Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431 |
Resumo: | Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini |
id |
UNICAMP-30_8526ff2eed40a1eb50c086eb53b5bbff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::436047 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesaBetween the desire and the need for learning languages : the construction of English teacher representations about language and learningRepresentaçõesSubjetividadeLíngua inglesa - Estudo e ensinoFormação de professoresDesejoRepresentationsSubjectivityEnglish Language - Study and teachingStudent teachersDesireOrientador: Maria Jose Rodrigues Faria CoraciniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho pretende identificar e discutir as representações de língua e de ensinoaprendizagem de línguas (principalmente do inglês), que emergem no dizer dos professores em formação. Tendo como base teórica, principalmente, conceitos da psicanálise e do discurso, além dos estudos foucaultianos sobre a produção da subjetividade, propomos analisar recortes discursivos selecionados a partir de entrevistas orais com alunos-professores de um curso particular de licenciatura dupla (português/inglês), buscando, na materialidade lingüística e nas formações inconscientes que nela extravasam, indícios da constituição do imaginário desses alunos-professores sobre a língua estrangeira e sobre o ensino-aprendizagem dessa língua, os quais podem apontar traços da constituição de sua subjetividade e de sua identidade. Acreditamos que, embora os professores em formação tendam a encarar a língua estrangeira e seus processos de ensino-aprendizagem de modo instrumental, formalista e mercantilista, o contato e a aprendizagem de uma língua podem alterar sua identidade e constituir um modo singular de ensinar e aprender línguas. Considerando, ainda, que a identidade é um processo em construção e que a produção da subjetividade é condicionada pela História e pelas relações de poder que se estabelecem entre as pessoas, coisas e tecnologias, as representações estudadas revelam alguns aspectos dos modos atuais em formação da subjetividade, tais como o apelo ao consumo, às tecnologias de ensino e aos discursos hegemônicos de língua e de ensino-aprendizagem. Tais aspectos revelam a primazia da ordem do imaginário e o enfraquecimento do simbólico na atual constituição psíquica do sujeito. Ainda assim, é possível perceber, na narrativa dos alunos-professores, momentos de confusão entre a língua dita materna ou estrangeira, que sugerem um lugar diferente ocupado por elas em sua subjetividade, estabelecendo uma relação não só com as demandas do sujeito, mas também com seu desejo. Essas mudanças contribuem para a ruptura de modelos de ensino-aprendizagem baseados apenas na repetição e no imaginário e para um olhar diferenciado sobre as línguas e seu estudo.Abstract: This work intends to identify and discuss the representations of foreign languages (mainly English) and of their teaching-learning processes, which emerge from the utterance of future language teachers. Based mainly on some psychoanalytical and discoursive concepts as well as Foucault's studies concerning governmentality and the production of subjectivity by different discourses, we propose to analyse oral interviews carried out with some future language teachers (English/Portuguese), from a private college course, trying to identify, through linguistic materiality, elements involved in the constitution of their imaginary about language and about teaching-learning practice, as well as fragments of their unconscious formations, which can reveal some aspects of their subjectivity. We suppose that, in spite of the fact that those student teachers tend to consider foreign language from an instrumental, formalistic and mercantilistic point of view, the involvement with the foreign language can cause effects on their identity which could change the way they face language itself and the teaching-learning process. Considering that the production of the subjectivity is conditioned by History and by power relations produced by people, objects and techniques, and that identity is an ongoing process, the representations studied show some aspects of these student teachers' subjectivity produced by the context of (pos-) modernity, emphasizing the consumerism, technological resources and hegemonist methodological discourses of language teaching-learning process. These aspects mark the primacy of the imaginary order and the decadence of the symbolic one on the actual psychical constitution. Nevertheless, the speech of student teachers also reveals moments of confusion between mother tongue and foreign languages, suggesting a different involvement with languages as well as different places that these languages can occupy in their identity, related not only to needs but also to desire. These changes produce a peculiar way of facing languages, which can contribute to study them in a different way and surpass the repetition in teaching-learning models at school.DoutoradoLíngua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Carmagnani, Anna Maria GrammaticoSouza-Pinheiro-Passos, Deusa Maria deYueno, Elzira YokoBertoldo, Ernesto SérgioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Eliane Righi de, 1965-20082008-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf266 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431ANDRADE, Eliane Righi de. Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas: a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa. 2008. 266 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436047porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-06T09:31:11Zoai::436047Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-06T09:31:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa Between the desire and the need for learning languages : the construction of English teacher representations about language and learning |
title |
Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa |
spellingShingle |
Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa Andrade, Eliane Righi de, 1965- Representações Subjetividade Língua inglesa - Estudo e ensino Formação de professores Desejo Representations Subjectivity English Language - Study and teaching Student teachers Desire |
title_short |
Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa |
title_full |
Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa |
title_fullStr |
Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa |
title_full_unstemmed |
Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa |
title_sort |
Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas : a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa |
author |
Andrade, Eliane Righi de, 1965- |
author_facet |
Andrade, Eliane Righi de, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949- Carmagnani, Anna Maria Grammatico Souza-Pinheiro-Passos, Deusa Maria de Yueno, Elzira Yoko Bertoldo, Ernesto Sérgio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Eliane Righi de, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações Subjetividade Língua inglesa - Estudo e ensino Formação de professores Desejo Representations Subjectivity English Language - Study and teaching Student teachers Desire |
topic |
Representações Subjetividade Língua inglesa - Estudo e ensino Formação de professores Desejo Representations Subjectivity English Language - Study and teaching Student teachers Desire |
description |
Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-11-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431 ANDRADE, Eliane Righi de. Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas: a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa. 2008. 266 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Eliane Righi de. Entre o desejo e a necessidade de aprender linguas: a construção das representações de lingua e de aprendizagem do aluno-professor de lingua inglesa. 2008. 266 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608431. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436047 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 266 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188998773473280 |