Atividades experimentais com temas em física nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de dissertações e teses (1972-2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lucimeire Alves, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637256
Resumo: Orientador: Maria Cristina de Senzi Zancul
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spelling Atividades experimentais com temas em física nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de dissertações e teses (1972-2012)Experimental activities with themes in physics in the early years of elementary school : study of dissertations and theses (1972-2012)Física experimentalEnsino fundamentalEstado da arteFísica - Estudo e ensinoEnsino de ciênciasPhysics - ExperimentsElementary schoolState of the artPhysics - Study and teachingScience teachingOrientador: Maria Cristina de Senzi ZanculDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O trabalho descreve e analisa atividades experimentais com temas em Física, desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental e tratadas em teses e dissertações defendidas no Brasil entre 1972 e 2012, procurando investigar se essas atividades experimentais apresentam caráter investigativo. Por intermédio do Banco de Teses e Dissertações do Cedoc-FE-Unicamp, de um universo de 3.800 trabalhos, aproximadamente, foram identificadas 21 pesquisas que se enquadram nos objetivos do trabalho. As dissertações e teses selecionadas foram analisadas segundo descritores gerais (autor; ano de defesa; grau de titulação acadêmica; instituição; orientado) e descritores específicos (conteúdo/assunto abordado; métodos e estratégias de ensino; recursos e materiais usados; público envolvido; interação entre os estudantes; papel do professor; referencial teórico da prática realizada e nível de abertura da atividade). Quanto aos temas e conteúdos de Física, identificamos água e ar, calor, temperatura e mudanças de estado físico e fenômenos luminosos. Além da experimentação, utilizada em todos os trabalhos, a produção de textos (relatórios, sínteses, quadro-resumo etc.) foi a estratégia de ensino mais utilizada, seguida de elaboração de desenhos, debates e discussões coletivas, leitura e discussão de textos. Todos os trabalhos utilizaram materiais de baixo custo, além de materiais de papelaria e escritório para realização das práticas e poucos fizeram usos de materiais de laboratório, já confeccionados. Os métodos e estratégias mais utilizados sinalizam para a importância atribuída pelos pesquisadores à linguagem na construção do conhecimento, com constantes estímulos para interpretar, compreender, discutir, emitir opinião, ouvir, respeitar e coordenar pontos de vista divergentes, bem como comunicar conhecimentos construídos, entre outras habilidades e capacidades cognitivas e atitudinais tão almejadas aos estudantes. Quanto ao nível de abertura investigativo das práticas experimentais, treze trabalhos foram classificados com nível de abertura 2, em que somente o problema a ser investigado é fornecido pelo professor/pesquisador, ficando de responsabilidade dos estudantes o planejamento do experimento, sua execução e obtenção de dados e a produção de conclusões. Todavia ainda foram encontradas 8 pesquisas (quase 40%) com práticas classificadas no nível de abertura 1, em que o problema a ser investigado e os procedimentos para realização da atividade são previamente fornecidos pelo professor/pesquisador e os estudantes ficam encarregados de coletar os dados e elaborar as conclusões, muitas vezes a partir de perguntas situadas no roteiro experimental. Este tipo de atividade enquadra-se no Modelo da Redescoberta, difundido nas décadas de 1960 e 1970, tendo sido superado ao longo do desenvolvimento da área de pesquisa em ensino de ciências. Mesmo assim ainda se encontra presente em significativa parcela das dissertações e teses analisadas. Nenhuma prática foi classificada com nível de abertura 3, que corresponde a uma atividade experimental completamente aberta e investigativa, em que os estudantes são responsáveis por todas as etapas do processo, inclusive a proposição de um problema, sendo mediados e apoiados pelo professor ao longo de todas as suas ações. Palavras chaves: Atividades experimentais, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Estado da arte, Ensino de Física, Ensino investigativoAbstract: The dissertation describes and analyzes experimental activities with themes in Physics, developed in the elementary school and treated in theses and dissertations defended in Brazil between 1972 and 2012, seeking to investigate whether these experimental activities are investigative. Through the Cedoc-FE Unicamp Bank of Theses and Dissertations, from a universe of approximately 3,800 works, 21 researches were identified that fit the objectives of the work. The selected dissertations and theses were analyzed according to general descriptors (author; year of defense; degree of academic title; institution; advisor) and specific descriptors (content/subject covered; teaching methods and strategies; resources and materials used; public involved, interaction between students, role of teacher, theoretical framework of the practice performed and level of openness of the activity). As for the themes and contents of physics, we identified water and air, heat, temperature and changes in physical state and light phenomena. Besides experimentation, used in all works, the production of texts (reports, summaries, summary table, etc.) was the most used teaching strategy, followed by drawing drawings, debates and collective discussions, reading and discussion of texts. All works used low-cost materials, as well as stationery and office materials for the practice and few made use of laboratory materials, already made. The most used methods and strategies point to the importance attributed by researchers to language in the construction of knowledge, with constant stimuli to interpret, understand, discuss, express opinions, listen, respect and coordinate divergent points of view, as well as communicate constructed knowledge, among others. other cognitive and attitudinal skills and abilities so desired by students. As for the investigative openness level of the experimental practices, thirteen papers were classified as open level 2, in which only the problem to be investigated is provided by the teacher/researcher, being the responsibility of the students to design the experiment, perform it and obtain data and the production of conclusions. However, there were still 8 researches (almost 40%) with practices classified at the opening level 1, in which the problem to be investigated and the procedures to perform the activity are previously provided by the teacher/researcher and the students are in charge of collecting the data. and draw conclusions, often from questions in the experimental script. This type of activity fits into the Rediscovery Model, widespread in the 1960s and 1970s, and has been surpassed throughout the development of the area of science education. Even so, it is still present in a significant portion of the dissertations and theses analyzed. No practice was classified as open level 3, which corresponds to a completely open and investigative experimental activity, in which students are responsible for all stages of the process, including the proposition of a problem, being mediated and supported by the teacher throughout. all your actions. Keywords: Experimental activities, Elementary school, State of the art, Physics teaching, Investigative teachingMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Zancul, Maria Cristina de Senzi, 1952-Fernandes, Rebeca Chiacchio AzevedoViveiro, Alessandra AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Lucimeire Alves, 1990-20192019-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (155 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637256FERREIRA, Lucimeire Alves. Atividades experimentais com temas em física nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de dissertações e teses (1972-2012). 2019. 1 recurso online (155 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637256. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1093624Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-09T10:54:44Zoai::1093624Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-10-09T10:54:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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