imaginary about language and about teaching-learning practice, as well as fragments of their unconscious formations, which can reveal some aspects of their subjectivity. We suppose that, in spite of the fact that those student teachers tend to consider foreign language from an instrumental, formalistic and mercantilistic point of view, the involvement with the foreign language can cause effects on their identity which could change the way they face language itself and the teaching-learning process. Considering that the production of the subjectivity is conditioned by History and by power relations produced by people, objects and techniques, and that identity is an ongoing process, the representations studied show some aspects of these student teachers' subjectivity produced by the context of (pos-) modernity, emphasizing the consumerism, technological resources and hegemonist methodological discourses of language teaching-learning process. These aspects mark the primacy of the imaginary order and the decadence of the symbolic one on the actual psychical constitution. Nevertheless, the speech of student teachers also reveals moments of confusion between mother tongue and foreign languages, suggesting a different involvement with languages as well as different places that these languages can occupy in their identity, related not only to needs but also to desire. These changes produce a peculiar way of facing languages, which can contribute to study them in a different way and surpass the repetition in teaching-learning models at school.DoutoradoLíngua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Carmagnani, Anna Maria GrammaticoSouza-Pinheiro-Passos, Deusa Maria deYueno, Elzira YokoBertoldo, Ernesto SérgioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Eliane Righi de, 1965-20082008-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf266 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431ANDRADE, Eliane Righi de. Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas: a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa. 2008. 266 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436047porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-06T09:31:11Zoai::436047Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-06T09:31:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa
Between the desire and the need for learning languages : the construction of English teacher representations about language and learning
title Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa
spellingShingle Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa
Andrade, Eliane Righi de, 1965-
Representações
Subjetividade
Língua inglesa - Estudo e ensino
Formação de professores
Desejo
Representations
Subjectivity
English Language - Study and teaching
Student teachers
Desire
title_short Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa
title_full Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa
title_fullStr Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa
title_full_unstemmed Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa
title_sort Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa
author Andrade, Eliane Righi de, 1965-
author_facet Andrade, Eliane Righi de, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Carmagnani, Anna Maria Grammatico
Souza-Pinheiro-Passos, Deusa Maria de
Yueno, Elzira Yoko
Bertoldo, Ernesto Sérgio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Eliane Righi de, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
Subjetividade
Língua inglesa - Estudo e ensino
Formação de professores
Desejo
Representations
Subjectivity
English Language - Study and teaching
Student teachers
Desire
topic Representações
Subjetividade
Língua inglesa - Estudo e ensino
Formação de professores
Desejo
Representations
Subjectivity
English Language - Study and teaching
Student teachers
Desire
description Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431
ANDRADE, Eliane Righi de. Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas: a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa. 2008. 266 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431
identifier_str_mv ANDRADE, Eliane Righi de. Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas: a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa. 2008. 266 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436047
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
266 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188998773473280