Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544 |
Resumo: | Orientador: Juliana Rink |
id |
UNICAMP-30_8842c6a73e24a25cc7bd136d638aac53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1235543 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e tesesAssessment of learning in pedagogical practices in science education on the middle school : an analysis of dissertations and thesisAprendizagem - AvaliaçãoCiência - Estudo e ensinoEstado da arteEnsino fundamentalAssessment of learningScience - Study and teachingState of the artElementary schoolOrientador: Juliana RinkDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A avaliação, tema complexo e ação inerente ao ser humano, é a temática escolhida para esta pesquisa. As práticas avaliativas escolares ainda priorizam os resultados numéricos e classificatórios, em detrimento à utilização da avaliação voltada para a formação do sujeito. No contexto do Ensino de Ciências presenciamos nas últimas décadas um crescimento significativo das produções acadêmicas, cujas preocupações frequentemente são relativas às práticas pedagógicas. Nesse sentido, questionamos: as práticas avaliativas em dissertações e teses na área de Ensino de Ciências apresentam quais concepções de avaliação? Para responder a essa questão, este estudo do tipo Estado da Arte pretende descrever e analisar as práticas avaliativas presentes em atividades pedagógicas propostas e implementadas nos anos finais do Ensino Fundamental, em dissertações e teses da área de Ensino de Ciências, defendidas no período de 1972 a 2016. Como base de dados, temos o Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC) da Faculdade de Educação da Unicamp. As palavras-chave utilizadas nas buscas foram "práticas", "propostas" e "atividades" e obtivemos um corpus documental com 121 trabalhos. Foram recuperados 62 trabalhos completos. Além de dados gerais (tais como autoria, orientação, grau de titulação acadêmica etc.) analisamos descritores específicos das práticas pedagógicas e avaliativas: formato do desenvolvimento e aplicação da prática; duração da prática; número de turmas/alunos; instrumentos da prática avaliativa; concepções/referenciais das práticas avaliativas; planejamento e dimensões do conteúdo envolvidas na avaliação. Constatamos que as produções estão concentradas na década de 2010 com predominância de dissertações de mestrado, provenientes de instituições públicas federais, localizadas nas regiões Sul e Sudeste do país. Observamos que as práticas que se propuseram a avaliar foram majoritariamente desenvolvidas através de aulas expositivas, nos nonos anos, com participação média de 25 alunos por turma e com duração média de um a dois meses. Constatamos que prevalecem os instrumentos de natureza escrita (61%), enquanto os que avaliaram a participação em atividades orais dos estudantes representam 39%. Pesquisas que não possuem perspectiva preponderantemente formativa representam 53%, enquanto as consideradas formativas perfazem 47%. Há crescente interesse pelo estudo da avaliação baseada nos erros dos estudantes a partir da década de 2000. Identificamos lacunas quanto à avaliação dos conhecimentos prévios, planejamento e estabelecimento de critérios de avaliação dos processos avaliativos no corpus documental analisado. Ressaltamos a importância de que no Ensino de Ciências e nas pesquisas do campo haja valorização de concepções formativas de avaliação nas práticas pedagógicasAbstract: Evaluation, a complex theme and an action inherent to the human being, is the chosen theme for this research. School evaluation practices still prioritize numerical and classifying results, instead of using evaluation to students’ development. Relating to the context of Science Education in recent decades, we have witnessed a significant growth in academic production, whose concerns are often related to pedagogical practices. Thus, the question of this research is: what are the evaluation conceptions of the assessment practices in dissertations and thesis in the field of Science Education? To answer this question, this study of State of Art intends to describe and discuss the evaluation practices and concepts presented in pedagogical activities proposed and implemented in the final years of Middle School in researches defended in national postgraduate programs of Science Education between 1972-2016. The research database was the Centro de Documentação em Ensino de Ciências FE-Unicamp (CEDOC- Center for Documentation in Science Education, Education Faculty, Unicamp). The keywords used in the search were "practices", "proposals" and "activities" which resulted in 121 dissertations and thesis. We retrieved 62 complete documents. We have two sets of descriptors: general descriptors (such as authorship, guidance, degree of academic qualification, etc.) and evaluating practices descriptors: format of development and execution of practice; duration of practice; the number of classes/students; evaluation practice instruments; theoretical references of learning assessment practices; planning and content dimensions involved in the evaluation. We found that productions are concentrated in the 2010s, with a predominance of masters’ from federal public universities located in the Southeast and South regions of the country. Still, we observed that the most common pedagogical practices were lectures, at the ninth grade with an average of 25 students and lasting from one to two months. Instruments of written nature prevail (61%), while those that evaluated the participation in oral activities of students represent 39%. Surveys that do not have a predominately formative perspective represent 53%, while those considered formative are 47%.There is growing interest in studies of assessment based on students’ errors from 2000s onwards. We identified gaps in the assessment of prior knowledge, planning and establishment of evaluation criteria for the evaluation processes in the analyzed documental corpus. We emphasize the importance of valuing formative conceptions of assessment in pedagogical practices in Science Education in field researchMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88882.435448/2019-01[s.n.]Rink, Juliana, 1980-Tortella, Jussara Cristina BarbozaViveiro, Alessandra AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMaia, Érika Fabíola da Silva, 1988-20212021-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (161 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544MAIA, Érika Fabíola da Silva. Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: uma análise de dissertações e teses. 2021. 1 recurso online (161 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235543Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-02T15:55:48Zoai::1235543Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-02-02T15:55:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses Assessment of learning in pedagogical practices in science education on the middle school : an analysis of dissertations and thesis |
title |
Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses Maia, Érika Fabíola da Silva, 1988- Aprendizagem - Avaliação Ciência - Estudo e ensino Estado da arte Ensino fundamental Assessment of learning Science - Study and teaching State of the art Elementary school |
title_short |
Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses |
title_full |
Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental : uma análise de dissertações e teses |
author |
Maia, Érika Fabíola da Silva, 1988- |
author_facet |
Maia, Érika Fabíola da Silva, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rink, Juliana, 1980- Tortella, Jussara Cristina Barboza Viveiro, Alessandra Aparecida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Érika Fabíola da Silva, 1988- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem - Avaliação Ciência - Estudo e ensino Estado da arte Ensino fundamental Assessment of learning Science - Study and teaching State of the art Elementary school |
topic |
Aprendizagem - Avaliação Ciência - Estudo e ensino Estado da arte Ensino fundamental Assessment of learning Science - Study and teaching State of the art Elementary school |
description |
Orientador: Juliana Rink |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-11-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544 MAIA, Érika Fabíola da Silva. Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: uma análise de dissertações e teses. 2021. 1 recurso online (161 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544 |
identifier_str_mv |
MAIA, Érika Fabíola da Silva. Avaliação da aprendizagem em práticas pedagógicas de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental: uma análise de dissertações e teses. 2021. 1 recurso online (161 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2544. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1235543 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (161 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189179355037696 |