Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010 : a "música brasileira" depois da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galletta, Thiago Pires, 1979-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621627
Resumo: Orientador: Pedro Peixoto Ferreira
id UNICAMP-30_87ad5c07e948ed7159d2c395800ae474
oai_identifier_str oai::918078
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010 : a "música brasileira" depois da internetIndependent musical scene in São Paulo, Brazil - early 2010s : "Brazilian music" post-InternetMúsica brasileiraInternetMúsica - Fonografia - IndústriaMúsica popular - São Paulo (SP)Cultura - Séc. XXIBrazilian musicInternetMusic - Phonography - IndustryPopular music - Sao Paulo (City)Culture - 21st centuryOrientador: Pedro Peixoto FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Os desenvolvimentos sócio-técnicos observados em torno da internet, ao longo dos anos 2000, são fundamentais para entendermos o processo de formação de uma nova geração produtora e consumidora de música no Brasil. Este processo é especialmente significativo quando se considera a música produzida pela chamada ?cena brasileira independente? contemporânea. Neste contexto, cada vez mais artistas partícipes desta cena, viabilizando seus trabalhos sem o aporte de grandes gravadoras, têm alcançado repercussão significativa junto a públicos segmentados, obtendo crescente reconhecimento em premiações nacionais de música e em uma gama variada de mídias especializadas, nas quais esta produção musical tem sido apontada como responsável por muitas das inovações e contribuições estéticas mais significativas no atual panorama da ?música brasileira? contemporânea. A chamada ?cena independente paulistana? do início dos anos 2010, e seus artistas, têm assumido um papel de relevo neste cenário, projetando muitos dos principais nomes associados ao que tem sido identificado e discursado, no período, como um ?novo momento da música brasileira?. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar e analisar - a partir de vasto levantamento de dados sobre o campo enfocado e de entrevistas com artistas e produtores, realizadas presencialmente ou obtidas a partir de publicações na internet - as principais especificidades desta ?cena paulistana? responsáveis por singularizá-la, potencializar suas condições criativas e/ou de produção e a distinguir em relação a: (1) momentos anteriores da ?produção musical independente? no Brasil; (2) o conjunto da produção fonográfica contemporânea no país; (3) a ?cena independente e o novo momento da música brasileira?, mais particularmente. Com respeito aos conjuntos (1) e (2) assume importância fundamental as novidades trazidas pelas tecnologias digitais e pelos novos processos econômicos e novas políticas culturais observados no país nos últimos 15 anos. Na composição da especificidade da ?cena paulistana? em relação à ?cena independente brasileira? mais ampla (3), têm se destacado centralmente as oportunidades privilegiadas encontradas em São Paulo-SP para o desenvolvimento, sustentabilidade e repercussão de trabalhos musicais autorais independentes. Estas oportunidades serão responsáveis pela migração de um conjunto significativo de artistas independentes de outros estados brasileiros para o solo paulistano, nos últimos anos. A contribuição estética variada e diferenciada, trazida por estes músicos migrantes, se somará à peculiaridade da cultura musical paulistana e aos talentos criativos de seus artistas, bem como às vivências urbanas próprias à cidade, compondo-se, assim, a especificidade musical desta cena - cena marcada, de modo importante, por um alto nível de produção colaborativa entre seus agentes, e por trabalhos que tem buscado se afirmar para além de gêneros e categorizações musicais específicasAbstract: The socio-technical developments related to the Internet between 2000 and 2010 are essential for an understanding of the process of formation of a new generation of music producers and consumers in Brazil. This process is especially significant when one considers the music put out by the so-called contemporary "independent Brazilian scene." Growing numbers of musicians took part in this scene and produced their work with no backing from the large recording companies and they have been very well received by segmented markets. They have won Brazilian awards in music and they have been recognized in a broad range of specialized media, where their musical output has been considered responsible for many of the innovations and significant aesthetic contributions in today's panorama of contemporary "Brazilian music." The so-called "São Paulo independent scene" of the early 2010s and its musicians have assumed an outstanding role in this context, projecting many of the most outstanding names associated with what has been described as a "new moment in Brazilian music." The main objective of the study for this paper was to identify and analyze the main specific aspects of this "São Paulo scene." The research is based on a careful collection of data about the field and on interviews with musicians and producers. Interviews were carried out in person or taken from publications found on the Internet. Several specific aspects of this "São Paulo scene" are responsible for stimulating the creativity and productivity of this phenomenon and, at the same time, distinguish it (1) from preceding historical periods of "independent musical production" in Brazil; (2) from the overall contemporary phonographic production in Brazil; and, especially, (3) from the "independent scene and new moment in Brazilian music." With respect to Items 1 and 2, new aspects brought on by digital technologies, new economic advances and new political-cultural observed in Brazil over the last 15 years have all been particularly important. The exceptional opportunities found in São Paulo for the development, continuation and repercussion of independent musical production have all stood out in the specific character of the "São Paulo scene" vis-a-vis the broader "independent Brazilian scene" (Item 3). These opportunities stimulated the migration to São Paulo of a great many independent musicians from other states in Brazil in recent years. The varied and distinct aesthetic contribution brought by these musicians has joined hands with the peculiar musical culture of São Paulo, the creative talent of its musicians, and the city's intense urban character. It is a scene strongly marked by a high level of cooperative output by its agents and by work that has sought to assert itself beyond specific musical genres and categoriesMestradoSociologiaMestre em Sociologia[s.n.]Ferreira, Pedro Peixoto, 1975-Morelli, Rita de Cássia LahozMachado, CacáUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGalletta, Thiago Pires, 1979-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf326 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621627GALLETTA, Thiago Pires. Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010: a "música brasileira" depois da internet. 2013. 326 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621627. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/918078porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:10:57Zoai::918078Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:10:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010 : a "música brasileira" depois da internet
Independent musical scene in São Paulo, Brazil - early 2010s : "Brazilian music" post-Internet
title Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010 : a "música brasileira" depois da internet
spellingShingle Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010 : a "música brasileira" depois da internet
Galletta, Thiago Pires, 1979-
Música brasileira
Internet
Música - Fonografia - Indústria
Música popular - São Paulo (SP)
Cultura - Séc. XXI
Brazilian music
Internet
Music - Phonography - Industry
Popular music - Sao Paulo (City)
Culture - 21st century
title_short Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010 : a "música brasileira" depois da internet
title_full Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010 : a "música brasileira" depois da internet
title_fullStr Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010 : a "música brasileira" depois da internet
title_full_unstemmed Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010 : a "música brasileira" depois da internet
title_sort Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010 : a "música brasileira" depois da internet
author Galletta, Thiago Pires, 1979-
author_facet Galletta, Thiago Pires, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Pedro Peixoto, 1975-
Morelli, Rita de Cássia Lahoz
Machado, Cacá
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Sociologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Galletta, Thiago Pires, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Música brasileira
Internet
Música - Fonografia - Indústria
Música popular - São Paulo (SP)
Cultura - Séc. XXI
Brazilian music
Internet
Music - Phonography - Industry
Popular music - Sao Paulo (City)
Culture - 21st century
topic Música brasileira
Internet
Música - Fonografia - Indústria
Música popular - São Paulo (SP)
Cultura - Séc. XXI
Brazilian music
Internet
Music - Phonography - Industry
Popular music - Sao Paulo (City)
Culture - 21st century
description Orientador: Pedro Peixoto Ferreira
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621627
GALLETTA, Thiago Pires. Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010: a "música brasileira" depois da internet. 2013. 326 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621627. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621627
identifier_str_mv GALLETTA, Thiago Pires. Cena musical independente paulistana - início dos anos 2010: a "música brasileira" depois da internet. 2013. 326 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621627. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/918078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
326 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138516719894528