Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Érika Fabíola da Silva, 1988-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544
Resumo: Orientador: Juliana Rink
id UNICAMP-30_8842c6a73e24a25cc7bd136d638aac53
oai_identifier_str oai::1235543
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e tesesAssessment of learning in pedagogical practices in science education on the middle school : an analysis of dissertations and thesisAprendizagem - AvaliaçãoCiência - Estudo e ensinoEstado da arteEnsino fundamentalAssessment of learningScience - Study and teachingState of the artElementary schoolOrientador: Juliana RinkDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A avaliação, tema complexo e ação inerente ao ser humano, é a temática escolhida para esta pesquisa. As práticas avaliativas escolares ainda priorizam os resultados numéricos e classificatórios, em detrimento à utilização da avaliação voltada para a formação do sujeito. No contexto do Ensino de Ciências presenciamos nas últimas décadas um crescimento significativo das produções acadêmicas, cujas preocupações frequentemente são relativas às práticas pedagógicas. Nesse sentido, questionamos: as práticas avaliativas em dissertações e teses na área de Ensino de Ciências apresentam quais concepções de avaliação? Para responder a essa questão, este estudo do tipo Estado da Arte pretende descrever e analisar as práticas avaliativas presentes em atividades pedagógicas propostas e implementadas nos anos finais do Ensino Fundamental, em dissertações e teses da área de Ensino de Ciências, defendidas no período de 1972 a 2016. Como base de dados, temos o Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC) da Faculdade de Educação da Unicamp. As palavras-chave utilizadas nas buscas foram "práticas", "propostas" e "atividades" e obtivemos um corpus documental com 121 trabalhos. Foram recuperados 62 trabalhos completos. Além de dados gerais (tais como autoria, orientação, grau de titulação acadêmica etc.) analisamos descritores específicos das práticas pedagógicas e avaliativas: formato do desenvolvimento e aplicação da prática; duração da prática; número de turmas/alunos; instrumentos da prática avaliativa; concepções/referenciais das práticas avaliativas; planejamento e dimensões do conteúdo envolvidas na avaliação. Constatamos que as produções estão concentradas na década de 2010 com predominância de dissertações de mestrado, provenientes de instituições públicas federais, localizadas nas regiões Sul e Sudeste do país. Observamos que as práticas que se propuseram a avaliar foram majoritariamente desenvolvidas através de aulas expositivas, nos nonos anos, com participação média de 25 alunos por turma e com duração média de um a dois meses. Constatamos que prevalecem os instrumentos de natureza escrita (61%), enquanto os que avaliaram a participação em atividades orais dos estudantes representam 39%. Pesquisas que não possuem perspectiva preponderantemente formativa representam 53%, enquanto as consideradas formativas perfazem 47%. Há crescente interesse pelo estudo da avaliação baseada nos erros dos estudantes a partir da década de 2000. Identificamos lacunas quanto à avaliação dos conhecimentos prévios, planejamento e estabelecimento de critérios de avaliação dos processos avaliativos no corpus documental analisado. Ressaltamos a importância de que no Ensino de Ciências e nas pesquisas do campo haja valorização de concepções formativas de avaliação nas práticas pedagógicasAbstract: Evaluation, a complex theme and an action inherent to the human being, is the chosen theme for this research. School evaluation practices still prioritize numerical and classifying results, instead of using evaluation to students’ development. Relating to the context of Science Education in recent decades, we have witnessed a significant growth in academic production, whose concerns are often related to pedagogical practices. Thus, the question of this research is: what are the evaluation conceptions of the assessment practices in dissertations and thesis in the field of Science Education? To answer this question, this study of State of Art intends to describe and discuss the evaluation practices and concepts presented in pedagogical activities proposed and implemented in the final years of Middle School in researches defended in national postgraduate programs of Science Education between 1972-2016. The research database was the Centro de Documentação em Ensino de Ciências FE-Unicamp (CEDOC- Center for Documentation in Science Education, Education Faculty, Unicamp). The keywords used in the search were "practices", "proposals" and "activities" which resulted in 121 dissertations and thesis. We retrieved 62 complete documents. We have two sets of descriptors: general descriptors (such as authorship, guidance, degree of academic qualification, etc.) and evaluating practices descriptors: format of development and execution of practice; duration of practice; the number of classes/students; evaluation practice instruments; theoretical references of learning assessment practices; planning and content dimensions involved in the evaluation. We found that productions are concentrated in the 2010s, with a predominance of masters’ from federal public universities located in the Southeast and South regions of the country. Still, we observed that the most common pedagogical practices were lectures, at the ninth grade with an average of 25 students and lasting from one to two months. Instruments of written nature prevail (61%), while those that evaluated the participation in oral activities of students represent 39%. Surveys that do not have a predominately formative perspective represent 53%, while those considered formative are 47%.There is growing interest in studies of assessment based on students’ errors from 2000s onwards. We identified gaps in the assessment of prior knowledge, planning and establishment of evaluation criteria for the evaluation processes in the analyzed documental corpus. We emphasize the importance of valuing formative conceptions of assessment in pedagogical practices in Science Education in field researchMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88882.435448/2019-01[s.n.]Rink, Juliana, 1980-Tortella, Jussara Cristina BarbozaViveiro, Alessandra AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMaia, Érika Fabíola da Silva, 1988-20212021-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (161 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544MAIA, Érika Fabíola da Silva. Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: uma análise de dissertações e teses. 2021. 1 recurso online (161 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235543Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-02T15:55:48Zoai::1235543Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-02-02T15:55:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses
Assessment of learning in pedagogical practices in science education on the middle school : an analysis of dissertations and thesis
title Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses
spellingShingle Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses
Maia, Érika Fabíola da Silva, 1988-
Aprendizagem - Avaliação
Ciência - Estudo e ensino
Estado da arte
Ensino fundamental
Assessment of learning
Science - Study and teaching
State of the art
Elementary school
title_short Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses
title_full Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses
title_fullStr Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses
title_sort Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses
author Maia, Érika Fabíola da Silva, 1988-
author_facet Maia, Érika Fabíola da Silva, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rink, Juliana, 1980-
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Viveiro, Alessandra Aparecida
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Érika Fabíola da Silva, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem - Avaliação
Ciência - Estudo e ensino
Estado da arte
Ensino fundamental
Assessment of learning
Science - Study and teaching
State of the art
Elementary school
topic Aprendizagem - Avaliação
Ciência - Estudo e ensino
Estado da arte
Ensino fundamental
Assessment of learning
Science - Study and teaching
State of the art
Elementary school
description Orientador: Juliana Rink
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-11-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544
MAIA, Érika Fabíola da Silva. Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: uma análise de dissertações e teses. 2021. 1 recurso online (161 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544
identifier_str_mv MAIA, Érika Fabíola da Silva. Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: uma análise de dissertações e teses. 2021. 1 recurso online (161 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235543
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (161 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189179355037696